O que acontece se bater na moleira do bebê sem querer?
Não! Fique tranquila. Não há nenhum risco em tocar ou “apertar” a moleira.Porque não pode tocar na moleira do bebê?
Certamente você já deve ter ouvido da sua mãe, tia ou avó que não se deve tocar na moleira do bebê, mas isso é um mito. O bebê pode ser acariciado por inteiro. O que não pode ser feito, em hipótese alguma, é apertar essa região ou provocar traumas por ser muito sensível.O que pode acontecer se apertar a moleira do bebê?
Quais os perigos da moleira do bebê? A moleira do bebê não pode ser pressionada e deve ser observada caso apresente anomalias como: mudança no formato, pulsação excessiva e alteração do tamanho. Caso apresente algum desses sinais, um médico deverá ser consultado para melhor acompanhamento do caso.Pode passar a mão na moleira do bebê?
Posso passar a mão na moleira do bebê? Essa região da cabeça da criança ainda vai se desenvolver e “firmar”. Logo após o nascimento, as moleiras são delicadas e por isso, não se deve fazer pressão nesta parte do corpo. Entretanto, toques suaves não trarão complicações para seu filho ou filha, como um carinho com a mão.Moleira do bebê: o que você precisa saber? (Fontanela)
Como saber se machucou a moleira do bebê?
A moleira funda pode ser identificada ao observar que a fontanela parece mais baixa do que o normal. Nesses casos, isso costuma sinalizar que o bebê está desidratado e, por isso, é indicado procurar um médico para obter orientações sobre a reidratação da criança.Pode encostar na moleira?
É considerada normal a fontanela que, quando são passados os dedos na região, ela encontra-se flexível e, apesar disso, é resistente ao toque suave do adulto. Por isso, não fique inseguro de encostar delicadamente na região.O que acontece se a moleira do bebê afundar?
A moleira funda no bebê pode ser sinal de desidratação ou desnutrição e, por isso, caso se verifique que o bebê está com a moleira funda é recomendado levá-lo imediatamente ao pronto-socorro ou consultar o pediatra para receber o tratamento adequado.Qual idade fecha a moleira?
O especialista explica que a moleira facilita a passagem do bebê durante o parto normal. Depois do nascimento, o fechamento da fontanela acontece gradualmente, sendo que a posterior fecha até o segundo mês e a anterior, entre 9 e 18 meses.Quando a moleira afunda?
Moleira afundadaQuando, aparentemente, o bebê está se desenvolvendo de forma natural e, ainda assim, a moleira se apresenta mais funda, pode ser consequência de desidratação, o que melhora depois que a criança ingere líquido. Isso pode acontecer, principalmente, em dias mais quentes.
Porque ter cuidado com a moleira do bebê?
Considerada a região mais frágil do bebê, a moleira exige cuidados especiais, isso porque a área está em desenvolvimento e, como já deve ter ouvido falar, ela fica aberta. A fontanela anterior não possui ossos e é por esse motivo que a região é mais delicada.Porque não pode levantar o bebê acima da cabeça?
Ao jogar a criança para cima, além do risco de ocorrer uma queda, há outras preocupações: gerar uma hemorragia intracraniana, lesionar o pescoço, que é bastante delicado, causar danos na coluna cervical, que também é muito frágil.O que causa moleira inchada?
Se ela estiver aumentada e suave ao toque, pode ser uma condição normal. Mas se estiver inchada e tensa, pode significar aumento da pressão no cérebro, causado por doenças como meningite e hidrocefalia.O que fazer quando bate a moleira do bebê?
Aplicar uma compressa fria ou gelo na região da cabeça onde bateu, durante cerca de 20 minutos, repetindo 1 hora depois; Aplicar uma pomada, como hirudoid, para hematoma, nos dias seguintes.Como saber se a moleira do bebê está normal?
Como as moleiras devem e não devem aparentarAntes de tudo, é preciso saber que uma moleira saudável não deve estar funda nem saltada na cabeça da criança. Normalmente, quando o bebê está deitado, as moleiras se apresentam num formato plano. Já em posição vertical, elas podem ser levemente mais baixas, mas não fundas.