O que aconteceu com José depois que a esposa de Potifar mentiu?
Em virtude da falaciosa história narrada ao marido; decepcionado, Potifar despede José e encarcera-o por alguns anos. Assim, o jovem José ficou preso por um crime que na realidade ele jamais cometeu. A Bíblia descreve assim o episódio: “A mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo.
Insatisfeita e revoltada pela rejeição e respirando ódio, a mulher de Potifar vingou-se de José inventando a mentira de que o jovem estava lhes cortejando, e que desejava deitar-se com ela de toda a forma, mas como não houve consentimento, ele saiu correndo esquecendo a túnica em cima do leito de Potifar.
José ficou mais de dois anos preso com certeza, mas provavelmente mais tempo do que isso. José não merecia aquele destino mas ficou preso por que tudo era um plano de Deus. José tinha muitas qualidades para ficar preso como um bandido, mas ficou na prisão mesmo assim.
JOSÉ DO EGITO: Potifar pede desculpas a José pela falsa acusação de Sati
Quem assediou José?
Em Gênesis
A Bíblia (Gênesis 39: 6-20) narra a forma que ela tratava José, escravo de seu marido Potifar: Potifar deixou tudo o que ele tinha nas mãos de José e não se preocupava com nada, a não ser com a comida que comia. José era um belo tipo de homem e simpático.
Algumas traduções da Bíblia (como RC – Almeida Revista e Corrigida), afirmam que José, filho de Jacó, foi vendido para o eunuco do faraó. E Potifar seria esse eunuco. Mas, se Potifar era casado, como poderia ele ser um eunuco? RESPOSTA: Os eunucos eram serviçais responsáveis pelos dormitórios dos haréns reais (cf.
E José foi levado ao Egito, e Potifar, eunuco de Faraó, capitão da guarda, varão egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá. E o SENHOR estava com José, e foi varão próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio.
José esperou 13 anos para Deus cumprir o seu sonho, mas quando chegou o tempo determinado, ele dormiu como presidiário e na manhã seguinte acordou e foi levantado ao cargo de governador de todo o Egito.
Quanto tempo levou para se cumprir a promessa na vida de José?
Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos. Outro fato interessante na vida de José é que ele poderia ter deixado levar pelo ódio dos irmãos e se prostrar, ficar doente de amargura e tristeza.
Ex-mulher de Potifar tem seu fim merecido na trama da Record
A egípcia é condenada à morte pelo Faraó (Fernando Pavão) por causa de seus crimes e ela se desespera. A tarada implora pela vida, mas é levada, junto com seu amante, Teruel (Amaurih Oliveira), para o palco de execuções do reino.
Existe uma teoria aplicada ao direito, desenvolvida pela criminologia, que se chama “teoria da síndrome da mulher de Potifar”, que consiste em analisar com ressalvas a palavra da vítima em casos de crimes sexuais.
Potifar ficou irado com José e o lançou no cárcere. Em virtude da falaciosa história narrada ao marido; decepcionado, Potifar despede José e encarcera-o por alguns anos. Assim, o jovem José ficou preso por um crime que na realidade ele jamais cometeu.
Potifar (Val Perré) se arrependerá amargamente por não ter dado ouvidos a José (Juliano Laham) em Gênesis. O general descobrirá que o hebreu é inocente ao flagrar Teruel (Amaurih Oliveira) debaixo dos lençóis de Neferíades (Dandara Albuquerque).
José era o filho favorito de Jacó, e ele fez uma túnica especial para José. Os outros 10 filhos de Jacó ficaram com ciúmes. Quando José tinha 17 anos, ele teve um sonho inspirado no qual ele estava ajuntando grãos nos campos com seus irmãos. O molho de grãos de José se levantava.
Aos 17 anos José foi vendido, como escravo, pelos seus irmãos, para uma caravana de ismaelitas, que rumava para o Egito. No Egito, ele foi revendido para o egípcio Potifar, oficial de Faraó e comandante de sua guarda. Dentro da providência divina, o jovem José é levado para as proximidades do poder.
O SENHOR era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o SENHOR era com ele e que tudo o que ele fazia o SENHOR prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha.
Eunuco (em latim: eunuchus; em grego clássico: εὐνοῦχος; romaniz.: eunouchos, composto de εὐνή «cama» e ἔχω no sentido de «vigiar», ou seja, «vigilante da cama») é um homem que teve sua genitália removida parcial ou totalmente, por motivação bélica, punição criminal, imposição religiosa ou para servirem em funções ...
No Evangelho de Mateus (19, 12), da mesma forma, embora com propósitos diferentes, podemos encontrar também três categorias diferentes de eunucos: “os eunucos que nasceram assim do ventre materno, os eunucos que foram feitos eunucos pelos homens, e os eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus.”
Ele tinha a escolha de deitar com ela traindo seu senhor e o seu Deus. Mas José, porém, decidiu fugir e com isso por conta da ira da mulher de Potifar, acabou parando na prisão. Mas Deus o exaltou!
No entanto, na produção em questão, a esposa de Potifar se chamava Sati e era interpretada por Larissa Maciel. A mudança de nomes ocorre porque na Bíblia sua história é contada, mas seu nome nunca é mencionado, sendo identificada apenas como a esposa de Potifar.