A informação foi confirmada pela equipe do artista nas redes sociais, na madrugada desta terça-feira (9). O bebê nasceu no fim de julho de 2023 e foi diagnosticado com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13 — também conhecida como síndrome de Patau.
O cantor Zé Vaqueiro perdeu seu filho Arthur, de apenas 11 meses, na manhã desta segunda-feira (8) em decorrência de uma disfunção múltipla dos órgãos, informou a coluna Splash do UOL.
Filho do cantor Zé Vaqueiro morre aos 11 meses; bebê sofria de síndrome rara. O filho de 11 meses do cantor Zé Vaqueiro com a empresária e influenciadora digital Ingra Soares faleceu na madrugada desta terça-feira (9).
O menino nasceu com uma malformação congênita causada pela síndrome da trissomia do cromossomo 13; notícia foi divulgada pelo casal. O pequeno Arthur, de 11 meses, filho do cantor Zé Vaqueiro com a empresária Ingra Soares, morreu na madrugada desta terça-feira, em decorrência da síndrome de Patau.
O velório do filho do cantor Zé Vaqueiro e da influenciadora Ingra Soares será realizado em Fortaleza, no Ceará, em uma cerimônia fechada para os familiares. Arthur morreu aos 11 meses na madrugada da última terça-feira (9). À CNN, a assessoria do cantor confirmou a informação, sem revelar detalhes como data e horário.
Filho do cantor Zé Vaqueiro morre aos 11 meses | Bora Brasil
Qual a expectativa de vida de uma criança com síndrome de Patau?
Geralmente, a expectativa média de vida de bebês com síndrome de Patau é de 7 a 10 dias. No entanto, de acordo com a gravidade da síndrome, alguns bebês podem viver até 2 anos.
Bebês com síndrome de Patau se desenvolvem de forma mais lenta no útero e, normalmente, apresentam baixo peso ao nascer, além de uma série de problemas médicos classificados como graves. Os números mostram que mais de nove em cada dez crianças nascidas com a doença morrem ao longo do primeiro ano de vida.
“A criança [com a síndrome de Patau] nasce com três cópias de um dos cromossomos, que é o cromossomo 13”. É justamente nos momentos em que o DNA é replicado para dar origem a novas células que ocorrem falhas como a trissomia cromossômica que afeta o filho do cantor Zé Vaqueiro.
Em maio, Ingra, relatou nas redes sociais como descobriu a doença rara do filho. Na ocasião, ela explicou que o diagnóstico foi dado no primeiro ultrassom morfológico realizado durante a gravidez.
Na sequência, ao ser questionado sobre o filho, ele respondeu: “Arthur está estável. Colheu vários exames e continua lutando com muita força. Obrigado por todas as mensagens e orações, do fundo do meu coração.
Ele e Ingra têm outros dois filhos: Daniel e Nicole. "Tudo o que a gente fez a gente fez com amor, a gente se dedicou, a gente tentou não deixar a peteca cair e Deus nos sustentou.
Bem vindo a sua casa meu filho", escreveu o cantor. Arthur, que nasceu em julho de 2023, foi diagnosticado com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13, conhecida também como síndrome de Patau. Desde o nascimento ele ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Síndrome de Patau é uma malformação genética do sistema nervoso, mais comum no sexo feminino, podendo ser identificada no pré-natal, quando o feto ainda está em formação. Segundo a Rede D'Or, a causa está relacionada com a trissomia do cromossomo 13.
Arthur, filho de Zé Vaqueiro e Ingra Soares, morreu no início do mês, aos 11 meses, de disfunção múltipla dos órgãos. Criança nasceu em julho de 2023, com uma malformação congênita decorrente da síndrome da trissomia do cromossomo 13. A morte foi confirmada pelo casal por meio de uma publicação nas redes sociais.
Ingra Soares, de 32 anos, compartilhou nas redes sociais na noite desta quinta-feira, 29, uma atualização emocionante sobre seu filho Arthur, fruto de seu casamento com o cantor Zé Vaqueiro.
A síndrome de Patau não tem cura. O paciente precisa ter acompanhamento médico multidisciplinar por toda a vida para ter uma melhor qualidade de vida. O tratamento para síndrome de Patau é feito para aliviar os sintomas. Em grande parte dos casos, o paciente não passa dos 10 anos de vida.
Quanto tempo vive uma criança com síndrome de Patau?
A maioria dos bebês que nascem com essa condição morre nos primeiros dez dias. Em raríssimos casos, a criança chega aos dez anos. A síndrome causa limitações no sistema nervoso central e alterações cardíacas e renais, além da má-formação das orelhas, olhos e pescoço.
Ela resulta em uma gama de anomalias físicas, como fenda labial/palatina, dedos extras e baixo tônus muscular. Além disso, afeta órgãos internos, incluindo o sistema gastrointestinal e o coração, levando a dificuldades alimentares e insuficiência cardíaca.
O que é malformação congênita trissomia do cromossomo?
A trissomia do cromossomo 13, também conhecida como Síndrome de Patau, ocorre quando o indivíduo nasce com três cromossomos no par de número 13 em vez de dois. A condição costuma se manifestar uma vez a cada 5 mil nascimentos.
Zé Vaqueiro falou pela primeira vez sobre a morte do filho, Arthur, que faleceu em 9 de julho, aos 11 meses. O cantor compartilhou com os fãs os desafios dele e de sua esposa, Ingra Soares, durante o tempo em que cuidaram do recém-nascido, que passou quase todo o tempo de vida no hospital.
Ingra Soares é influenciadora e empresária, e ficou nacionalmente famosa por ser casada com o músico Zé Vaqueiro. Ingra e Zé se casaram no religioso em outubro de 2021, um ano após a oficialização da cerimônia no civil.
De acordo com a Mayo Clinic, o risco de ter um bebê com a trissomia aumenta em mulheres com mais de 35 anos. É possível prevenir a síndrome de patau realizando fertilização in vitro com biópsia do embrião para análise por teste genético cromossômico (PGTA).
Atraso mental acentuado; Problemas cardíacos congênitos; Rins policísticos; Nas meninas - útero bicorno (que tem um formato diferente do normal) e ovários hipoplásicos (quando não se desenvolvem completamente);
Como é realizado o tratamento da síndrome de Patau tem cura?
Tratamento. A síndrome de Patau não tem cura, mas o paciente pode apresentar uma melhora na qualidade de vida com o acompanhamento de uma equipe médica multidisciplinar.