O que aconteceu depois que Moisés quebrou as tábuas da lei?
E aconteceu que, chegando ele ao arraial e vendo o bezerro e as danças, acendeu-se o furor de Moisés, e arremessou as tábuas das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte, e tomou o bezerro que tinham feito, e queimou-o no fogo, moendo-o até que se tornou em pó; e o espargiu sobre as águas e deu-o a beber aos filhos de ...
Por que Moisés quebrou as primeiras Tábuas da Lei?
Moisés havia quebrado as primeiras tábuas ao descer do Monte Sinai e confrontar os israelitas quanto ao seu pecado com o bezerro de ouro (Êxodo 32:19).
Moisés morreu aos 120 anos, após contemplar a terra de Canaã no alto do Monte Nebo, na Planície de Moabe. Josué, o ajudante, sucedeu-lhe como líder, chefiando a conquista de territórios na Transjordânia e de Canaã.
Em 2003, o Serviço Geológico declarou oficialmente que a tábua era genuína. O artefato foi então oferecido à venda ao Museu de Israel, que abriga boa parte dos tesouros do país.
2 – Moisés quebrou as tabuas da lei – Êxodo 32 : “E arremessou as pedras das suas mãos, e quebrou-as ao pé do monte”. Essa atitude mostra sua ira que se acendeu contra o povo de Israel, no entanto, a sua ira não justificaria a quebra das pedras da lei, uma vez que, Deus não havia lhe ordenado tal atitude.
Moisés fica furioso com o bezerro de ouro construído pelos hebreus | A Bíblia
O que acontece depois que Moisés quebra as tábuas?
Quando Moisés se aproximou do acampamento e viu o bezerro e as danças, irou‑se e jogou as tábuas no chão, ao pé do monte, quebrando‑as. Pegou o bezerro que eles tinham feito e o queimou no fogo; depois de moê‑lo até virar pó, espalhou‑o na água e fez que os israelitas a bebessem.
Levantando a mão, Moisés bateu na rocha duas vezes com o bastão, e saiu muita água. Logo veio uma sentença dura para os dois líderes: "Vocês não tiveram fé suficiente para fazer com que o povo de Israel reconhecesse o meu santo poder e, por isso, vocês não vão levá-los para a terra que prometi dar a eles".
As pedras, juntas, pesavam mais de 107 840 kg (240 000 lb). Em 6 de julho de 2022, os monumentos foram parcialmente destruídos. Relatos iniciais apontavam para uma possível explosão.
durante séculos, a grande relíquia foi guardada na Igreja de Maria de Sião, onde está registrado que o imperador Iyasu a viu e falou com ela em 1691. mas atualmente, ela está confinada na capela ao lado da igreja e vigiada 24h por dia por um guardião: a única pessoa do mundo todo que tem acesso a ela.
Séfora é conhecida como a única esposa de Moisés, no entanto, no livro dos Números, nós encontramos uma passagem que diz: “Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da sua mulher etíope.” (Números 12,1).
Moisés morreu aos 120 anos, neste momento nem seus olhos e seu vigor tinham-se enfraquecido; o corpo de Moisés foi sepultado por Deus, num lugar onde ninguém sabe.
Os 613 mandamentos ou 613 mitzvot (do hebraico:תרי"ג מצוות ou mitzvot sendo TaRYaG um acrônimo do valor numérico "613") é o conjunto de todos os mandamentos que, de acordo com o judaísmo, constam na Torá (os cinco livros de Moisés).
Qual foi a única tribo que não adorou o bezerro de ouro?
Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem 'inclinados ao mal' (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam 'todas as palavras, que o Senhor tem falado' (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T.
História. Segundo as escrituras hebraicas, a Lei foi dada por Deus através do Patriarca Moisés, tendo sido os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos.
Roma (Agência Fides)- Diz a tradição que as Tábuas da Lei estão hoje na Etiópia, roubadas de Salomão pela Rainha de Sabá, e conservadas em Axum, cujos restos do seu palácio foram descobertos em recentes escavações e que confirmam a veracidade do relato bíblico.
O quebrado e o todo pertencem um ao outro. Essa foi a mensagem de Moisés para um povo que poderia ter sido eliminado para sempre. Nem Deus nem Moisés desistiram desse "povo obstinado". O quebrado foi colocado ao lado do todo dentro da Arca sagrada.
"Por haver quebrado as primeiras tábuas (Êxodo 32:19) que "eram obra de Deus" (Êxodo 32: 16), Moisés devia lavrar outras. Deus escreveria nelas os dez mandamentos (Êxodo 34:28; Deuteronômio 4:13; 10:4).
De qualquer modo, ela tem sido um dos tesouros arqueológicos mais cobiçados pela humanidade, e inúmeras expedições à Mesopotâmia e à Palestina foram realizadas, sem sucesso. Existem réplicas da Arca hoje em dia em vários museus, baseadas nas descrições bíblicas. A verdadeira porém, jamais foi encontrada.
Assim, lhes tirarei água da rocha, e dareis a beber ao povo e a seus animais. Então Moisés levantou a mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara". Esse foi o pecado que Moisés cometeu.
Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais. Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei.
Repare que o pecado de Moisés não foi carnal, cometido por uma fraqueza ou uma tentação, mas espiritual. Ele desobedeceu porque foi incrédulo. E vindo de Moisés, Deus considerou um duro golpe, como a traição de um amigo, visto que Ele o honrava diante de todos e agora estava sendo desonrado na frente do próprio povo.