A embolia gasosa pode ocasionar a obstrução do fluxo sanguíneo para diversas partes do corpo, sendo potencialmente fatal quando ocorre no coração e no cérebro, que são regiões muito sensíveis a condições de baixa concentração de oxigênio.
O que acontece se dá uma injeção intramuscular com ar?
Essa bolha de ar pode trafegar pelas veias até chegar no coração, e quando esse sangue vai para a região do pulmão, entupir todo o sistema, podendo causar diversos problemas, inclusive a morte”, disse Gomes.
A interação do sangue com ar desencadeia agregação de plaquetas, hemácias e glóbulos de gordura às bolhas de ar, promovendo obstrução de vasos pulmonares, com conseqüente aumento da resistência vascular, redução da complacência pulmonar e hipoxemia grave, assim como instabilidade hemodinâmica concomitante, relacionada ...
Quando tapamos a saída da seringa limitamos uma quantidade de ar, ao deslocar o êmbulo a quantidade de ar dentro da seringa continua a mesma, o que muda é a pressão exercida sobre as moléculas. Essas moléculas ficarão mais próximas em razão da diminuição do volume no interior da seringa, e então passam a se colidir.
APLICAR DICAS - BOLHAS DE AR NA SERINGA! TEM PERIGO?
O que acontece se não tirar o ar do equipo?
A embolia gasosa pode ocasionar a obstrução do fluxo sanguíneo para diversas partes do corpo, sendo potencialmente fatal quando ocorre no coração e no cérebro, que são regiões muito sensíveis a condições de baixa concentração de oxigênio.
A quantidade de ar estimada para produzir o quadro de embolia gasosa significativa entre 300 e 500 ml de ar, numa taxa de 100 ml/segundo. Porém, quantidades menores podem ser fatais em pacientes gravemente enfermos e com reserva cardiopulmonar limitada.
Os sintomas ocorrem dentro de poucos minutos em superfície e pode incluir estado mental alterado, hemiparesia, deficits focais motores e sensoriais, convulsões, perda de consciência, apneia, choque e morte.
Elas devem retornar assim que possível a um ambiente de alta pressão, para que as bolhas de ar sejam comprimidas e forçar a se dissolverem no sangue. Muitos centros médicos possuem câmaras de pressão elevada (de recompressão ou hiperbárica) para este objetivo.
Tal procedimento pode causar embolia gasosa devido ao ar residual aspirado da primeira embalagem antes que a administração de fluído da segunda embalagem seja completada. Não perfurar a embalagem, pois há comprometimento da esterilidade do produto e risco de contaminação.
A aspiração é necessária quando o produto injetável é irritante ou muito espesso (o que não é o caso das vacinas) e pode causar prejuízos à saúde se chegar à circulação. Assim, é preciso certeza de que a ponta da agulha não se encontra dentro de um vaso sanguíneo.
Embora a aspiração seja defendida por alguns especialistas e, a maioria dos profissionais são ensinados a aspirar antes da injeção, não há evidências de que este procedimento seja necessário. A não aspiração tem sido indicada, pois ela diminui o tempo de aplicação e, consequentemente, a percepção da dor.
A embolia gasosa está associada a procedimentos cirúrgicos que envolvam circulação extracorpórea e craniotomia, exames diagnósticos, infusoterapia e trauma pulmonar por ventilação mecânica1,5,7-11. Assim, o evento embólico é uma lesão iatrogênica que está presente em praticamente todos os procedimentos médicos.
Quais são os sintomas de uma injeção mal aplicada?
Mal-estar e outros sintomas como confusão, pressão baixa, hipotermia ou febre podem estar associados. Pode levar à necrose (morte de tecidos) no local e à infecção generalizada. Evolui rapidamente e precisa de diagnóstico rápido. Por isso você deve procurar um médico com urgência caso tenha os sintomas descritos.
O diagnóstico da embolia gasosa envolve uma avaliação clínica abrangente e a utilização de exames de imagem para confirmar a presença das bolhas de gás na corrente sanguínea.
O que acontece se entrar uma bolha de ar no sangue?
As artérias são vasos que levam o sangue do coração até órgãos e tecidos. Quando ocorre alguma situação que provoca a entrada de ar nesses vasos, gera algo chamado embolia gasosa arterial, que embora seja raro de acontecer, é potencialmente fatal. Embolia é o nome que se dá para algum tipo de obstrução da artéria.
A embolia pulmonar acontece quando um trombo instala-se na artéria pulmonar ou em seus ramos. É uma situação grave e pode ser letal se não tratada adequadamente.
O que acontece se entrar ar na injeção intramuscular?
Depende da quantidade de ar e da velocidade com a qual ele é introduzido. Acima de 50 mililitros e injetado de uma só vez, se forma uma bolha na veia que caminha pelo sangue ate o coração.
Os sintomas podem incluir irritação dos olhos ou nariz, tosse, sangue no escarro e falta de ar. São usadas radiografias torácicas, tomografias computadorizadas e testes respiratórios para determinar a extensão da lesão pulmonar.
Os médicos costumam diagnosticar a embolia pulmonar procurando por uma obstrução da artéria pulmonar através da angiografia por tomografia computadorizada (TC) ou cintilografia pulmonar.
Não pode ter vindo do ar, que não a contém, então a única hipótese possível é que foi ministrada pelo soro. O soro fisiológico NÃO contém glicose, é apenas água destilada com sal de cozinha.
A capacidade pulmonar total é o maior volume que os pulmões e o tórax podem alcançar. É em média igual a 5,5 litros. Em consultórios médicos, a capacidade pulmonar é medida rapidamente, soprando ar em um recipiente invertido, cheio de água.