Como o afastamento da Lua afetaria a Terra? Primeiro, à medida que a rotação da Terra diminui, os dias na Terra ficarão cada vez mais longos. Por outro lado, os invernos serão muito mais frios e os verões muito mais quentes.
Outra consequência se a lua desaparecesse seria um desequilíbrio na órbita da Terra que é resultado de uma troca de forças gravitacionais que envolvem a Lua. Na ausência do nosso satélite natural, é possível que a órbita do mundo se alterasse para uma trajetória elíptica.
Como a Terra gira em seu eixo mais rápido que a Lua a orbita, a maior gravidade desse relevo de água tenta acelerar a rotação da Lua, enquanto a Lua atrai a Terra e retarda a rotação do planeta. Com esse atrito, esse “cabo de guerra” força o satélite a uma órbita mais ampla.
O que pode acontecer com o encolhimento e afastamento da Lua?
O movimento é lento e sutil, mas pode ser suficiente para causar movimentações no solo lunar, incluindo deslizamentos de terra e até terremotos, principalmente na região sul do satélite natural.
Primeiro, à medida que a rotação da Terra diminui, os dias na Terra ficarão cada vez mais longos. Por outro lado, os invernos serão muito mais frios e os verões muito mais quentes. E devido à menor influência gravitacional da Lua sobre o Planeta, as marés não seriam mais tão marcantes.
Mas nunca mais desfrutaríamos de eclipses solares nem lunares. Outra consequência desse sumiço seria o desaparecimento das marés nos oceanos e mares, causadas pela gravidade da Lua. Elas não cessariam totalmente, porque a gravidade do Sol puxaria.
As estações acontecem por conta da inclinação do planeta e, o que faz esta inclinação ficar estável é a Lua. Sem ela, viveríamos dias de calor e frio extremo, sem meio termo e realmente em grandes escalas.
É verdade que a Lua está se distanciando da Terra?
Mas há um tempo a astronomia descobriu uma coisa: um fenômeno chamado recessão lunar. Em outras palavras, ele significa que a Lua está gradativamente se afastando da Terra. Segundo reportagem da BBC, o satélite se distancia de nós a cerca de 3,8 centímetros, ou 1,5 polegadas, por ano.
Pesquisadores afirmam que o satélite natural teria sido criado a partir da colisão de um corpo do tamanho de Marte com a Terra. Publicado em 1 de novembro de 2023 às 19h26. Última atualização em 1 de novembro de 2023 às 19h47.
Postagem com mais de 3 mil visualizações que circula nas internet diz que o afélio pode afetar o clima, no entanto, esta notícia é falsa. O fenômeno afélio — momento do ano em que a Terra se encontra mais afastada do Sol — está previsto para acontecer nesta sexta-feira (5).
A velocidade da Lua é tangencial à sua trajetória ao redor da Terra e, sendo assim, ela está em uma espécie de movimento de queda perpétuo e nunca atingirá a superfície terrestre.
A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius. A Lua é na verdade um pouco torta porque a crosta lunar é um pouco mais grossa de um lado do que do outro.
O que acontece se a Terra parar de girar por 5 segundos?
E se a Terra parasse de realizar o movimento de rotação? No caso extremo em que a Terra tivesse o seu movimento de rotação interrompido, a atmosfera continuaria em movimento de rotação e isso produziria ventos de enormes velocidades, maiores que quaisquer outros que já puderam ser registrados por aqui.
O mesmo vale para o ano de 365 dias – a Lua também controla a nossa translação em torno do Sol. Sem ela, o nosso planeta andaria muito mais rápido. O dia duraria mais ou menos 4 horas (duas de dia e duas de noite), e o ano teria aproximadamente 72 horas apenas!
Sem a Lua as marés seriam irregulares e as estações do ano variariam abruptamente. Isso tudo causaria grandes problemas para os habitantes da Terra. Outra função que Lua exerce naturalmente é servir de escudo para nós. Muitos pequenos corpos celestes colidem com nosso satélite em vez de nos atingirem.
Isso porque os pesquisadores encontraram indícios de ferrugem na nossa vizinha cósmica – a mesma ferrugem que observamos em objetos velhos de ferro aqui na Terra. Mas há um problema: a Lua não possui oxigênio, que é essencial para o processo de deterioração do ferro.
A Lua é o único satélite natural da Terra. Na interação com o planeta, ela produz marés e eclipses. Ouça o texto abaixo! A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar.
O “sumiço” da Lua é algo comum durante a fase da Lua Nova. Nesse período, explica o cientista, é que devemos mirar os telescópios para o céu com o intuito de observar melhor outros corpos celestes. "Muita gente acredita que a fase da Lua Cheia é a melhor fase para se usar o equipamento.
Pedaços maiores formariam crateras em nosso planeta, enquanto os menores queimariam a atmosfera. Em um estranho caso de apenas pedaços grandes serem criados, alguns deles atingiriam a Terra e gerariam enormes ondas de choque, potencialmente tsunamis globais e arremessariam quantidades enormes de detritos na atmosfera.
O Sol é a presença central, a fonte da energia que permite a existência de seres vivos em nosso planeta, mas a Lua também desempenha um papel fundamental. Sua presença estabiliza a Terra que, se não tivesse um satélite tão grande, dançaria como um pião a ponto de cair.
Se este astro sumisse de repente, a luz natural incidente desapareceria, e dentro de poucos dias a Terra ficaria gelada. Tudo que constitui nosso planeta ficaria congelado: rios, mares, plantas e nós humanos.
"A Terra seria um mundo muito diferente se não tivesse uma Lua. A gravidade da Lua evita que nosso planeta balance demais em seu eixo, o que ajuda a estabilizar nosso clima. A Lua também desempenha um papel importante na criação das marés oceânicas da Terra", conclui a agência espacial norte-americana.
Para começar, os dias seriam 48 vezes mais longos. Durante a noite, as temperaturas matariam todo mundo de frio. Ao longo do dia, ninguém suportaria o calor. No litoral, ventos violentíssimos de 200 km/h seriam uma brisa comum.