Saiba mais sobre nós. Os filisteus enviam a arca de volta com uma oferta — O Senhor fere e mata os israelitas de Bete-Semes que olham para dentro da arca.
Quantas pessoas morreram ao olhar para dentro da arca da aliança?
Então Deus matou alguns dos homens de Bete-Semes por terem olhado para dentro da arca da aliança do SENHOR. Ao todo foram setenta homens os que morreram. O povo sentiu muita tristeza e chorou porque o SENHOR os castigou de maneira tão dura.
O que aconteceu com as pessoas que abriram a arca da aliança?
Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca. Samuel exortou os israelitas a voltarem para o Senhor.
Confira a cena: A arca era símbolo da presença de Deus e da Sua glória. Por isso, ninguém que não estivesse autorizado poderia tocá-la ou olhar para dentro dela (Js 3.3-4; 1Sm 6.19). Uzá morreu por causa dos erros cometidos no transporte da arca.
Por que não se pode olhar dentro da arca da aliança?
No mesmo dia, os homens de Bete- Semes ofereceram holocaustos e imolaram sacrifícios ao SENHOR. 19 Feriu o SENHOR os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, sim, feriu deles setenta homens; então, o povo chorou, porquanto o SENHOR fizera tão grande morticínio entre eles.
De qualquer modo, ela tem sido um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados pela humanidade, e inúmeras expedições à Mesopotâmia e à Palestina foram realizadas, sem sucesso. Existem réplicas da Arca hoje em dia em vários museus, baseadas nas descrições bíblicas. A verdadeira porém, jamais foi encontrada.
Os historiadores e arqueólogos modernos ainda não conseguiram determinar o paradeiro da Arca, se é que o objeto ainda existe, mas a grande ironia é que, ao que tudo indica, o artefato incorporava características originalmente pagãs, da época em que os israelitas não adoravam um deus único.
Quando chegaram ao campo de debulhar cereais que pertencia a Quidom, os bois tropeçaram. Então Uzá estendeu a mão e segurou a arca da aliança. Na mesma hora, o SENHOR ficou irado por Uzá ter tocado na arca e o matou. Ele morreu ali, na presença de Deus.
A arca da aliança foi um objeto sagrado que pertenceu aos hebreus na Antiguidade. Foi construída pelos hebreus após Moisés receber ordens de Deus no Monte Sinai sobre como construir esse objeto. A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná.
Foi colocado dentro da Arca as Tábuas com os Dez Mandamentos escritos por Deus, um pote com Maná e o Cajado de Arão que floresceu. A Arca fazia parte do conjunto do Tabernáculo, com outras tantas especificações. Ela ficaria repousada sobre um altar também de madeira coberto de ouro, com uma coroa de ouro ao redor.
As hemorroidas estavam entre os distúrbios de que Jeová avisou os israelitas que eles sofreriam se fossem desobedientes. (De 28:15, 17) Ele afligiu com hemorroidas os filisteus de Asdode e seus territórios, de Gate e de Ecrom, enquanto estavam de posse da Arca sagrada.
Mais do que reconhecimento político, ele quer a presença de Deus. Por isso, envidou esforços para trazer a arca da aliança para Jerusalém. Ele compreende que Deus é melhor do que as bênçãos de Deus. Ele tem consciência que a sua maior necessidade e o maior privilégio que seu povo pode desfrutar é a presença de Deus.
Outros acreditam que tenha sido enterrada embaixo do Monte do Templo - uma tese que, exigindo cavar sob a Mesquita de Al-Aqsa e o Muro das Lamentações, provavelmente não será testada. Segundo a Igreja Ortodoxa Etíope, a busca será em vão. Eles dizem que a Arca está com eles.
A resposta é: Israel precisava enxergar sua condição espiritual. Há tempos o povo estava contaminado pela religiosidade e longe do Senhor e via a Arca da Aliança como um amuleto, ou seja, depositava sua fé no objeto e não nEle. Não havia nenhum resquício de obediência à Sua Lei.
O SENHOR feriu os homens de Bete-Semes, porque olharam para dentro da arca do SENHOR, matando setenta deles. Então o povo chorou, porque o SENHOR tinha feito tão grande matança entre eles.
Ora, o Senhor feriu os homens de Bete-Semes, porquanto olharam para dentro da arca do Senhor; feriu do povo cinqüenta mil e setenta homens; então o povo se entristeceu, porque o Senhor o ferira com tão grande morticínio.
Saiba mais sobre nós. Davi leva a arca para a cidade de Davi — Uzá é ferido e morto por tocar na arca para firmá-la — Davi dança diante do Senhor, causando ruptura de seu relacionamento com Mical. 1 E tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.
A arca da aliança e, mais particularmente, o propiciatório, era o local onde Moisés recebia a palavra de Deus: “Ali, virei a ti e, de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins que estão sobre a arca do Testemunho, falarei contigo acerca de tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel”. (Êx 25.22).