Apesar de ter no tráfico uma de suas principais atividades, o PCC condena entre seus associados o “uso abusivo de drogas” ou de substâncias não permitidas pela facção, como o crack. Para essas práticas, a punição pode ser de suspensão por 90 dias ou a exclusão permanente do integrante do grupo.
No estatuto, é possível ver que, em troca de suporte para a atividade criminosa, quem entra para o grupo é punido com a morte caso desobedeça à hierarquia e à disciplina imposta.
A principal regra quando uma pessoa deixa o PCC por vontade própria é não retornar ao mundo do crime, de acordo com o promotor de Justiça Leonardo Romanelli, em entrevista o site Metrópoles. O ex-integrante do PCC recebe a denominação de "zé-povinho" e é monitorado para que não entre em facção rival.
A principal função do PCC é atuar como uma “mão invisível” do mercado do crime. Além de ajudar os filiados e seus familiares, o PCC regula um código de ética conhecido como “proceder”. Construiu alianças poderosas no exterior, por exemplo, com máfias italianas, as mais poderosas do crime organizado no mundo.
Ato de Talarico: quando o envolvido tenta induzir a companheira de outro e não é correspondido, usa meio como mensagens, ligações ou gestos. Punição: exclusão sem retorno, fica a cobrança a critério do prejudicado e é analisado pela Sintonia.
Frank, ex-PCC , explica o que acontece se você trair o seu marido
O que é proibido no PCC?
A cartilha disciplinar do PCC lista regras rígidas, punições severas e proíbe práticas como roubo, traição e homossexualidade, com penas que incluem exclusão e até morte, com aval da cúpula da facção. Além disso, condena o uso abusivo de drogas e práticas como pederastia e malandrismo.
Ambos fizeram o sinal de “3” com as mãos, símbolo que representa a organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), e foram executados por membros do CV (Comando Vermelho).
A B13 tem lideranças responsáveis por formar núcleos de “soldados” soltos pela Justiça ou sem passagem criminal. Esses “soldados” são escalados para praticar assaltos, sequestros e assassinatos de X9s. É tida como uma facção mais violenta do que as demais.
Maiores facções do país e ex-aliadas no mundo do crime, o PCC (Primeiro Comando da Capital) e o CV (Comando Vermelho) estão em confronto direto pelo domínio da rota de tráfico de drogas e dos presídios em pelo menos nove estados brasileiros: Acre, Amapá, Alagoas, Ceará, Pará, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima e ...
Na prática, o batismo é o momento em que o novo integrante tem formalizada a sua entrada no PCC. Nas cadeias dominadas pela facção, um preso que não faz parte da organização criminosa é chamado de "primo" e tem o seu comportamento observado pelos integrantes da organização criminosa.
O "batismo" é uma cerimônia, feita às vezes em conferência telefônica, na qual o criminoso afirma que aceita as regras da facção, respondendo a um questionário. Ao ser aprovado, entra para o chamado Livro Branco, onde estão os ""irmãos" do crime.
É perfeitamente possível a condenação de uma mulher por associação ao tráfico, ao se aliar com seu marido, para a prática do crime. Todavia, essa condenação não pode decorrer de mera presunção pelo simples fato de serem um casal.
A prática do adultério já foi prevista no código penal brasileiro, em seu hoje revogado art. 240, que previa o encarceramento de 15 dias a 6 meses para quem "pulasse a cerca". Entretanto, em âmbito penal, o adultério não é mais uma conduta criminosa, isto é, não é crime.
“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”. “Ganso” é usuário de droga. A milícia é tratada como 'firma', e o bom dia e o "presente" são trocados pelo “hop”, saudação comum também nas Forças Armadas.
Trata-se de gíria do meio policial que remete ao artigo 22 da versão original do Código Penal (Decreto-Lei nº 2.848 de 7 de dezembro de 1940). Esse artigo tratava da denominada Irresponsabilidade, hoje chamada de Inimputabilidade e que passou a ser prevista no artigo 26 do Código Penal após a reforma de 1984.
A determinação do PCC no sistema APPCC pode ser facilitada pela aplicação de uma árvore decisória (Ex.: diagrama que indica uma lógica razoável de identificação). A aplicação de uma árvore decisória deve ser flexível, aplicável a operações de produção, abate, processamento, estocagem, distribuição ou outras.
Entre os oito idealizadores do PCC, estavam Mizael Aparecido da Silva, criador do primeiro estatuto da organização; Idemir Carlos Ambrósio, o Sombra, seu primeiro chefe; César Augusto Roriz, o Cesinha, conhecido por decapitar seus inimigos; e José Márcio Felício, o Geleião, inventor da sigla PCC.
Desde a década de 1960, quando o "sinal de V" foi amplamente adotado pelo movimento de contracultura, ele passou a ser usado como um símbolo da paz (geralmente com a palma para fora) e ainda hoje nos Estados Unidos é comumente chamado de "sinal da paz".
"Talarico" na linguagem do crim3 é aquela pessoa que se relaciona com alguma mulher casada. Maioria das vítimas são idosos ou pessoas com pouca desenvoltura na Internet. Compartilhe para alertar os desavisados!
Quando os criminosos querem falar da polícia, os termos mais usados são “alemão” e os “bota”. O termo “alemão”, com origem nas favelas do Rio de Janeiro, serve não apenas para nominar a polícia, mas qualquer outro inimigo do tráfico, seja o Exército, a milícia ou gangues rivais.
Segundo apuração da polícia, essa matrícula e as seguidas mensalidades podem custar até R$ 900 cada, a depender do estado, e a inadimplência pode gerar cobranças e punições.