Oleandro, dedaleira e lírio do vale contêm uma substância muito semelhante ao medicamento cardíaco digoxina. Essas plantas podem causar vômitos e diarreia, confusão, batimentos cardíacos irregulares e níveis elevados de potássio na corrente sanguínea (hipercalemia).
Todas as partes do lírio são tóxicas. Os sinais de intoxicação nos animais são irritação oral, sensação incômoda e coceira na pele ou mucosas, irritação ocular, dificuldade para engolir e, em casos mais graves, dificuldade de respirar. A flor pode chegar a causar alterações das funções renais e neurológicas.
Todas as partes do Lilium sp e do Spathiphyllum wallisii são tóxicas. Sua ingestão pode causar irritação oral e de mucosas, irritação ocular, dificuldade de engolir e até problemas respiratórios em casos mais graves.
A ervilha do rosário, também chamada de “boca de caranguejo" e de nome científico Arbus precatorius, é largamente encontrada na Indonésia e contém um veneno semelhante à ricina que é capaz de causar a morte de um homem adulto com somente alguns microgramas.
A planta “comigo-ninguém-pode”, por exemplo, é encontrada com muita freqüência nas residências, nos jardins ou em vasos. A ingestão dessa planta pode causar edema das membranas mucosas, provocando dificuldade de deglutição.
Comigo-ninguém-pode. Muita gente tem dúvida se a planta comigo-ninguém-pode é venenosa. No topo da lista, essa espécie, como o próprio nome indica, não é flor que se cheire.
A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte. A intoxicação pode levar aos sintomas iniciais também: enjoo, vômitos, diarreia, dor de cabeça. A 'camará' causa diarreia, vômitos e fotofobia.
A árvore da Morte também conhecida como Mancenilheira da praia ou Mancenilheira da Areia é uma das árvores mais mortíferas do mundo, pois todas as partes desta planta, especialmente os seus frutos, são venenosas, podendo causar queimaduras, cegueira, problemas respiratórios ou morte.
As sementes da mamona possuem um revestimento bastante duro, portanto a mamona deve ser mastigada para liberar o veneno. As bagas da ervilha-do-rosário contêm abrin, uma toxina relacionada e ainda mais potente que a ricina. As bagas podem ser fatais se ingeridas. As crianças podem morrer após mastigarem uma única baga.
A especialista alerta ainda que todas as partes do lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) são tóxicas para os bichos. Os sintomas de envenenamento incluem irritação na boca e nos olhos, coceira, dificuldade de engolir e, nos casos mais graves, até de respiração.
Tanto as folhas como as sementes são tóxicas. A torta de mamona não bem detoxicada por calor também é tóxica. O consumo repetido de pequenas quantidades de semente pode dar imunidade, mas das folhas não. A intoxicação pelas folhas é aguda, causando perturbação nervosa.
O significado dos lírios podem variar de acordo com a cor de suas pétalas. São diversas cores como: laranja, amarelo, rosa e branca. Cada uma dessas flores traz uma personalidade e enriquece o ambiente em que está. De modo geral, a espécie está ligada ao romantismo, pureza, inocência e amor puro.
A ingestão desta planta, por menor que seja a quantidade, pode causar graves danos na saúde do seu gato, tais como: letargia, vómitos, falta de apetite, diarreia, desidratação, sede, micção, insuficiência renal e convulsões.
A mancenilheira é perigosa por conta do veneno existente na seiva da planta e também pelo fato do fruto causar reações alérgicas. Além disso, outras partes da árvore pode causar reações, inclusive algumas delas fatais. Por esses motivos, devemos ter bastante cuidado ao manusear a planta.
Também é conhecida como Macieira da Areia ou Macieira da praia - mas árvore da morte é o apelido que melhor descreve a realidade. Sua seiva leitosa contém forbol, um componente químico perigoso. Só de encostar na árvore, sua pele pode ficar horrivelmente queimada.
As principais plantas tóxicas são o Antúrio, Comigo-Ninguém-Pode, Copo-de-Leite, Chapéu-de-Napoleão, Coroa-de-Cristo, Bico-de-Papagaio, Mamona, Espirradeira, Mandioca-Brava, entre outras.
Existem várias outras plantas que podem provocar acidentes graves. Como exemplos, podemos citar ainda o pinhão-roxo, a mandioca-brava, o jasmim-de-caiena, o chapéu-de-napoleão, a espirradeira e a urtiga.
Cicuta. A cicuta é considerada a planta mais tóxica da América do Norte. Trata-se de uma flor silvestre da família das cenouras, mas possui toxina mortal especialmente em suas raízes e gera sintomas potencialmente fatais em qualquer pessoa que a consuma.