Especialistas destacam que ter a doença por mais de uma vez eleva os riscos de internação e até causar mortes. Além dos sorotipos, lembram que o Aedes aegypti é vetor de outras doenças, que podem ser mais letais.
Todas as pessoas picadas pelo mosquito transmissor irão desenvolver a doença? Primeiro, é preciso que o mosquito esteja contaminado com o vírus. A dengue pode ser contraída mais de uma vez? Ao contrair dengue, a pessoa fica imunizada permanentemente para aquele sorotipo do vírus, mas não para os outros.
“Anticorpos que não neutralizam podem, na verdade, piorar o quadro da dengue. O mesmo ocorre com as células T: as células T de memória formadas na primeira infecção são reativadas na segunda e produzem uma resposta muito mais robusta, mas muitas vezes não conseguem matar as células infectadas.
Embora a imunidade para o vírus da dengue seja sorotipo específica, admite-se que por um período de 1 a 3 meses após a infecção por algum tipo, o indivíduo apresente alguma imunidade cruzada contra os demais.
O QUE ACONTECE SE PEGAR DENGUE 2 VEZES | O que NÃO te CONTARAM
Quanto tempo pra se recuperar da dengue?
Na maioria dos casos, há uma cura espontânea depois de dez dias. No caso da forma grave da doença, o protocolo do Ministério da Saúde é a internação do paciente para o manejo clínico adequado.
Quais as sequelas que a dengue pode deixar a pessoa?
Segundo Melissa, a encefalite pode gerar sequelas como dificuldades motora e de fala, além de síndrome de Guillain-Barré, que aumenta o risco de perda dos movimentos.
Quanto tempo depois de pegar dengue eu posso pegar de novo?
A princípio, não. Estima-se que um caso de dengue gere imunidade à doença por um período de pelo menos 6 meses. Neste período a pessoa está segura e, em vigência de uma nova síndrome febril, deve-se pensar em outros diagnósticos diferenciais.
O que acontece se eu estiver com dengue e for picado novamente?
Quem já teve a doença, pode ser novamente infectado pelo patógeno transmitido pelo mosquito Aedes aegypti e que causa febre alta. A reinfecção pela dengue acontece, na verdade, porque o que chamamos de "dengue" não é uma doença causada sempre pelo mesmo "vírus" (DENV).
Inicialmente, o quadro clínico é exatamente igual, não sendo possível distinguir quem evoluirá de forma favorável ou desfavorável. As complicações da dengue hemorrágica costumam surgir entre o 3º e 7º dia de doença, geralmente no mesmo momento que a febre costuma melhorar.
Se uma pessoa pegar dengue pela segunda vez já é hemorrágica? Falso. O risco de desenvolver quadros mais graves em uma segunda infecção é real, mas não é a regra.
De acordo com a nutricionista da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Kelly Marques da Silva, é importante também consumir juntamente com esses alimentos fontes de vitamina C, como sucos de limão, acerola e laranja, a fim de aumentar a absorção de ferro, melhorando assim os seus níveis no organismo.
Estou com dengue posso ter relação com meu marido?
Indivíduos que tiveram dengue devem aguardar ao menos 30 dias após a recuperação clínica para fazer o procedimento, assim como quem teve relação sexual recente com alguma pessoa que teve a doença.
O ciclo da dengue no corpo do paciente dura entre 5 e 14 dias. Passado esse período, nem sempre as coisas voltam ao normal. Algumas pessoas ficam mais cansadas, sem disposição e, até mesmo, tristes – esses sintomas são característicos de um quadro que pode ser chamado de pós-dengue.
Quanto tempo as plaquetas voltam ao normal depois da dengue?
No caso da coordenadora de projetos Beatriz Lavandoscki, as plaquetas chegaram a 115 mil durante o período em que esteve com a doença, mas os valores voltaram à normalidade após uma semana em tratamento.
O que comer para aumentar as plaquetas em caso de dengue?
Opte por alimentos ricos em vitamina C, como laranjas, limões, acerola, kiwi e morangos. Essas frutas não apenas aumentam a produção de plaquetas, mas também fortalecem o sistema imunológico, auxiliando na recuperação geral.
O risco de evolução para dengue hemorrágica aumenta drasticamente se o paciente é infectado mais de uma vez pelo vírus, por este fato é importante ser vacinado após a primeira infecção.
Quando contraída pela segunda vez, alerta infectologista Ralcyon Teixeira pode apresentar sintomas mais severos, como dor abdominal ainda mais intensa, excesso de vômitos (com ou sem sangue), fraqueza extrema e até desmaios.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele.
A imunidade é permanente para um mesmo sorotipo (homóloga). Entretanto, a imunidade cruzada (heteróloga) é temporária por dois a três meses. Logo, se a pessoa for contaminada por outro tipo após esse período, terá adquirido novamente a doença por outro sorotipo.
Algumas das complicações que podem ser causadas pela dengue são desidratação grave, problemas no fígado, no coração, neurológicos e/ou respiratórios, além da dengue hemorrágica, que é uma reação grave ao vírus da dengue que leva à ocorrência de sangramentos.
Quantos dias de repouso para quem está com dengue?
Quanto tempo em média, pode levar a recuperação da dengue? Após a infecção, os sintomas da dengue ainda podem continuar por até dez dias. A recuperação total do paciente pode levar entre duas e quatro semanas.
Dentro dos leucócitos há células como os linfócitos, neutrófilos e macrófagos, que atuam no bloqueio e eliminação de vírus e bactérias. Dentre eles, os linfócitos são os principais produtores de anticorpos, que são formados por substâncias chamadas de imunoglobulinas.
Por que a pessoa com dengue tem que ficar de repouso? A medida do repouso é para aliviar os sintomas. Além disso, não se agasalhar excessivamente e beber muito líquido para evitar a desidratação provocada pela febre, responsável por outros sintomas desagradáveis.
A especialista explica que, em casos mais graves da dengue, principalmente na dengue hemorrágica, ocorre o extravasamento do plasma na corrente sanguínea, causando um choque. “Esse líquido pode acometer o pulmão e, em casos mais sérios, gerar comprometimento cardíaco, insuficiência cardíaca ou até miocardite”, explica.