A chegada em Cabo Verde deu-se em 22 de março de 1500, e, alguns dias depois, em 9 de abril, os navios da expedição cruzaram a Linha do Equador. Em 21 de abril, os membros da expedição avistaram sinais de terra, e, no dia seguinte, 22 de abril, foi avistado o monte Pascoal, na região de Cabrália, Bahia.
O Dia de Tiradentes, 21 de abril, é celebrado no país em referência à Inconfidência Mineira, tendo como mártir o inconfidente Joaquim José da Silva Xavier, vulgo Tiradentes.
O dia 22 de abril é marcado em nosso país como o “dia do descobrimento do Brasil”, ou seja, o dia que os portugueses chegaram aqui, no ano de 1500, o que se deu pela expedição de Pedro Álvares Cabral.
O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, consta no calendário brasileiro como uma homenagem a Tiradentes, personagem de nossa história que ficou conhecido por ter sido enforcado pela sua participação na conspiração que foi planejada contra a Coroa portuguesa, a Inconfidência Mineira.
Em dezembro de 1930, um decreto promulgado no governo de Getúlio Vargas consolidou a celebração do descobrimento em 22 de abril. No entanto, o texto retirou a data do calendário de feriados nacionais. Sobrou como feriado o dia 21 de abril, em que o país lembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
22 de abril de 1500 - Chegada dos Portugueses ao Brasil
Por que o dia 21 de abril é importante na história do Brasil?
Tiradentes foi reconhecido como herói nacional e um mártir da Inconfidência Mineira, quando a República brasileira foi instalada através de um golpe em 15 de novembro de 1889.Um dos primeiros atos do novo governo foi transformar a data em que ele foi executado, 21 de abril, em uma festa cívica a ser celebrada nos ...
Esse dia celebra a figura de Tiradentes, um dos participantes da Inconfidência Mineira, revolta separatista que estava sendo organizada para acontecer em Minas Gerais no final do século XVIII.
Que acontecimento histórico ocorreu no dia 21 de abril e merece ser lembrado?
Em 21 de abril, celebramos o Dia de Tiradentes, um dos heróis da independência do Brasil. Mas você sabe quem foi Tiradentes e o porquê que o dia de hoje remete a ele? A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, o que ocorreu em 21 de abril de 1792!
Qual cidade do mundo foi fundada no dia 21 de abril?
A fundação de Roma é indicada em 21 de abril de 753 antes de Cristo, data em que Rômulo, o fundador e primeiro rei da cidade, teria matado o irmão Remo.
Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...
Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Cabral foi o primeiro português a chegar ao Brasil? Não. Em 1498, dom Manuel 1º, rei de Portugal, incumbiu o navegador Duarte Pacheco Pereira de uma expedição a oeste do Atlântico Sul. Suas caravelas atingiram o litoral brasileiro e chegaram a explorá-lo, à altura dos atuais estados do Amazonas e do Maranhão.
De uma família de origem humilde, Joaquim José nasceu na Capitania de Minas Gerais, em 12 de novembro de 1746. Com a morte prematura dos pais, Joaquim José precisou exercer inúmeros trabalhos ao longo de sua vida, como a de dentista amador, função que lhe deu o apelido de “Tiradentes”.
A data remete ao dia da morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, que ocorreu em 21 de abril de 1792. Joaquim José foi um dos participantes da Inconfidência Mineira, conspiração da elite mineira contra Portugal. Era conhecido pelo apelido “Tiradentes” por ser um dentista amador, além de ser militar.
Em 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado em praça pública, no Rio de Janeiro. Somente a partir da Proclamação da República, Tiradentes começou a ter sua figura como herói brasileira definida. Por isso, o dia do seu enforcamento foi declarado feriado.
Qual foi a frase que Tiradentes disse antes de morrer?
Antes de morrer, Joaquim da Silva Xavier disse: “Jurei morrer pela independência do Brasil, cumpro a minha palavra! Tenho fé em Deus e peço a Ele que separe o Brasil de Portugal”.
Dentista amador e militar, Tiradentes atuou como propagandista da Inconfidência e foi preso no Rio de Janeiro, após denúncia de Joaquim Silvério dos Reis, em maio de 1789. Permaneceu preso por três anos até ser condenado à morte por enforcamento. Teve o seu corpo esquartejado pelas autoridades coloniais portuguesas.
EM 21 DE ABRIL DE 1792, TIRADENTES FOI ENFORCADO ACUSADO DE LIDERAR UM MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DE PARTE DO BRASIL. C,ONHEÇA UM POUCO DESSA HISTÓRIA NA REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE. A escola de samba Império Serrano foi fundada em 1947 e em 1948 já havia conquistado o seu primeiro título.
Joaquim José da Silva Xavier, também conhecido pelo apelido de “Tiradentes”, consagrou-se por sua participação ativa na Inconfidência Mineira. Tragicamente, ele foi o único dos envolvidos no movimento a receber a pena de morte, uma vez que os outros envolvidos foram perdoados pela Coroa Portuguesa.
Por que Tiradentes foi considerado um herói nacional?
O que tornou Tiradentes conhecido como um herói nacional, entretanto, foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os impostos exacerbados cobrados no Brasil, pela Coroa Portuguesa, que durou de 1789 a 1792.
Tiradentes foi preso em maio de 1789 e executado em 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, por ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira (1789). Ele era um dos integrantes do grupo de conspiradores composto de homens cultos e influentes.
Porém, somente em 1956, após a eleição de Juscelino Kubitschek, a cidade passou a ser construída e, quatro anos depois, em 21 de abril de 1960, foi inaugurada. Um símbolo de modernidade e progresso, Brasília se tornou centro político e legislativo do país, além de um polo cultural e econômico.
Tiradentes participou ativamente da Inconfidência Mineira e foi um dos principais articuladores desse movimento, que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e que, entre outros dessa época, contestava o poder que a Coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia.