O que acontece se o bebê não nascer até 41 semanas?
Quando a gestação ultrapassa as 41 semanas a equipe passa a acompanhar a gestante mais de perto devido ao risco de insulficiência placentária (também conhecida como placenta envelhecida) que pode levar o bebê a óbito ainda dentro do útero.
Estou com 41 semanas e não sinto nada o que fazer?
Apesar de você estar com 40 semanas de gestação e não sentir nada, isto não significa que você irá precisar fazer uma cesárea. O primeiro passo é avaliar com está o seu bebê. Ele está com a cabeça para baixo? Existe alguma dilatação do colo uterino?
Em geral, os bebês nascidos após 41 semanas correm um risco maior de morrer antes ou durante o trabalho de parto (natimorto) ou logo após o nascimento.
Qual o tempo máximo que o bebê pode ficar na barriga?
A literatura considera que a chamada gravidez “a termo” (entre 37 e 42 semanas) pode ser subdividida em três fases: o termo precoce (entre 37 e 38 semanas e seis dias), o termo pleno (39 a 40 semanas e seis dias) e o termo tardio (41 a 42 semanas).
Quantos dias pode passar da data prevista para o parto?
A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas. Porém, os riscos aumentam após a 41.ª semana, por isso muitos obstetras têm esta data como limite de espera.
Gravidez passou das 40 semanas. E AGORA? - Ep.10 - Quebra Mitos Gestação e Parto
É perigoso esperar até as 42 semanas para ter o bebê?
Estudos mostram que deixar passar de 42 semanas pode trazer riscos ao bebê. Isso porque a placenta já está bem envelhecida e pode prejudicar o envio de nutrientes e oxigênio para o feto. Além disso, há maior perigo de liberar mecônio (as primeiras fezes), que pode ser aspirado e levá-lo à morte.
E a ciência já dispõe de evidências sobre a conduta ideal em cada situação. “Sabemos que, em gestações de baixo risco, podemos aguardar até a 41ª semana de gravidez. A partir daí, o melhor é internar a gestante para monitoramento e indução, caso ela deseje ter parto normal”, explica o Dr.
Quando a gestação ultrapassa as 41 semanas a equipe passa a acompanhar a gestante mais de perto devido ao risco de insulficiência placentária (também conhecida como placenta envelhecida) que pode levar o bebê a óbito ainda dentro do útero.
O que significa não ter passagem na hora do parto?
Não tive passagem
A falta de passagem é um dos maiores mitos do parto normal. Não existe isso de não ter passagem: toda mulher dilata se lhe for permitido entrar em trabalho de parto e aguardar o tempo necessário para que seu corpo faça o que é preciso.
Se o trabalho de parto não iniciar espontaneamente nesta semana, é possível que o obstetra opte pelo internamento da mulher no hospital para monitoramento e indução do parto. Em alguns casos o obstetra pode indicar a realização da cesárea.
Segundo o texto, a cesariana só será permitida após a 39ª semana de gestação, e desde que a parturiente esteja ciente dos benefícios do parto normal e dos riscos do procedimento cirúrgico. Cesarianas antes de 39 semanas poderão ocorrer quando a gestação envolver risco à mulher ou ao feto.
Cada bebé tem o seu ritmo e, na realidade, a percentagem dos que nascem exatamente na semana prevista não é muito elevada. Por isso, se chegou às 40 semanas e ainda não tem o seu bebé nos braços, nada de preocupações.
A gestação prolongada pode aumentar os riscos para o bebê como por exemplo o risco de morte (antes ou pouco depois do nascimento). Porém, induzir o parto também pode ter riscos para mães e bebês, especialmente se o colo do útero não estiver pronto para entrar em trabalho de parto.
Uma prostaglandina (um composto similar a um hormônio, como o misoprostol) pode ser administrada por via vaginal. Um tubo fino e flexível (cateter) com um balão preso nele pode ser inserido no colo do útero. O balão é inflado para aplicar uma pressão suave e, com isso, causar a dilação do colo do útero.
Para acelerar o trabalho de parto pode-se fazer uma caminhada em passo acelerado, ter relações sexuais, fazer acupuntura ou massagem, ou comer tâmaras, por exemplo, pois podem ajudar a aumentar as contrações uterinas e a dilatação do colo do útero.
Considera-se que a partir deste momento há muitas complicações fetais, geralmente derivadas de uma insuficiência placentária, que já não é capaz de alimentar o feto nestas semanas de gestação.
O que acontece quando o bebê morre dentro da barriga da mãe?
A mulher pode não ter nenhum sintoma por algum tempo. Em outros casos, os sintomas são óbvios: Não sentir o feto se mover ou chutar. Sangramento vaginal.
Quanto tempo pode passar da data prevista do parto?
Por isto a recomendação internacional é que a indução do parto seja oferecida a toda gestante a partir de 41 semanas de gestação. Após 41 semanas o bebê tem maior risco de apresentar complicações ao nascimento e o parto tem maior chance de complicar e acabar se tornando uma cesariana.
Natimorto: Bebês nascidos após 41 semanas correm um risco maior de morrer antes ou durante o trabalho de parto ou logo após o nascimento. Cesariana: Também pode haver um aumento da probabilidade de cesariana não planejada em gravi- dezes que duram mais de 42 semanas.
Alguns problemas frequentes oriundos de procedimentos médicos em cirurgia para a realização do parto, envolvem complicações severas, como óbito do recém-nascido, óbito materno, duplo óbito, traumatismo fetal e sequelas em decorrência de problemas cerebrais ao recém-nascido.
O mecanismo fisiológico é variável, podendo ser decorrente de problemas placentários, genéticos, do cordão umbilical ou ser consequência de alguma doença materna (Diabetes, Pré-eclampsia). Além do problema no aporte de O2 e excreção de CO2, a insuficiência de nutrientes também pode estar presente.
Estou com 41 semanas quando devo ir à maternidade?
A partir de 37 semanas a gestante deve ser acompanhada com maior frequência, principalmente se houver fatores de risco associados. A indução é indicada quando a gestação se estender além das 41 semanas e 6 dias ou houver alguma razão para antecipar o nascimento como diabetes ou hipertensão.
Essa pode parecer uma longa semana. Se você chegou até aqui e ainda não está sentindo nada veja nosso post “Estou com 40 semanas de gestação e não sinto nada“. Tenha em mente que a data do parto é só uma estimativa, e que cada bebê nasce no seu devido tempo. Seja boa com você mesma e tente relaxar.