Eles demonstraram que o poliuretano, ao queimar, libera gases tóxicos, como o cianeto, o monóxido de carbono e o dióxido de carbono. Essas substâncias se alastraram rapidamente durante o incêndio e intoxicaram as vítimas. Todos os 242 mortos perderam a vida sufocados pela fumaça.
A inalação da fumaça resultante da queima do poliuretano pode causar irritação nas vias respiratórias, tosse, falta de ar e, em casos mais graves, problemas pulmonares. Além dos riscos à saúde, a queima de poliuretano também pode liberar substâncias que contribuem para a poluição do ar e para o efeito estufa.
De acordo com o estudo, em relação à toxidade da fumaça, o poliestireno expandido se comporta tão bem ou até mesmo melhor do que certos elementos, como a madeira, lã, seda, algodão e algodão, tratado com aditivo retardante.
Possui temperatura máxima de trabalho de 90°C. Uma das vantagens do poliuretano é a resistência ao ozônio e boas propriedades em baixa temperatura (até -25°C).
Sempre que o material é exposto a temperaturas próximas do seu ponto de fusão (230ºC), algumas ligações químicas se rompem, comprometendo o uso do produto e limitando sua estabilidade nas etapas de processamento.
Os poliuretanos apresentam uma tensão de rotura muito elevada, podendo atingir cerca de 40 MPa, e uma dureza igualmente alta podendo esta atingir valores entre 70 a 99 Shore A.
A acetona pura em contato com o isopor enfraquece as ligações dessas moléculas liberando o ar que está inserido nesse polímero. Com isso, resta apenas o plástico (poliestireno) no recipiente. Concluindo que somente a acetona pura é capaz de derreter o isopor, voltando ao seu estado original.
O poliestireno libera substâncias tóxicas quando entra em contato com o calor do micro-ondas transferidas para a comida e podem comprometer a sua saúde. Além disso, há risco de derreter o material, estragar os alimentos e até danificar o eletrodoméstico.
Geralmente, é usado como uma embalagem de proteção. Como polímero termoplástico, o poliestireno permanece em estado sólido à temperatura ambiente, mas derrete quando aquecido à uma temperatura superior 100 ° C, sendo capaz de tornar-se rígido novamente quando resfriado.
A questão do acúmulo de plástico no meio ambiente e seus impactos negativos têm sido cada vez mais discutidos. O descarte inadequado de plásticos pode resultar em poluição dos oceanos, rios e solos, afetando a fauna marinha e terrestre. Além disso, a queima de plásticos pode liberar gases tóxicos.
Segundo estimativas são necessários de 100 a 150 anos para que os polímeros sejam degradados no ambiente. Com isso, a poluição causada pelos polímeros se tornou uma preocupação em nosso país e em todo o mundo. Ela pode ocasionar a poluição de rios e lagos e conseqüentes enchentes, e também do solo de um modo geral.
A polimerização, ou síntese de polímeros, é uma reação química na qual os monômeros são unidos por ligações covalentes para formar estruturas poliméricas.
Chega ao mercado o Tira Silicone Gel, considerado único produto capaz de remover silicone e PU (poliuretano) em vidros, plásticos, metais, pedras e porcelana.
Como todo plástico, o poliuretano é um polímero feito a partir da reação de duas substâncias principais: um poliol e um diisocianato. As matérias-primas do processo podem variar de acordo com a necessidade da aplicação. Na parte dos poliois, os mais utilizados são o óleo de mamona e o polibutadieno.
Acidente Boate Kiss: Incêndio na Boate Kiss em Santa Maria (RS) ocorreu em 27 de Janeiro de 2013. O acidente fez vítimas 242 jovens. ❖ Espuma de Colchão feita de Poliuretano (PU), sua queima libera gases letais como gás cianídrico (HCN) e monóxido de carbono (CO).
Uma de suas limitações é a temperatura operacional máxima, por volta de 80 °C, embora suas propriedades físicas não mudem dentro da sua faixa de temperatura de uso contínuo (por volta de 65 ºC a 75 °C).
O forno, assim como o micro-ondas, trabalha com altas temperaturas, por isso materiais como isopor e plástico derreterão, e não podem ser utilizados. Muito provavelmente as embalagens próprias para micro-ondas e que aguentam o calor não aguentarão a potência no forno, então o ideal é evitar este material.
Thinner Natrielli 8100 900ML Derrete Isopor Produto : Thinner Marca : Natrielli Linha : Solventes Uso Indicado Limpeza de Ferramentas Modo de Usar : Coloque o Thinner em um recipiente e deixe as ferramentas de pintura dentro da solução até que os resíduos amoleçam.
A cola quente também é efetiva, mas pode deixar a superfície marcada ou derreter o material; EVA com isopor – A cola quente é a única efetiva para a união de ambos, mas precisa ser aplicada no EVA ou irá derreter o isopor; EVA com tecido – Para tecido é usada a cola branca.
Porém diversas pesquisas reconhecem hoje que o uso de uma concentração maior que 42.1mg/kg pode ser prejudicial à saúde humana. A exposição através da pele mesmo em pequenas quantidades pode causar reações alérgicas, dermatites, queimaduras, doenças no fígado e outros danos.
Em resumo, o EPS/Isopor (poliestireno) é ideal quando se deseja um bom desempenho termoacústico a um custo menor, enquanto o PU (poliuretano) é utilizado quando se exige um excelente desempenho termoacústico, garantindo a melhor capacidade isolante entre os diversos materiais disponíveis.
Para áreas externas com alta incidência de sol ou muito movimentadas o poliuretano pode ter seu tempo útil reduzido. Já em áreas internas e com pouca movimentação o material pode durar ainda mais tempo. Entretanto, mesmo nessa diante dessas adversidades, o poliuretano pode durar anos sem a necessidade de refazê-lo.