Danos aos componentes eletrônicos Por exemplo, o sistema de ignição, a bateria e o alternador são apenas alguns dos componentes que podem ser afetados. A água pode causar curtos-circuitos, oxidação e até mesmo a falha total dessas peças.
A recomendação da maioria dos fabricantes de carro é que não deve ser utilizado jato d'água de alta pressão para a limpeza do motor. Esse tipo de equipamento pode danificar o alternador, o módulo de injeção eletrônica, a bateria, o cilindro mestre, a central do sistema ABS e a caixa de fusíveis, por exemplo.
Lembre-se que o alternador do seu carro é um motor elétrico e é aberto, e nada acontece nele tanto se manda lavar o motor quanto se você passa em um trecho alagado ou mesmo se derrubar uma garrafa d'água nele.
Qual a parte do motor do carro que não pode molhar?
Alguns exemplos de componentes sensíveis são: bobina de ignição, velas de ignição, bateria automotiva e seus terminais, entre outros. Para fazer esta proteção, coloque um plástico ou toalha de microfibra ao redor destes itens e garanta que eles não irão molhar.
Quando entra água no motor do carro, atinge a compressão, que, normalmente, comprime apenas ar e combustível. O calço hidráulico, então, impede a compressão total do pistão, diminuindo o espaço disponível para que a peça trabalhe.
Sobrecarga elétrica: O alternador é projetado para fornecer uma certa quantidade de energia elétrica ao veículo. Se houver uma sobrecarga elétrica, seja por causa de componentes defeituosos ou pelo uso excessivo de acessórios elétricos, o alternador pode não ser capaz de suprir essa demanda e acabar queimando.
Sendo assim, se tiver o alternador avariado, é recomendável não utilizar o carro nessas situações. Além de sujeitarmos a bateria a um esforço adicional que pode danificá-la por completo, há o sério risco de provocar alguma avaria mais grave em alguns sistemas eletrónicos do teu carro.
Quanto tempo a bateria dura com o carro fora de uso? Com o alternador impossibilitado de fazer seu trabalho, é normal que a bateria descarregue. Uma bateria de carro normalmente dura cerca de quatro semanas, mas varia de acordo com o veículo e a idade da bateria.
O custo médio do alternador do carro para reposição varia de acordo com o modelo e o fabricante da peça, girando em torno de R$600 a R$2 mil, considerando o valor da peça toda. Em alguns casos, é possível trocar apenas um ou mais componentes internos para baratear o custo.
Porque a correia do alternador faz barulho quando molha?
Provavelmente o problema que está gerando barulho é de algum outro componente que esta desalinhado, desgastado ou com problema. Ou seja, o barulho não será resolvido passando spray, lubrificante ou qualquer outro fluído na correia.
O que acontece quando entra água na bateria do carro?
Essa reação pode liberar gases perigosos, como o hidrogênio e o cloro, que são inflamáveis. Se a água salgada entrar em contato com as baterias dos carros, especialmente se houver vazamentos ou falhas nas vedação, pode ocorrer a formação desses gases.
Mas isso não significa que qualquer evento natural é um risco para os eletrificados. A bateria dos automóveis elétricos é completamente blindada e à prova d'água. Na verdade, os automóveis elétricos são mais seguros que os a combustão para passar em trechos alagados, já que não há por onde a água entrar no motor.
Entre os principais indicativos de falhas no alternador está a oscilação de intensidade de luzes e faróis, chiado ou ruído no som, presença de ruído estranho no rolamento do alternador ou a luz da bateria acesa no painel do veículo.
É sempre recomendável trocar o alternador quando o carro atingir a marca de 200.000 quilômetros rodados, mas é possível recuperar e restaurar um alternador com defeito, desde que os danos não comprometam sua carcaça.
Como saber se o problema é na bateria ou no alternador?
* Se a lâmpada do painel ficar ligada constantemente ou estiver piscando, isso pode indicar um problema no alternador ou em seu regulador de voltagem. Outro componente que requer atenção é a correia que faz a ligação entre o motor e o alternador: por exemplo, se ela estiver rompida, a bateria não irá recarregar.
Simples! Puxando a vareta do óleo. Caso a haste venha como de costume, suja com um óleo viscoso e escuro, pode ficar tranquilo, pois tudo está correto. Porém, caso o óleo apresente uma cor mais esbranquiçada, com bolinhas, provavelmente há água no reservatório de óleo.
Os principais serviços que costuma fazer durante o período chuvoso são na ignição eletrônica. “Quando bate água no sensor eletrônico, a luz (da injeção eletrônica) pode dar uma anomalia: acende, fazendo o carro perder força e começar a falhar”, aponta.
Caso você perceba que entrou água no motor, o primeiro passo é parar o veículo imediatamente, chamar o guincho e levá-lo a um mecânico de confiança. É fundamental não forçar a partida e não rodar, mesmo que o carro ainda funcione, pois isso prejudicará ainda mais o componente.