A falta de manutenção do fluido de transmissão automática pode resultar em problemas graves e irreversíveis na transmissão, como quebra de peças, desgaste excessivo, superaquecimento e até mesmo travamento do sistema.
Se a troca do óleo do sistema de transmissão automática não for realizada, o acúmulo de impurezas pode entupir uma eletroválvula, por exemplo, causando um código de falha no painel e deixando a transmissão em modo de emergência. Caso isso aconteça, o custo de manutenção é exorbitantemente alto.
Desgaste prematuro: A falta de lubrificação adequada devido à falta de óleo no câmbio automático pode causar desgaste excessivo e prematuro dos componentes internos da transmissão, como engrenagens, discos de embreagem e rolamentos.
Como saber se o óleo do câmbio precisa ser trocado?
Dica para descobrir se o óleo de câmbio do seu carro já foi substituído ou não: Nos veículos que tem vareta de câmbio, se o óleo apresentar coloração avermelhada e cheiro adocicado foi trocado recentemente Agora óleo de câmbio com cheiro de queimado ou cor escura, já está rodando ha muito tempo Faça como nossos amigos ...
Quanto custa para trocar o óleo da caixa de marcha?
O custo desta manutenção pode variar, mas em média, você deve esperar gastar entre R$ 1.500,00 e R$ 2.000,00. Este valor pode ser influenciado pela região onde você mora, o modelo do seu carro e a oficina que você escolhe.
A troca de óleo mantém e preserva a vida útil do câmbio do seu veículo. As manutenções preventivas devem ser feitas a cada 50.000 km ou 2 anos, seguindo a recomendação destas empresas que fabricam câmbios e montadoras.
Quando falta óleo na caixa de marcha, quais os sintomas?
Os sinais mais comuns de que uma caixa de velocidades automática está com falta de óleo são a dificuldade em mudar a velocidade, o aumento da temperatura da caixa de velocidades e um ruído metálico proveniente da mesma.
Quando falamos sobre a manutenção adequada do veículo, é comum focarmos na troca regular de óleo do motor. No entanto, outro componente essencial que muitas vezes é negligenciado é o óleo de câmbio. A troca regular desse fluido vital desempenha um papel fundamental no desempenho e na longevidade do seu veículo.
Se você sente o câmbio emperrado, barulhos estranhos ou alguns vazamentos, pode ser sinal de que o óleo está baixo. Manter o óleo na quantidade correta é essencial para o bom funcionamento do câmbio, principalmente para evitar desgastes que podem levar a reparos caros ou até mesmo irreversíveis.
Saiba como avaliar se o câmbio manual ou automático precisa de uma revisão. Preste atenção: quando o carro apresentar pouca força nas arrancadas e dificuldade nas trocas de marcha, é provável que o sistema de transmissão esteja com algum tipo de problema ou desgaste.
Em média, o custo do conserto de cambio varia de acordo com o tipo de carro. Se for manual, o reparo será entre R$350 e R$3000. Caso seja automático, o valor fica na faixa de R$500 a R$5000.
Ao contrário do óleo de motor ou do óleo da maioria dos carros com transmissão automática, o óleo da caixa de marchas manual (ou óleo do câmbio manual) não precisa ser trocado, a menos é claro que haja algum vazamento ou necessidade de reposição após manutenção no compartimento.
Do manual do proprietário do automóvel. O cambio automático pode, sim, exigir substituição com uma elevada quilometragem, que varia entre a cada 40.000 km, 80.000 km ou até mais de 100 mil km. E existem algumas caixas automáticas que sequer exigem a troca do fluido: ele dura a vida inteira.
O que a luz do câmbio automático significa? Quando esse sinal surge no painel, revela um defeito no sistema ou baixo nível do óleo do câmbio nos carros que exigem a troca do fluido. Para saber se o seu carro necessita ou não dessa troca, consulte o manual do proprietário que pode indicar uma data quilometragem.
Vamos usar estes números e os respectivos custos para troca para esta verificação simples, na ponta do lápis: Custo para trocar o óleo do motor: R$400,00 / 10.000km = R$0,04/quilômetro rodado. Custo para troca óleo do câmbio: R$2000,00 / 50.000km = R$0,04 / quilômetro rodado.
Ele pode trazer sérios problemas ao sistema, inclusive apresentar falhas durante a condução. A Automatik, oficina mecânica especializada em reparos de transmissão, explica que isso acontece porque com o aumento da temperatura, o óleo da transmissão perde as propriedades químicas, o que danifica a usualidade do mesmo.
A inspeção do nível de óleo de transmissão é importante para saber se já está na hora de trocar ou não. Nem todos os manuais das montadoras dão orientações de qual a quilometragem ideal para isso, mas você pode conferir quanto de lubrificante há no câmbio e depois proceder da maneira correta.
Mudanças bruscas de marcha: Mudanças bruscas de marcha podem causar danos à caixa de marcha. Certifique-se de mudar de marcha suavemente e não acelerar ou desacelerar bruscamente enquanto dirige. Sobrecarga do veículo: Sobrecarregar seu veículo pode colocar uma pressão extra na caixa de marcha e causar danos.
Barulhos estranhos durante a mudança de marchas são outro sintoma comum de um câmbio automático ruim. Esses sons podem variar de um ruído de zumbido ou assobio a um som de batida. Normalmente, esses ruídos são indicativos de problemas com as engrenagens do câmbio, incluindo desgaste, danos ou sujeira excessiva.
Por isso, ao começar a escutar barulhos de metal ou mudanças bruscas, isso pode também indicar o baixo nível de óleo da transmissão. Assim, a recomendação para esse tipo de problema é trafegar o mínimo possível com o veículo e levar para a oficina o quanto antes para verificar isso.
Atualmente, lubrificantes 75W-85, 75W80 ou 75W estão sendo cada vez mais recomendados. Lubrificantes de baixa viscosidade permitem mais conforto na troca de marchas e auxiliam na redução do consumo de combustível.
Se você fez alguma coisa de troca de cilindro, como troca de embreagem, você tem que trocar o óleo embreagem, gente, se você for trocar os disco de embreagem, você tem que trocar o óleo.