O declínio dos levitas Quando Nabucodonosor II, rei da Babilônia, conquistou Judá, os levitas praticamente desaparecem do relato bíblico, vindo a ser mencionados apenas quando o Templo foi reconstruído, sob o comando de Esdras, Zorobabel e Neemias.
Ao contrário das outras tribos de Israel, os levitas não receberam herança territorial na terra prometida. Sua porção era o próprio Deus (Nm 18.20), que ordenou que 48 cidades fossem separadas para eles, juntamente com pasto suficiente para o seu gado.
— Os levitas me abandonaram juntamente com o resto do povo de Israel, e adoraram ídolos, e por isso estão sendo castigados. Eles podem me servir tomando conta dos portões e fazendo os serviços do Templo; podem matar os animais que o povo traz como ofertas para serem completamente queimadas e como sacrifícios.
Porque Deus separou os levitas para o serviço no Santuário?
Veremos que Deus escolheu e separou uma única tribo, a de Levi, para a adoração e o serviço no Tabernáculo. Ser escolhido para tal função era um privilégio, uma honra, mas também uma grande responsabilidade e abnegação já que os descendentes de Levi não teriam herança como às demais tribos.
Quando Nabucodonosor II, rei da Babilônia, conquistou Judá, os levitas praticamente desaparecem do relato bíblico, vindo a ser mencionados apenas quando o Templo foi reconstruído, sob o comando de Esdras, Zorobabel e Neemias.
Os LEVITAS segundo a Bíblia - Quem foram os LEVITAS? Entenda a Historia.
Quem são os levitas hoje?
Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C. No Novo Testamento, Jesus instituiu uma nova ordem. Agora, todo cristão é dedicado a Deus e chamado para O servir (1 Pedro 2:9).
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
Os levitas, da tribo de Levi, eram aqueles que foram levantados por Deus para cuidarem do santuário, do tabernáculo ou templo, organizando, colocando tudo ordem para os cultos, ritos etc. Não eram apenas músicos!
Para os cristãos, ser levita é exercer um dom de Deus, é uma vocação exercida muito além do ato de cantar. O canto do levita é um ato de louvor e adoração, que chega ao trono do Pai. Dessa forma, quando um levita louva, ele o faz de coração, e por isso sente a presença de Deus.
Mas os levitas, segundo a tribo de seus pais, não foram contados entre eles, porque o SENHOR havia falado a Moisés, dizendo: “Somente não faça a contagem da tribo de Levi, nem levante o censo deles entre os filhos de Israel.
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.
O trabalho dos levitas era ajudar os sacerdotes, os descendentes de Arão, no serviço da casa do SENHOR. Também cuidavam dos pátios e das salas laterais, ajudavam a realizar as cerimônias de purificação e serviam na casa de Deus de várias outras maneiras.
O SENHOR Deus disse a Moisés: — Separe os levitas dos outros israelitas e purifique-os. Para purificá-los, faça o seguinte: borrife sobre eles a água da purificação. Eles devem rapar todo o corpo e lavar as suas roupas. Assim, ficarão purificados.
Uma expressão que se tornou comum no meio evangélico é classificar o músico ou ministro de louvor como levita da casa de Deus. Assim como muitos outros termos que se popularizam sem a adequada base bíblica, o ministério levítico é bem mais amplo. Os levitas descendem da Tribo de Levi.
Os sacerdotes levitas, toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança em Israel; das ofertas queimadas do SENHOR e da sua herança comerão. Pelo que não terão herança no meio de seus irmãos; o SENHOR é a sua herança, como lhe tem dito.
1 Rel Membro da tribo de Levi, entre os hebreus. 2 Indivíduo que exercia serviços de segunda ordem, inferior aos sacerdotes da família de Aarão. 3 por ext Indivíduo religioso; padre, sacerdote.
Qual a diferença entre levitas e cantores na Bíblia?
Mas levita propriamente, a Bíblia não diz que nós cristãos somos. Segundo, vale questionar: se levitas não eram nem primordialmente nem exclusivamente cantores ou músicos, por que hoje adjetivamos apenas os que trabalham com louvor como levitas? Levitas também eram porteiros, mas não chamamos nenhum porteiro de levita.
Em Êxodo 32, após o pecado do bezerro de ouro, os levitas se juntaram a Moisés na punição dos idólatras, demonstrando uma lealdade inabalável a Deus. Deus, então, os escolhe para o serviço do santuário como um sinal de sua dedicação e pureza espiritual (Êxodo 32:26-29).
Mas estas são as que vocês não poderão comer: a águia, o urubu, a águia-marinha, o açor, o falcão de qualquer espécie, o corvo, segundo a sua espécie, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião de qualquer espécie, o mocho, o íbis, a gralha, os pelicanos, o abutre, o corvomarinho, a cegonha, a garça de qualquer espécie, ...
E era para uma refeição coletiva de congraçamento, com todos comendo à vontade, e da qual todos da cidade participavam, os levitas, os estrangeiros, os órfãos, as viúvas e os próprios produtores. No Novo Testamento, ele foi modificado, e, no passado, a Igreja até abusou dele, mas ela evoluiu muito em tudo.
O Samaritano usou de misericórdia, não porque o abandonado fosse um amigo, um superior ou um poderoso, mas porque se encontrou com um homem, na circunstância, um “fragilizado”. O sacerdote e o levita recusam o encontro com o “ferido” e, ao contrário, do Samaritano que o aceita e o busca.
Seu papel principal era atuar como mediadores entre o povo e Deus, facilitando os rituais de adoração, oferecendo sacrifícios e conduzindo cerimônias sagradas. Eles também eram responsáveis pela manutenção e organização do templo, além de desempenharem funções administrativas.
Ser levita é receber de Deus um dom. Não só o dom de cantar mas sim o dom de louvar a Deus, de adorar com brados que rompem o céu e chegam diretamente ao trono do Pai. Quando ele louva ele sente a presença de Deus, sabe que está diante do Trono.