Formigas predadoras estão entre as principais controladoras de insetos herbívoros no mundo. Isso significa que, na ausência delas, as populações de artrópodes que se alimentam de plantas cresceriam tanto que florestas e plantações seriam devastadas.
O que aconteceria se todas as formigas do mundo morressem?
Elas também ajudam a polinizar, a defender certas espécies vegetais contra animais, a dispersar sementes de plantas para que estas se espalhem pelo território... Sem as formigas, a natureza iria parar e desmoronar.
“Se não tivéssemos os insetos, não teríamos alimentos suficientes por conta da falta de polinização que alguns deles fazem. Muitos animais também sofreriam ou seriam extintos porque os insetos servem de alimento para eles.
Elas desempenham papel crucial na dinâmica dos mais variados ecossistemas, além de contri- buírem na aeração e na movimentação de matéria orgânica por meio dos dife- rentes horizontes do solo e na dispersão de sementes.
Se as formigas não existissem, as plantas que fornecem alimento e abrigo como recompensa as formigas desapareceriam e o efeito do desequilíbrio ecológico seria imediato e ampliado a partir daí.
E SE AS FORMIGAS FOSSEM INTELIGENTES, ELAS CONSEGUIRIAM DOMINAR O MUNDO?
O que aconteceria sem formigas?
Formigas predadoras estão entre as principais controladoras de insetos herbívoros no mundo. Isso significa que, na ausência delas, as populações de artrópodes que se alimentam de plantas cresceriam tanto que florestas e plantações seriam devastadas.
O cheiro cítrico do limão é desagradável para esses insetos e pode ajudar a dissuadi-los de entrar. Basta aplicar o suco de limão nas áreas externas das janelas e portas, especialmente onde as formigas costumam aparecer, mas cuidado se for uma superfície sensível ou pedra natural, pois ele é corrosivo.
No imaginário popular, formigas são sinônimo de saúvas, "comedoras" de folhas. No entanto, formigas não são capazes de comer folhas. Elas cortam folhas para, dentro do formigueiro, cultivar os fungos dos quais se alimentam.
Dependendo da espécie, a formiga pode se alimentar de pequenos animais mortos, frutos, sementes, flores ou folhas de plantas, além de diversos itens presentes na alimentação humana, principalmente aqueles ricos em açúcar, como doces e massas.
A duração do ciclo desde ovo até adulto varia de 35 a 45 dias. O tempo de vida também varia conforme a casta a que o inseto pertence e também à sua espécie, sendo que as operárias vivem de 2 meses a 1 ano, as rainhas podem viver de 2 a 20 anos conforme a espécie, e os machos morrem logo após a cópula.
Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).
Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.
As formigas nunca dormem. Elas trabalham por turnos e, para poder descansar, apenas diminuem o seu metabolismo, entrando assim num estado de latência. Grandes colônias podem chegar a possuir até 8 rotas distintas destinadas para o forrageamento.
Por que as formigas não morrem quando postas em forno de micro-ondas? As micro-ondas são ondas eletromagnéticas com frequência muito alta. Elas causam vibração nas moléculas de água, e é isso que aquece a comida. Se o prato estiver seco, sua temperatura não se altera.
Ainda segundo Feitosa, elas podem agir como polinizadoras, dispersoras de sementes, servem de alimento para outros organismos, entre outras tantas funções. No estudo, foram identificadas mais de 230 espécies de formigas, cem delas são novas para a ciência.
Por que o mundo poderia virar um caos sem as formigas?
Apesar de muitas vezes ameaçarem lavouras, como as saúvas, ou atacarem animais e até mesmo pessoas, como as formigas carnívoras chamadas lava-pés, o mundo sem elas poderia virar um caos, já que muitos ecossistemas seriam prejudicados e algumas espécies que delas se alimentam, como o tamanduá, deixariam de existir.
Elas não têm pulmões e nem sangue, mas sim um líquido incolor chamado hemolinfa, por onde circulam os nutrientes e não-gases como o oxigênio e Dióxido de Carbono. Não há nenhuma veia sanguínea. O coração é um tubo longo que jorra sangue incolor por todo o corpo.
Médicos em todo o mundo apontam que as formigas são verdadeiros agentes transmissores de doenças infecciosas, como gripe, tuberculose, verminoses, intoxicações alimentares, vômito, diarreia e até mesmo a lepra.
Mas afinal, ingerir formiguinhas faz mal para a saúde? Segundo a nutróloga Isolda Prado, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), comer uma formiga que acidentalmente entrou no mel ou açúcar não é considerado prejudicial à saúde.
Formigas e besouros, como as joaninhas, sugam gotas da chuva ou do orvalho. Já as baratas absorvem as gotas depositadas sobre sua cutícula. Há casos raros, como as larvas de alguns besouros do gênero Tenebrio, que extraem água do vapor existente no ar.
Apesar de o mel ser um alimento bastante apreciado por boa parte das formigas, principalmente pelas formigas-doceiras, elas não vão às colméias para não serem atacadas pelas abelhas, que com suas mandíbulas e ferrões podem matar as invasoras.
Segundo a especialista, muita formiga em um mesmo lugar é sinal de que sua casa precisa de mais atenção. "Você terá que se dedicar mais ao seu lar. Sua casa está triste, desorganizada, precisa de mais amor", indica. Por outro lado, Sensitiva afirma que também pode significar que familiares estão com inveja de você.
Faça uma solução de água com cravo-da-índia e borrife nos locais de infestação. Outra dica é embeber os cravos no álcool e colocar nos cantinhos da cozinha.
Deixar doces abertos, restos de comida no chão ou nas superfícies, e louça suja podem atrair as formigas. Colocar o pote de mel, queridinho delas, dentro de um recipiente com água também pode ajudar. — Para combater, tem que procurar os ninhos e fazer uma dedetização, com profissionais.