A água que sai do seu ar condicionado é destilada, mas não é potável! Você pode reaproveitar esta água de tais forma: reabastecer a mochila ou a cisterna do seu vaso sanitário, reabastecer a água do limpador de para-brisa do carro, para limpar pisos, janelas, peças do carro, certos móveis, etc.
Faz mal tomar banho com a água que sai do ar condicionado?
Da função de desumidificação do ar condicionado vai resultar a água. Reiteramos que esta água é imprópria para consumo. Não é indicada para beber nem para tomar banho, mas perfeitamente segura para outros usos.
"Uma fonte de abastecimento alternativo de água, para o consumo humano, porque realmente é o mesmo princípio da chuva. Ela passa do gasoso para o líquido e essa água é jogada fora. Como ela sofre essa mudança de estado físico, ela se purifica", explica Sandra Maria de Lima, pesquisadora do IFMT.
Além de se manter confortável, você pode reutilizar a água que sai pelo dreno do seu ar-condicionado Daikin para ações rotineiras do seu dia a dia como, limpar a casa, lavar o carro, lavar as roupas e entre outras utilidades domésticas.
1 – Reutilizar a água da máquina de lavar para lavar calçadas ou dar descarga nos vasos sanitários; 2 – Coletar respingos de água durante o banho com baldes, que podem armazenar a água para reutilizar na limpeza de ambientes e até automóveis.
Ou seja, com o tempo, poeira e outros resíduos podem se acumular nas aletas, no filtro de ar e no evaporador, impedindo a passagem do ar e causando condensação excessiva de água, o que leva ao gotejamento. Faça a limpeza regular do aparelho, principalmente dos filtros e aletas.
O reaproveitamento faz parte de um dos princípios da sustentabilidade. Assim, além de realizar a água do ar-condicionado para regar plantas, faça isso para lavar-louças e até mesmo carros. Isso ajuda a manter os itens limpos e ainda economizar água.
O vazamento de água do ar-condicionado pode ser um processo perigoso por vários motivos. Primeiramente, o excesso de água pode levar à formação de mofo e bolor em áreas próximas ao aparelho, o que pode ser prejudicial à saúde, especialmente para pessoas com alergias respiratórias ou problemas respiratórios crônicos.
Quantos litros de água um ar-condicionado produz por hora?
De acordo com o professor, no Grande Recife, um aparelho de 12 mil BTU produz, em média, um litro de água por hora. Em um prédio com 100 apartamentos, por exemplo, se cada residência tiver apenas um aparelho de ar doméstico, pode recolher 2.400 litros de água por dia.
A condensação produzida pela maioria dos sistemas de ar condicionado é drenada para o esgoto e a água é perdida. Muitas pessoas não percebem que essa água, conhecida como condensado, pode ser reaproveitada para usos que não envolvem o consumo humano.
A água condensada por aparelhos recém-instalados possui pH 7,0 (+ 0,9), condutividade 69 (+ 44) μS/cm e turbidez 3,3 (+ 2,5) NTU e para a água condensada por aparelhos com maior tem de uso os parâmetros são de pH 6,9 (+ 1,0), condutividade 65 (+ 23) μS/cm e turbidez 1,5 (+ 0,5).
Pode beber água destilada? Sim, mas de maneira moderada e com a recomendação de um médico ou nutricionista. Diferente da água potável comum, como já citado, a destilada não conta com minerais, entre eles o cálcio e magnésio.
Um dos principais motivos que causam um ar condicionado pingando é a falta de limpeza e manutenção do aparelho. Não só a sujeira do filtro, mas também a que fica no interior e na bandeja, podem bloquear a passagem de água para o sistema de drenagem.
O que faz o ar condicionado pingar dentro do quarto?
O acúmulo de sujeira, como mofo ou musgo, deixa o dreno entupido. Se o sistema foi muito afetado por esse tipo de resíduo, não tem jeito: o resultado é que o ar condicionado começa a pingar. O mesmo ocorre com a bomba do dreno, que pode até mesmo queimar se não passar por manutenção adequada.
Dependendo do modelo, tamanho e BTUs do seu ar-condicionado, a limpeza pode custar de R$150 a R$400. Outros valores de manutenção, como a reposição do gás, são cobrados a parte e variam de acordo com a necessidade.
A água de condensação do seu ar tem un pH muito ácido, razão pela qual ela não é recomendada para regar plantas, mas pode ser utilizada para irrigação de certas plantas que requerem alta umidade durante o verão e que toleram muito bem este nível de acidez.
A pesquisadora da UFPB afirma que, de maneira sistêmica, planejada e bem projetada, é possível, com o aproveitamento do recurso saindo do ar-condicionado, além de atender questões ambientais, obter economia financeira na instituição.
Limpeza de áreas externas: A água destilada é perfeita para lavar pisos e calçadas, já que não contém cloro ou minerais que possam manchar superfícies. Irrigação de plantas: Ideal para regar jardins e plantas, essa água é livre de produtos químicos e pode ser usada sem prejudicar o solo.
Quando a temperatura externa está mais baixa do que a do ambiente refrigerado, ocorre a condensação do ar, que leva ao acúmulo de mais umidade pelo aparelho. Dessa forma, assim como no vazamento de ar, essa baixa temperatura externa pode deixar o ar-condicionado pingando água.
Pode colocar qualquer água no radiador? Não, você não pode colocar qualquer água no radiador do seu veículo. A água utilizada no sistema de arrefecimento, conhecida como água do radiador, deve ser desmineralizada ou destilada.