O que acontece se misturar fluido de freio DOT 3 com DOT 4?
Você deve ter atenção para não misturar o fluido de freio DOT3 com o DOT4 ou vice versa, pois caso eles sejam misturados eles não vão funcionar da maneira correta e o sistema de freios do seu carro poderá ser comprometido.
Negativo, não se pode misturar fluidos de especificações diferentes. Exatamente o mesmo em relação ao óleo para o motor. Não se mistura um óleo mineral com o outro sintético, mesmo este sendo mais moderno e mais sofisticado.
7) Numa emergência posso misturar os dois fluidos, só para levar o carro até a oficina? Nunca! Conforme dito acima as borrachas dos componentes do sistema de direção hidráulica de seu veículo podem não suportar certos componentes químicos presentes no outro fluido.
Então os fluidos são classificados de acordo com sua temperatura de ebulição, onde o DOT 3 apresenta ponto de ebulição a 205°C, o DOT 4 ferve a 230°C e o DOT 5, suporta temperaturas de até 250°C antes de mudar de estado físico. Em resumo, quanto maior o DOT, mais resistente o fluido a temperatura!
O Dot 3 Varga 500 ml é um fluido de freio que deve ser utilizado somente em sistemas de freios hidráulicos. Contém mistura de glicóis. NBR9292 tipo 3, SAEJ 1703 e FFMVSS n°116, DOT3, com ponto de ebulição a 205°C. Cor característica azul.
Outra recomendação que Costa ressalta é não misturar fluido novo ao antigo e nem de D.O.T. diferentes para não afetar as propriedades do produto, assim como garantir a sua eficiência.
Atualmente, em carros de alta performance com freios ABS, são utilizados fluidos DOT 4, DOT 5 e DOT 5.1. Evite misturar fluidos de marcas diferentes e troque o fluido de acordo com as especificações indicadas para o seu veículo.
Completar o fluido de freio não é uma prática recomendada. O nível do fluido de freio no reservatório pode diminuir com o desgaste natural das pastilhas de freio e das lonas, pois o espaço vazio é ocupado pelo deslocamento dos pistões das pinças. Isso é normal e não significa que há um problema no sistema de freio.
Em geral, é melhor evitar misturar aditivos de marcas diferentes, pois cada marca pode ter sua própria fórmula e a mistura pode afetar a eficiência dos aditivos.
Se ele estiver abaixo do nível indicado, mesmo que pouco, pode afetar todo o sistema de freio e causar problemas na frenagem. O condutor nunca deve completar o fluido, se ele estiver fora do nível indicado é preciso levar o carro para uma avaliação e assim checar a origem do problema.
O fluido para freios DOT 4 é semelhante ao DOT 3 em composição, mas possui um ponto de ebulição mais alto, o que lhe confere maior resistência à formação de bolhas de vapor em sistemas de freios mais exigentes.
Ele deve ser trocado a cada dois anos ou 20 mil quilômetros rodados. No entanto, você deve verificar o nível e o estado do fluido a cada um ano ou 10 mil quilômetros. Já a substituição do líquido deve ser feita a cada dois anos ou 20 mil km. Por isso, fique atento a hora da troca.
Você deve ter atenção para não misturar o fluido de freio DOT3 com o DOT4 ou vice versa, pois caso eles sejam misturados eles não vão funcionar da maneira correta e o sistema de freios do seu carro poderá ser comprometido. O tipo de fluido consta na tampa do reservatório.
O ideal é utilizar a mesma marca e as mesmas especificações do lubrificante que está no motor. Quando se completa o nível com um produto diferente, há o risco dos aditivos não serem compatíveis, podendo anular seus benefícios, não lubrificar de forma eficiente e comprometer seriamente o funcionamento do veículo.
Muita atenção; DOT 5 não é compatível com o DOT 3 ou 4. O DOT 5 é base de silicone e hidrófobo, repele a humidade e não é compatível com as borrachas do sistema que utiliza DOT 3 ou 4. O DOT 3 e 4 são base glycol e são higroscópicos, absorvem a humidade.
Cor do produto vermelha. Aplicação em todos os veículos. O óleo de freio DOT4 é um líquido usado para lubrificar e limpar as partes mecânicas do sistema de freio de veículos.
Se no reservatório o nível de fluido estiver abaixo do mínimo, mesmo que por pouco, é hora de trocar. Diferentemente de outros líquidos, como o de arrefecimento e o óleo do motor, também essenciais para o funcionamento do veículo, o fluido de freio não deve ser simplesmente completado até o nível ideal.
Fluido Vida Longa. MOTUL DOT 4 LV tem ponto de ebulição elevado quando úmido (172 ° C / 241,6 ° F), superior a fluidos convencionais DOT 3 (140°C / 284°F min.) e DOT 4 (155°C / 311°F min.) e, consequentemente permite mais tempo de vida do produto.
Fluido para Freio Especial DOT 4 é recomendado para sistemas hidraúlicos de freios e embreagens de veículos motorizados, equipados com freios a tambor ou discos, com ABS ou não, quando requerido um fluido do tipo DOT 4 ou DOT 3.