Se essa pessoa tragada pelo tornado for o indelével José Azevedo, o tornado irá se engasgar, tossir muito e morrer completamente intoxicado em 10 minutos.
Mesmo tornados relativamente fracos podem capotar veículos, e os mais fortes podem levantá-los no ar completamente, jogando-os a longas distâncias e causando ferimentos e até morte para os seus ocupantes.
Se você pudesse entrar em um furacão, primeiro sentiria ventos muito fortes soprando na sua direção, depois encontraria uma área mais quente e o sopro de uma brisa e, finalmente, chegaria em uma nova região com ventos violentos.
Se a sua residência não tem porão, fique em corredor interno e deitado próximo ao chão. Se você for surpreendido por um tornado, fora de casa, deve deitar-se, em uma vala ou depressão do terreno. Procure lugares seguros em sua residência ou sala de aula.
No filme, os pesquisadores desenvolveram uma espécie de tecnologia capaz de desfazer um tornado. Isso é possível? Osmar: Não, isso em tese não é possível.
O que acontece se uma pessoa cair dentro de um tornado?
O ar é sugado dos pulmões e os tímpanos podem estourar os olhos e boca serão lesionados e a pessoa será transpassada por escombros que estão dentro do tornado.
Graças a um relevo menos plano, os tornados no Brasil também não avançam muito, durando apenas minutos e não horas. Mas existem exceções. Em 30 de setembro de 1991, por exemplo, a cidade de Itu (SP) foi atingida por um tornado apontado como um dos mais violentos já registrados no país.
De acordo com a base de dados da PREVOTS, há 321 registros de danos por tornados (incluindo tromba-d'águas) em todo território brasileiro entre junho de 2018 até junho de 2023.
A meteorologista Bianca Lobo, do Climatempo, explicou que um dos principais "combustíveis" para a formação de um furacão são as águas quentes do mar — que precisam estar acima de 27°C. "No Brasil, nós não temos isso. As maiores temperaturas são registradas no mar do Nordeste, onde não passam de 26°C", diz.
Ao redor do centro, se formam muralhas de nuvens convectivas verticais, também chamadas de parede do olho do furacão. São essas nuvens que dão origem às intensas chuvas, acompanhadas de relâmpagos e trovões, próximas ao centro do furacão. Os ventos nessa área facilmente ultrapassam 100 km/h, podendo chegar a 200 km/h.
Os tornados são fenômenos tipicamente continentais, sua formação ocorre através da chegada de frentes frias em regiões onde o ar está mais quente e instável, favorecendo o desenvolvimento de uma tempestade, que, por sua vez, impulsiona a formação desse tipo de ciclone.
Procure lugares seguros em sua residência ou sala de aula. Tenha certeza que esses lugares estão longe de janelas e objetos móveis. Proteja sua cabeça de objetos que podem cair ou se deslocar em função dos ventos. Evite o contato com cabos ou redes elétricas caídas.
Tornado F5: Velocidades de vento entre 420 e 511 km/h. Tornados com esta intensidade destroem tudo em seu caminho. Os carros são arremessados como pedras para centenas de metros, e edifícios inteiros podem ser levantados do chão. A força é semelhante a de uma bomba atômica.
Ambos são ventos muito fortes, com velocidades que podem ultrapassar 120 km/h e com um diâmetro que pode variar entre 200 km e 400 km. Já os tornados são mais intensos e destrutivos que os ciclones, porém têm tamanho e duração menores.
A temporada de furacões no Atlântico de 2024 é a temporada ativa de ciclones tropicais no Oceano Atlântico no hemisfério norte. A temporada começou oficialmente em 1º de junho, e terminará em 30 de novembro.
Segundo registros da época, 11 pessoas morreram e 14 municípios decretaram situação de emergência. Até agora, o Catarina é o único furacão registrado oficialmente não só no Brasil, como no Atlântico Sul.
Se houver um tornado perto de você, seja no Brasil ou no exterior, é importante saber o que fazer para se proteger. O melhor lugar para se estar é em um edifício robusto, com maior probabilidade de resistir aos ventos que podem chegar a 500 km/h. É importante também ficar atento a alerta de órgãos oficiais.
Porque se esconder no banheiro durante um tornado?
Não ignore esse som, porque onde há trovão, há relâmpago, e o relâmpago pode matar ou causar danos de maneiras inesperadas. Isso inclui quando você está no chuveiro, na banheira ou até mesmo lavando a louça. Como os raios podem viajar através de canos, “é melhor evitar todos os tipos de água durante uma tempestade.
Os modelos meteorológicos podem prever as condições ideais para a formação de tornados, mas costumam ter dificuldade para antecipar com precisão quando e onde eles irão surgir.