O que acontece se um raio cair em cima de um carro?
No caso de um raio atingir um carro, é muito improvável que os passageiros se machuquem... mas o veículo costuma ter danos materiais: queimaduras, os pneus costumam estourar e, claro, os componentes elétricos do carro costumam ficar inutilizados. O carro ainda é um porto seguro para raios.
Dentro do carro, a eletricidade do raio se espalha por toda sua carroceria metálica e não atinge motorista e passageiros. Mas mesmo depois do susto é recomendável não sair logo em seguida ou tocar as partes metálicas.
O que acontece quando um carro é atingido por um raio?
Exemplificando: quando um carro — a gaiola — é atingido por raios ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo; internamente, não há perigo se a pessoa não tocar as partes metálicas.
O interior do carro, sendo uma área isolada, permanece sem efeitos elétricos. A energia é desviada pela estrutura metálica externa do carro, enquanto a parte de dentro, onde os passageiros se encontram, fica livre de influências elétricas perigosas.
O que acontece se um raio cair em um carro elétrico?
Nada, a princípio. O carro funciona como gaiola de Faraday, ou seja, a carga elétrica vai ficar do lado de fora, então quem está dentro do carro não será afetado pelo raio.
Não... não são os pneus que nos protegem dos raios. Assim como no caso dos aviões, a carroceria metálica dos automóveis funciona como uma gaiola de Faraday, fazendo com que os raios passem pelo exterior da carroceria até o solo, sem prejudicar o motorista ou os passageiros.
Lembrando que, em caso de tempestades, você deve procurar abrigo imediatamente, podendo ser em um carro, desde que ele não seja conversível e esteja completamente fechado, evitando ficar em campo aberto e próximo de árvores.
Quando um relâmpago cai, os aviões fazem frequentemente uma aterragem de emergência e mudam de série para que possam ser efetuadas verificações técnicas. Normalmente, as máquinas voltam a funcionar no prazo de 24 horas.
A recomendação é não soltar pipas e não carregar objetos, como canos e varas de pesca, além de evitar andar de bicicleta, carro sem capota (conversível), motocicleta ou cavalo. Os raios são muito perigosos, podem causar lesões e até serem fatais.
Outra opção é procurar abrigos subterrâneos, tais como metrôs ou túneis. Se não houver nenhum abrigo seguro por perto, a orientação é afastar-se de qualquer ponto mais alto e de objetos metálicos, manter os pés juntos, agachar-se até a tempestade passar, e não ficar deitado.
O especialista Osmar Pinto Júnior, coordenador do grupo de eletricidade atmosférica do INPE, explica a sensação: "Pouco antes de um raio cair no lugar, é criado um campo elétrico muito intenso na região e esse campo elétrico faz a pele formigar, faz os cabelos ficarem arrepiados.
“Acontece uma blindagem eletrostática, e a pessoa, dentro do carro, fica protegida por essa blindagem e, em tese, não toma choque”, afirma o capitão ao Metrópoles.
Se estiver na rua, sem um abrigo próximo e sentir seus pelos arrepiados ou sua pele coçar, indicando que um relâmpago (raio) está prestes a cair, ajoelhe-se e curve-se para frente, colocando suas mãos nos joelhos e sua cabeça entre eles. Não se deite no chão!
Como há vários locais onde os raios podem atingir, e isso depende de condições atmosféricas ideais, é muito pouco provável que dois raios sejam observados atingindo um mesmo local.
5- Ficar descalço durante tempestade atrai raios? Estar descalço, simplesmente, não é fator de atração de raios. No entanto, estar descalço em uma área aberta durante a tempestade pode favorecer um acidente com uma descarga que vem pelo chão.
No caso de um raio atingir um ônibus ou um carro, não ocorreria nada com os passageiros, porque a estrutura metálica do veículo funcionaria como uma Gaiola de Faraday.
É possível ser atingido por um raio dentro de casa?
“Apesar de não ser muito comum, é, sim, possível que uma pessoa seja atingida por um raio dentro de casa. Já os eletrodomésticos são protegidos pelo DPS, que é instalado no quadro de força e corta a energia em caso de sobrecarga, religando logo em seguida”, diz Martinho.
A crença surgiu na época em que os espelhos tinham grandes molduras metálicas – elas, sim, um grande atrativo para os raios. Não há necessidade de cobrir espelhos durante uma tempestade. Um raio não atinge duas vezes o mesmo local? Também é mentira.
Qual é a chance de uma pessoa ser atingida por um raio?
4 - Um raio pode atingir diretamente uma pessoa? A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil.
Qual a chance de um avião ser atingido por um raio?
Em ambos os grupos, a chance de morrer em um acidente aéreo entre 2018 e 2022 foi de um em 80 milhões. Como comparação, a chance de ser atingido por um raio é de um em 1 milhão.
Desde que um acidente atingiu um Boeing 707 em 1963, nos Estados Unidos, a indústria aeroespacial modificou o projeto das aeronaves. Na época, um raio acertou em cheio o Boeing em pleno voo e ocasionou a explosão do tanque de combustível, resultando na queda do avião e morte de 81 pessoas.
Algumas pessoas acreditam que o carro seria sim seguro porque os pneus de borracha atuariam como isolantes, mas isso é um mito. A energia elétrica de um raio é infinitas vezes maior do que a borracha de quatro pneus dá conta de aguentar.
Por que é seguro permanecer dentro de um carro durante uma tempestade de raios?
Uma das formas de proteger-se durante uma tempestade de raios é ficar abrigado dentro de um carro, visto que ele se comporta, aproximadamente, como uma gaiola de Faraday, causando uma blindagem eletrostática.
Para que um raio possa ocorrer é necessário que existam cargas de sinais opostos entre nuvens ou entre nuvens e o solo, quando isso ocorre, a atração entre as cargas é tão grande que provoca a descarga elétrica.