O arroz polido (branco) não deve ser lavado. Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo. A lavagem pode fazer com que o arroz fique grudado após cozimento, devido ao amido que já está sendo hidratado.
Em suma, não. Lavar o arroz não terá efeito sobre o conteúdo bacteriano do arroz cozido, pois altas temperaturas de cozimento matarão todas as bactérias presentes. O que é mais preocupante é quanto tempo você armazena arroz cozido ou arroz lavado em temperatura ambiente.
Qual arroz deve ser lavado? Por outro lado, ela esclarece que a lavagem não representa um problema caso se dê por um curto período antes do cozimento, embora seja desnecessária. Já no caso do arroz integral, especialmente aquele comprado à granel, a prática pode ajudar a conservar do alimento.
Ao lavá-lo ou deixá-lo de molho, existe a possibilidade de perder seus nutrientes, como vitaminas do complexo B, ferro, potássio, magnésio e fósforo. A lavagem pode fazer com que o arroz fique grudado após cozimento, devido ao amido que já está sendo hidratado.
Os níveis de arsênico no arroz podem variar conforme o local onde ele é produzido e da forma como é cultivado e cozido. Assim, a melhor forma de evitar a contaminação com o elemento, é realizar a lavagem e consumir outros grãos, como o próprio feijão, para repor os nutrientes retirados pela água.
O que os nutricionistas falam sobre lavar o arroz?
Do ponto de vista nutricional, lavar ou não o arroz não faz diferença, segundo nutricionistas. A gastronomia pode sugerir não lavar para manter o amido em pratos como risotos, mas isso não compromete a nutrição.
Os mais afetados costumam ser grãos armazenados e produtos industrializados, como arroz, feijão, macarrão, barrinhas de cereais e milho. Mais comuns durante o verão, os carunchos perfuram as embalagens armazenadas para colocarem seus ovos, gerando as larvas que, na maioria dos casos, são invisíveis a olho nu.
É deixá-lo embebido em água durante a noite. Em seguida, deve-se lavar e enxaguar até que que a água esteja límpida. A próxima etapa é drenar bem e colocar para cozinhar em uma panela, com uma proporção de cinco partes de água para uma parte de arroz. Assim, a concentração de arsênio cai 80%.
Respondendo a pergunta-título pode-se afirmar que, sob o ponto de vista das perdas nutricionais, no arroz polido é desaconselhável a lavagem; e no parboilizado é completamente desnecessária.
O arroz integral é muito mais rico em fibras do que o branco, o que auxilia no processo de digestão. Os carboidratos são um dos principais compostos desse alimento, mas o arroz é um grão constituído por amido e também, em menores quantidades, por proteínas e fibras.
- Arroz parboilizado engorda? O arroz parboilizado é uma boa opção para quem deseja emagrecer. A melhor opção, no entanto, ainda é o integral. A quantidade de fibras e o baixo índice glicêmico (diferente do arroz branco, que tem um alto índice) ajudam no funcionamento do intestino e na sensação de saciedade.
Para que o arroz se torne branco, é-lhe retirada a casca e a película e são utilizadas substâncias como o talco ou a parafina para o branquear, técnicas estas simultaneamente eliminam substâncias nutritivas.
De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.
Alguém sabe como matar larvas de arroz? O mais importante é manter o local totalmente higienizado, ou seja, a sugestão é lavar o recipiente, antes de armazenar o arroz, com uma solução de 500 ml de água quente, 150 ml de vinagre branco e um pouco de detergente.
Congelamento: colocar os grãos ou cereais infestados no congelador por 24 a 48 horas é uma forma eficaz de matar os insetos e seus ovos. Arroz e feijão de molho: ao deixar alimentos como arroz ou feijão de molho em água antes do preparo, você consegue remover qualquer caruncho ou larva presente.
Em resumo, não. Lavar o arroz não terá nenhum efeito sobre o conteúdo bacteriano do arroz cozido, pois as altas temperaturas de cozimento matarão todas as bactérias presentes. O que é mais preocupante é o tempo que você armazena o arroz cozido ou lavado em temperatura ambiente.
O principal argumento que defende a lavagem do arroz é que isso reduz a quantidade de amido nos grãos. De fato, é possível ver esse tipo de amido livre (amilose) indo embora na água turva e esbranquiçada. Só que esse não é o único amido presente no grão, e isso não faz com que eles fiquem mais soltos.
Armazene-o em um local fresco, seco e longe da luz direta do sol. Utilize recipientes herméticos: Transfira o arroz para recipientes herméticos, como potes de vidro com tampas vedadas ou sacos plásticos próprios para alimentos. Esses recipientes ajudam a proteger o arroz contra a entrada de umidade, ar e insetos.
No caso do arroz parboilizado, é preciso que ele seja lavado. Esse tipo de arroz passa por um processo que faz com que ele tenha contato com a exposição industrial, com isso, ele tem mais chances de absorver substâncias químicas.
O amido em excesso favorece que o arroz fique empapado. Até onde sei é por isso que se recomenda que ele seja lavado, para que fique soltinho depois de cozido.