O atual nome Redenção, oficializado em 1889, faz referência ao fato da cidade ter entrado para a história como a primeira no Brasil a libertar totalmente seus escravos. Isso ocorreu por declaração, em 1º de janeiro de 1883, resultante de sugestão de Deocleciano Ribeiro de Menezes.
Em 27 de agosto de 1883, uma violenta erupção vulcânica destruiu dois terços da pequena ilha de Krakatoa, cujo arquipélago de mesmo nome se situa entre as ilhas de Java e Sumatra, as duas maiores porções de terra que compõem a Indonésia.
22 de março: Revolta do Ano da Fumaça, em Ouro Preto, na então Província de Minas Gerais. 26 de abril: Revolta do Forte do Mar na Bahia. 13 de maio: Revolta de Carrancas: rebelião escrava nas propriedades da família Junqueira, ao sul da província de Minas Gerais. 17 de maio: Fundação do município de Nazaré da Mata.
É o estopim da Guerra dos Mil Dias. Em 17 de outubro de 1899, liberais radicais começaram a atacar em diversas cidades no departamento (equivalente a um estado no Brasil) de Santander, pegando de surpresa as tropas do governo. Seguiram vitoriosos por vários dias, até serem derrotados no rio Magdalena, em 24 de outubro.
A última guerra entre povos do Rio Grande do Sul foi a Revolução de 1923, em alusão ao ano em que ela começou e terminou. Nessa época, o Estado estava dividido entre os aliados de Borges de Medeiros, que foi reeleito presidente do Rio Grande do Sul em 1923, e os aliados de Assis Brasil, seu opositor.
A Revolução de 1923 encerrou o “século revolucionário” gaúcho, iniciado com a Revolução Farroupilha (1835-1845) e seguido pela Revolução Federalista (1893-1895).
A Revolta Paulista de 1924 foi a segunda revolta tenentista ocorrida no Brasil. Os tenentistas eram contra o domínio das oligarquias e queriam derrubar o governo de Artur Bernardes. Eles iniciaram a revolta no dia 5 de julho de 1924, dois anos depois da Revolta do Forte de Copacabana.
No dia 15 de novembro de 1889, Deodoro da Fonseca e um grupo de militares proclamaram a República no Rio de Janeiro. O Palácio Imperial foi cercado, e Dom Pedro II foi destituído do trono. O evento marcou o início da República no Brasil.
Brasil Império é o nome dado ao período que se estendeu de 1822 a 1889. A independência do Brasil marcou o início do período imperial, que foi encerrado com a Proclamação da República.
No dia 18 de outubro de 1899, foram registrados oficialmente os primeiros casos de peste bubônica no Brasil em Santos (SP). A conclusão foi referendada pelo doutor Vital Brazil, que viria a ser o primeiro diretor do Instituto Butantan.
Há exatos 191 anos atrás, em 13 de maio de 1833, aconteceu a Revolta de Carrancas. Dois anos depois, em 13 de maio de 1835, quatro insurgentes da Revolta dos Malês foram executados.
Em 1886, a Câmara Geral proibiu o açoite e após mais de 350 anos de escravidão e um processo longo que custou a vida de muitos, em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea aboliu a prática no país, declarando em seu artigo primeiro a extinção da escravidão no Brasil.
A trama segue James Dutton (Tim McGraw), avô de John Dutton, enquanto tenta construir o que virá a se tornar o grande rancho Yellowstone. Ele leva a mulher Margaret (Faith Hill) e os filhos Elsa e John, na expectativa de construir uma vida melhor.
A morte interrompe tudo isso. A mocinha é alvejada por uma flecha. Acontece durante um confronto terrível em que ela enfrenta índios que acreditam terem sido atacados pelo grupo dos Dutton. É um grande mal-entendido, mas, antes que tudo se esclareça, Elsa sofre o ataque fatal.
A Revolta de Carrancas foi uma das rebeliões escravas mais sangrentas da história do sudeste do Império brasileiro. Iniciada no começo da tarde do dia 13 de maio de 1833, nas fazendas dos Junqueira, resultou na morte de 09 membros da família senhorial, duas pessoas de "cor", um agregado e cinco escravos.
Ilha de Vera Cruz foi o primeiro nome dado ao Brasil. Isso porque a expedição de Pedro Álvares Cabral carregava lascas do que se supunha ser a verdadeira (vera) cruz em que Cristo fora crucificado.
Brasuca ou Brazuca (pronúncia: /bɾa'zukɐ/) é uma gíria para designar os brasileiros ou algo de origem no Brasil. O termo foi cunhado em Portugal, inicialmente com caráter depreciativo, em contraposição ao termo "portuga". Neste país, também se usa a redução "zuca", com o mesmo sentido.
Por que o Brasil deixou de ser Estados Unidos do Brasil?
Segundo o jurista José de Almeida Melo, autor do livro Direito Constitucional do Brasil, os militares queriam evitar que o nome oficial fosse confundido com o dos EUA. Outras fontes apontam que o governo militar queria assinalar uma mudança radical com o passado e salientar as mudanças pela qual o país passava.
Porque a família real foi expulsa do Brasil em 1889?
A Proclamação da República aconteceu em 15 de novembro de 1889 e foi motivada pela insatisfação de diferentes grupos da sociedade, sobretudo os militares, com a monarquia. A crise da monarquia fez com que civis e militares organizassem um golpe para derrubar a monarquia, em 15 de novembro de 1889. Ouça o texto abaixo!
Com isso, marechal Deodoro da Fonseca acabou tornando-se o primeiro presidente do Brasil. A proclamação foi fruto da crise do império e sua incapacidade de atender as novas demandas que foram surgindo na sociedade brasileira.
A criação da Previdência Social no Brasil completa hoje, 24 de janeiro, 100 anos de sua criação com a sanção do Decreto Legislativo nº 4.682/1923, também conhecido como Lei Eloy Chaves, deputado federal paulista que a redigiu e emprestou seu nome ao projeto de lei.
O dia 13 de maio é conhecido por ter sido o dia em que a escravatura foi abolida do Brasil, em 1888. A abolição da escravatura foi abolida por meio da Lei Áurea, libertando mais de 700 mil escravos. Essa conquista foi fruto da luta dos escravos, do movimento abolicionista e da sociedade civil brasileira.
A primeira exibição do telefone para o público ocorreu em 4 de julho de 1876, na Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos. D. Pedro II, então imperador do Brasil, era um dos presentes no evento e logo se encantou pela novidade.