Em 1702, a metrópole oficializou a criação da Intendência das Minas, órgão que deveria administrar as regiões auríferas respondendo pelo policiamento, a cobrança de impostos e julgamento dos crimes ocorridos nessas localidades.
Início da Guerra da Rainha Ana. Francisco de São Jerônimo é nomeado bispo do Rio de Janeiro. António Coelho Guerreiro é nomeado primeiro governador de Timor. Fundação do arraial do Serro Frio, em Minas Gerais, Brasil.
Em 1702, o alvará de 19 de abril reformulou as antigas provedorias das Minas, transformando-as em superintendências, e regulou a demarcação das datas, ou seja, das propriedades territoriais destinadas à exploração mineral (Salgado, 1985, p. 85-89).
Com essa insatisfação, em julho de 1720, os sediciosos deram início à Revolta de Vila Rica. Os grupos armados formados por escravos e homens livres desceram dos morros ao redor para o centro cidade, onde invadiram casas para ampliar o apoio à luta.
Em 2 de dezembro de 1720, a Capitania de São Paulo e Minas do Ouro foi desmembrada pela Coroa Portuguesa, sendo criada a Capitania de Minas, que se tornou conhecida como Minas Gerais.
Qual o motivo da criação da Intendência das Minas em 1702 pelo rei de Portugal?
Em 1702, a metrópole oficializou a criação da Intendência das Minas, órgão que deveria administrar as regiões auríferas respondendo pelo policiamento, a cobrança de impostos e julgamento dos crimes ocorridos nessas localidades.
O ciclo do ouro se iniciou no Brasil nos últimos anos do século XVII, quando os bandeirantes paulistas descobriram ouro em Minas Gerais. Estendeu-se por todo o século XVIII, cujo fim representou uma queda drástica na produção do minério.
No século XVIII, o advento da mineração no Brasil possibilitou o desenvolvimento de centros urbanos, a articulação do mercado interno e a própria recuperação econômica portuguesa. Sendo um recurso não renovável, a riqueza conseguida com a extração do ouro começou a se escassear no fim desse mesmo século.
O ouro foi descoberto em 1695, próximo a Sabará, por bandeirantes paulistas. Os portugueses cobravam muitos impostos do ouro extraído de Minas Gerais, e o quinto era o principal deles. Uma série de revoltas e disputas aconteceu na região mineradora, como a Inconfidência Mineira.
A descoberta do ouro no Brasil colonial se deve à atividade bandeirante, sobretudo às bandeiras de prospecção, que tinham por objetivo encontrar recursos minerais preciosos. Em 1695, o bandeirante Borba Gato encontrou ouro no rio das Velhas, no atual estado de Minas Gerais.
Era junho de 1722 quando a nau portuguesa Rainha dos Anjos, fundeada na Baía de Guanabara, Rio de Janeiro, explodiu, levando o navio a naufragar repleto de tesouros vindos da China.
O Regimento para as Minas. A Intendência das Minas. A Coroa portuguesa tratou de agir buscando controlar, aos poucos, aquela área. Institui, em 19 de abril de 1702, o Regimento do Superintendente Guarda Mores e Oficiais para as Minas de Ouro, estabelecendo a autoridade real na administração da atividade mineradora.
Por que o governo português criou a Casa de Fundição?
Criadas pelo “Primeiro regimento das terras minerais”, de 15 de agosto de 1603, com a finalidade de fundir todo o ouro e prata extraídos das minas, incluindo nesse processo a coleta do quinto.
Ou seja, grande parte do ouro do Brasil ia, no fim, para Inglaterra, que se preparava para uma transformação econômica que viria a se concretizar com a Revolução Industrial.
Localizada na região noroeste de Minas Gerais e conhecida como Cidade do Ouro, Paracatu conta atualmente com a maior mina de ouro do país e a maior do mundo a céu aberto.
O imposto cobrado pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro encontrado em suas colônias correspondia a 20%, ou seja, 1/5 (um quinto) do metal extraído que era registrado em "certificados de recolhimento" pelas casas de fundição. Este absurdo e altíssimo imposto, foi intitulado "O Quinto".
Também conhecidos como couranos, eles foram traficados da África para as Américas — e, no Brasil, habitaram diversas regiões, principalmente cidades de Minas Gerais.
Qual foi o resultado da revolta de Felipe dos Santos em Minas Gerais em 1720?
Mais de 2000 pessoas se rebelaram e não havia tropas para combater os rebeldes. Assim, o Conde de Assumar prometeu atender as reivindicações, mas acabou reprimindo com violência assim que uma tropa foi formada. Filipe foi condenado a morte e as Casas de Fundição continuaram.
Atualmente, a maior parte da população mineira é descendente de colonos portugueses originários do Norte de Portugal (particularmente do Minho) e de escravos africanos, de origem sudanesa e banta, vindos sobretudo durante a época da mineração, no século XVIII.