Três pessoas morreram após ação da PM na comunidade, composta por 16 favelas, onde vivem 140 mil moradores. O cenário era de guerra: veículos incendiados, helicóptero sobrevoando a cidade, tiroteio intenso, avenidas fechadas, moradores em pânico.
Pelo menos 3 pessoas morreram baleadas nesta terça-feira (3) durante uma operação das forças de segurança no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Até a última atualização desta reportagem, não havia informações sobre a identidade dos mortos, mas 2 deles seriam seguranças do tráfico.
A rotina na Maré não está normalizada e o morador segue sendo o maior afetado. Até o momento, a secretaria municipal de educação não enviou um novo posicionamento diante dos últimos acontecimentos.
Complexo da Maré é alvo de operação policial e criminosos revidam com tiros e ônibus incendiados
Quem é o chefão do Complexo da Maré?
Jorge Luiz Moura Barbosa, o Alvarenga, de 44 anos, comanda o tráfico de drogas na favela Parque União, no Complexo da Maré, há mais de uma década. Ele tem 86 anotações criminais, sete mandados de prisão em aberto, é réu em processos sobre tráfico de drogas e homicídio, e nunca foi preso.
A disputa territorial é travada por três facções criminosas envolvidas como o tráfico de drogas na região: Comando Vermelho (CV), Amigo dos Amigos (ADA) e Terceiro Comando (TC). O domínio das facções acontece desde a década de 1990.
A área entre duas de suas comunidades - Nova Holanda, é controlada pela facção Comando Vermelho, e a Baixa do Sapateiro - é o local de enfrentamento mais feroz e foi apelidada pelos moradores de Faixa de Gaza ou fronteira.
Apontado pela polícia como o segundo em liberdade na hierarquia do tráfico de drogas de parte do Complexo da Maré, referente a região dominada pela facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), TH é um dos bandidos mais procurados do Rio.
Morreu na noite deste domingo (16) o policial do Bope Rafael Wolfgramm Dias, de 37 anos, ferido a tiros na última terça-feira (11), durante uma operação da polícia contra criminosos, no Complexo da Maré, na zona norte do Rio. Veja quem era o policial.
Quando a água do mar está mais próxima da Lua, aquela é atraída por esta com uma força de maior intensidade do que nos demais pontos. Enquanto isso, na parte oposta da Terra, a água tende a afastar-se. Consequentemente, nos pontos intermediários, o nível do mar abaixa e ocorre a maré baixa.
O Terceiro Comando Puro atua no Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro, Salsa e Merengue, Nova Maré, Conjunto Bento Ribeiro Dantas, Conjunto Esperança, Vila do João, Vila dos Pinheiros e Conjunto Pinheiros, somando 48,6% da população total.
O nível da água está descendo neste momento. Ficam 27 minutos para a baixa-mar. Hoje sábado, 19 de outubro de 2024, amanheceu em Rio de Janeiro às 5:16:17 e o pôr do sol foi às 17:59:02.
Levantamento inédito em periferias, o Censo Maré revela perfil da população do maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro. Com 140 mil habitantes, Maré é maior do que 96% dos municípios brasileiros e pode ser considerada uma cidade de médio porte.
Complexo da Maré é um aglomerado de favelas cariocas localizadas no bairro da Maré, criado em 1994, compreende um conjunto de 17 comunidades onde moram cerca de 140 mil pessoas. A região margeia a Baía de Guanabara e está localizada entre importantes vias rodoviárias que cortam a cidade do Rio de Janeiro.
As favelas que formam todo o conjunto são: Baixa do Sapateiro, Morro do Timbau, Parque Maré, Nova Maré, Nova Holanda, Rubens Vaz, Parque União, Conjunto Esperança, Conjunto Pinheiros, Vila do Pinheiro, Mandacaru, Vila do João, 'Salsa e Merengue', Marcílio Dias, Roquete Pinto, Praia de Ramos, Bento Ribeiro Dantas.
Na última segunda feira (24/06), o Complexo da Maré viveu momentos de terror com a entrada do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que terminou com a morte de dez pessoas, incluindo um sargento do Bope.
Operações e remoções impactam a vida dos moradores e geram múltiplas de violações. Em 2024, a Maré já viveu 37 operações policiais. Em agosto foram 13 dias consecutivos de operações.
Principal alvo da operação da Polícia Civil no Complexo da Maré, na zona norte do Rio, na manhã desta quarta-feira (3), o traficante Jorge Luís Moura Barbosa, o Alvarenga, possui 86 anotações criminais e é autor em 175 inquéritos. No entanto, aos 44 anos, nunca foi preso.
Entre as atividades criminosas praticadas por Thiago da Silva Folly, o TH, Michael de Souza Malveria, o Mangolê ou Bill, Luiz Carlos de Lomba, o Chocolate, e Cria, estão também a organização de bailes funks, onde eles conseguem atrair bastante público e aumentar seus lucros ilegais com a venda de droga, bebidas e até ...
O Baile da Disney, onde ela foi vista com o colar, é tradicional na Vila do João, no Complexo da Maré. Thiago da Silva Folly, conhecido como TH da Maré, chefe do tráfico, é um dos alvos das autoridades. O Irineu é a iniciativa do GLOBO para oferecer aplicações de inteligência artificial aos leitores.
Segundo a investigação, TH da Maré é o chefe da parte operacional da organização criminosa, concentrando ainda o recolhimento de taxas impostas a mototaxistas que trabalham nas comunidades.
Foi sequestrado e morto em 2005, em Engenho Grande, em Saquarema, na região dos Lagos. O filho, Rômulo Oliveira da Silva, o Furacão, assumiu a favela comandada pelo pai. Chefe do tráfico na Maré.