O recomendado, segundo finalizam as nutricionistas, é que o chá de capim santo seja administrado na alimentação cerca de três vezes ao dia. Porém, em caso de refluxo ele pode causar desconforto, o que significa que não é bom exagerar.
O Capim santo é um fitoterápico com diversas ações, entre elas anti-hipertensiva, diurética, calmante, antimicrobiana, contra cólicas abdominais e analgésico.
O chá feito a partir das folhas do capim santo pode auxiliar na digestão, reduzindo sintomas como flatulência, cólicas e indigestão. Além disso, sua ação antimicrobiana pode ajudar a combater infecções bacterianas e fúngicas.
Muito usado na cozinha asiática em razão do sabor de limão, o capim-santo é usado no Brasil tradicionalmente na medicina popular. Normalmente essa planta é preparada na forma de infusão de suas folhas e é usada como calmante, analgésico e para alívio de dores de estômago, abdominais e de cabeça.
Quanto tempo leva para o chá fazer efeito no organismo?
Não há um prazo certo para notar o impacto do chá no organismo. Até porque isso depende do tipo de planta usado. No caso da erva-mate, a nutricionista Brunna Boaventura viu uma melhora no perfil antioxidante apenas uma hora após o consumo. Mas o colesterolsó caiu depois de 20 dias.
– Capim limão ou Capim Santo é uma planta com aroma bem característico, e sua utilização na forma de chá, além de muito saborosa pode reduzir a ansiedade e colaborar com a insônia, recomenda-se utilizar até 4 vezes ao dia.
Qual o melhor horário para tomar chá de capim santo?
Conhecido também por Capim-limão, Capim-santo, Erva-príncipe ou Erva-cidreira, o Capim-cidreira possui um aroma agradável, que remete ao perfume do limão. Em suas propriedades encontramos o efeito relaxante e calmante, que faz dele um dos mais ideais tipos de chá para tomar a noite.
Ele é rico em substâncias bioativas, como citral, geraniol, metileugenol, mirceno, citronelal, ácido acético e ácido capróico. Os estudos, inclusive, constatam os efeitos antiespasmódicos, analgésicos, anti-inflamatórios, diuréticos, bactericidas, antifúngicos, anti-helmínticos e antimutagênicos da erva.
Popularmente, é usado em forma de cataplasma (massa medicamentosa) para tratar dores de artrite e em banhos para aliviar músculos doloridos devido à seus compostos anti-inflamatórios. O capim-santo também ajuda a aliviar espasmos musculares, reduzindo dores abdominais, de cabeça, de estômago e nas articulações.
Problemas capilares, na maioria das vezes, estão relacionados não apenas a fatores externos, mas a hábitos alimentares inadequados (ou prejudiciais, assim dizendo). O capim santo contém propriedades que melhoram a circulação, limpa os poros e ajuda os fios capilares a crescerem mais saudáveis.
Coloque a água no fogo e deixe ferver. Coloque o capim santo e deixe por mais 10 minutos. Retire do fogo, deixe esfriar, acrescente o limão e adoce a gosto.
Não deve ser utilizado por gestantes, lactantes ou menores de 18 anos por conta da fala de dados que comprovem a segurança dessa substância para esses grupos. Também não deve ser utilizados por pacientes portadores de doenças cardíacas, renais, hepáticas, ou crônicas.
Ferva a água e adicione as folhas de capim-santo e o gengibre. Desligue o fogo, tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, adicione o suco de limão e sirva.
Deve ser consumida por no máximo 04 meses, se esta planta medicinal for consumida em quantidade excessiva ou por tempo maior do que o recomendado, pode causar náuseas, vômitos, dor abdominal, tontura, diminuição da frequência cardíaca, sonolência, queda da pressão e respiração ofegante.
Quais os benefícios de tomar chá de capim-santo todos os dias?
A nutricionista Vanderlí Marchiori, uma das fundadoras da Associação Paulista de Fitoterapia, reforçou os benefícios da bebida. "O chá de capim-santo é extremamente eficaz para ansiedade.
Se você está em busca de um chá para dar sono e combater a insônia, então o chá de valeriana é uma opção mais adequada. Isso porque a valeriana é um poderoso relaxante indutor do sono profundo, uma vez que é um poderoso sedativo natural.
"O chá de capim-santo é extremamente eficaz para ansiedade. Ele também age nos receptores gabaérgicos, como a melissa, melhorando quadros de nervosismo e favorecendo o sono", garantiu Marchiori.
Também não deve ser utilizado em pessoas com gastrite, úlcera gastroduodenal e cálculos biliares. hipotensão. Posologia: Uma xícara de chá, até três vezes ao dia.
Além de atacar o fígado e os rins, o excesso do chá pode causar aumento da pressão arterial, ansiedade e taquicardia. A nutricionista Giovanna ainda ressalta que chás são sim opções boas e saudáveis, mas quando ingeridos com cuidado, pois qualquer alimento em excesso pode fazer mal.
Segundo a pesquisa, a ingestão frequente da bebida está relacionada a um menor risco de doenças cardiovasculares e mortalidade em geral. Os especialistas concluíram que o hábito de beber chá pelo menos três vezes por semana pode levar a uma vida mais longa e saudável.
Possui efeito calmante e sedativo, ajudando também no estresse, ansiedade e insônia. Também ajuda no sistema digestivo e é ótimo para ser usado nas cólicas menstruais.