A chegada em Cabo Verde deu-se em 22 de março de 1500, e, alguns dias depois, em 9 de abril, os navios da expedição cruzaram a Linha do Equador. Em 21 de abril, os membros da expedição avistaram sinais de terra, e, no dia seguinte, 22 de abril, foi avistado o monte Pascoal, na região de Cabrália, Bahia.
A data de 21 de abril relembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, símbolo da Inconfidência Mineira. O movimento surgiu em Minas Gerais e planejava o fim do domínio de Portugal sobre o Brasil, visando o estabelecimento de uma República.
Tiradentes ficou preso por três anos, esperando seu julgamento. Todos os outros homens envolvidos na Inconfidência Mineira escaparam de uma pena maior, já que possuíam muitos bens; a maioria optou pelo exílio. Apenas Tiradentes foi condenado à pior das punições: em 21 de abril de 1792, foi enforcado e esquartejado.
O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, representando um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV. Esse acontecimento também é chamado por alguns de “DESCOBRIMENTO DO BRASIL”.
Em 23 de abril de 1500, Cabral autorizou um grupo de homens a ir para a terra explorar o litoral. Lá eles tiveram contato com os nativos, e esse foi o primeiro contato feito pelos portugueses com os indígenas. Esse momento foi pacífico e contou com a troca de presentes entre os dois lados.
Documentário "O Descobrimento do Brasil em 22 de abril de 1500"
O que foi celebrado no dia 26 de abril de 1500?
O dia 26 de abril de 1500 era um domingo de Páscoa. Pela manhã, Pedro Álvares Cabral, que havia atingido o litoral do novo território em 22 de abril, determinou que fosse rezada uma missa. O local escolhido foi um ilhéu, onde foi armado um altar.
Este momento é muitas vezes entendido como sendo o do avistamento da terra que então denominaram por Ilha da Vera Cruz, nas imediações do Monte Pascoal, pela armada comandada por Pedro Álvares Cabral, ocorrida no dia 22 de abril de 1500. Esta descoberta inscreve-se nos chamados descobrimentos portugueses.
Aos 33 anos, um português saiu de Lisboa ao meio dia após um grande evento no dia anterior com a presença do rei e uma grande multidão. Cinco dias depois da partida, a frota passou pelas Ilhas Canárias, depois Cabo Verde.
1500 — Pedro Álvares Cabral toma posse da "Ilha de Vera Cruz" (atual Brasil) em nome do rei Manuel II de Portugal. 1553 — Duarte da Costa é nomeado pelo rei João III de Portugal como governador-geral do Estado do Brasil em substituição a Tomé de Sousa.
EM 21 DE ABRIL DE 1792, TIRADENTES FOI ENFORCADO ACUSADO DE LIDERAR UM MOVIMENTO DE INDEPENDÊNCIA DE PARTE DO BRASIL. C,ONHEÇA UM POUCO DESSA HISTÓRIA NA REPORTAGEM DE RODRIGO RESENDE. A escola de samba Império Serrano foi fundada em 1947 e em 1948 já havia conquistado o seu primeiro título.
O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, é um feriado nacional que foi estabelecido em homenagem a Tiradentes, ícone da Inconfidência Mineira que foi executado em 1792. O Dia de Tiradentes homenageia o herói da Inconfidência Mineira que foi morto em 21 de abril de 1792.
Tiradentes participou ativamente da Inconfidência Mineira e foi um dos principais articuladores desse movimento, que ocorreu entre os anos de 1788 e 1789 e que, entre outros dessa época, contestava o poder que a Coroa portuguesa exercia sobre o Brasil Colônia.
O Dia de Tiradentes, celebrado em 21 de abril, consta no calendário brasileiro como uma homenagem a Tiradentes, personagem de nossa história que ficou conhecido por ter sido enforcado pela sua participação na conspiração que foi planejada contra a Coroa portuguesa, a Inconfidência Mineira.
É correto dizer que o Brasil foi descoberto pelos portugueses?
Na realidade, Portugal não descobriu o Brasil, ele ocupou, invadiu, submetendo dessa maneira diversas nações indígenas. Se o Brasil já possuía uma população indígena, local, não se trata de uma descoberta, e sim de uma conquista.
Quem foi o líder da expedição que chegou ao Brasil em 1500?
Pedro Álvares Cabral foi o líder de uma expedição composta por 13 embarcações e cerca de 1200 homens. O primeiro ponto do Brasil avistado pelos portugueses foi a região do Monte Pascoal, na Bahia, no dia 22 de abril de 1500.
Ouça o texto abaixo! O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.
No dia 24 de abril, dois dias após a chegada, ocorreu o primeiro contato entre os indígenas brasileiros que habitavam a região e os portugueses. De acordo com os relatos da Carta de Pero Vaz de Caminha foi um encontro pacífico e de estranhamento, em função da grande diferença cultural entre estes dois povos.
O que aconteceu no dia 22 de abril de 1500 nas terras que hoje são o Brasil?
No dia 22 de abril de 1500, as caravelas portuguesas chegaram pela primeira vez na Costa do Descobrimento, como passou a ser conhecida a região no sul da Bahia que compreende os municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Belmonte.
Que realizou a primeira do Brasil no dia 26 de abril de 1500?
A primeira missa na história do Brasil foi realizada em 26 de abril de 1500, conduzida pelo Frei Henrique de Coimbra, na praia Coroa Vermelha, no litoral da Bahia. A primeira missa no Brasil foi uma cerimônia católica realizada aqui em 26 de abril de 1500.
Que realizou a primeira missa do Brasil no dia 26 de abril de 1500?
A primeira missa no Brasil foi celebrada por Henrique de Coimbra, frade e bispo português, no dia 26 de abril de 1500 (6 de maio, no calendário atual), um domingo, na praia da Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, no litoral sul da Bahia.
Em dezembro de 1930, um decreto promulgado no governo de Getúlio Vargas consolidou a celebração do descobrimento em 22 de abril. No entanto, o texto retirou a data do calendário de feriados nacionais. Sobrou como feriado o dia 21 de abril, em que o país lembra a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.