A morte de Carlos Magno aconteceu em 814 e, depois disso, o Império Carolíngio se enfraqueceu. O seu filho, Luís, o Piedoso, governou o reino até 843, mas como não tinha a mesma competência de seu pai, foi enxergado como um rei fraco e que contribuiu para enfraquecer o poder da dinastia carolíngia.
Com a morte de Carlos Magno, em 813, o poder passou para seu filho Luís, o Piedoso, que governou até 840. Fortemente influenciado pela Igreja, Luís foi um monarca fraco.
Carlos Magno morreu em 814. Ele foi sepultado na Catedral de Aachen, em sua capital imperial de Aachen. Ele se casou pelo menos quatro vezes e teve três filhos legítimos que viveram até a idade adulta. Apenas o mais jovem deles, Luís, o Piedoso, sobreviveu para sucedê-lo.
A língua materna de Carlos Magno, por exemplo, era o frâncico renano (que faz parte do alemão médio ocidental) e não mais o velho frâncico dos merovíngios, pois sua linhagem adotara a língua local da região onde se estabelecera.
A Igreja católica aliou-se a Carlos Magno, pois desejava a proteção de um soberano poderoso e cristão que possibilitasse a expansão do cristianismo. Durante o governo de Carlos Magno, muitas terras do império foram concedidas em beneficium a diversos nobres locais.
E que dizer de Pepino, "O Breve", filho de Carlos Martel? Com 1,12 m (não é erro; é mesmo 1,12 m), Pepino foi um dos maiores heróis bélicos da França. Derrotou com bravura os saxões, os bávaros, os lombardos.
Carlos Magno, rei dos Francos, foi coroado imperador do Sacro Império Romano pelo papa Leão III, na antiga Basílica de S. Pedro, a 25 de dezembro de 800.
Aachen, a cidade de Carlos Magno. A cidade antigamente chamada de Aquis-granum (em latim) e Aix-la-Chapelle (em francês), foi a cidade que o grande imperador dos francos, Carlos Magno, escolheu para fazer a sede de seu império.
Em 2020, Talles sofreu uma lesão no quinto metatarso quando estava de férias no carnaval, após pisar em falso numa pedra. Passou quase 3 meses se recuperando da lesão, enquanto os torneios estavam parados por causa do coronavirus.
Carlos deu ordens para copiar todos os livros em latim que conseguiu, e muitas obras latinas só existem hoje porque ele guardou na sua biblioteca e mandou cópias para os que solicitavam", afirmou o pesquisador em seu vídeo. O imperador medieval pereceu em 814, aos 72 anos — sendo que 47 desses haviam sido no poder.
Biografia. Ele era o filho mais novo de Carlos Martel e Rotruda. O seu apelido apareceu tarde na historiografia e é devido ao seu pequeno tamanho, "breve" significava "Curto" na época.
Para consagrar a unidade política dos territórios conquistados, o rei Clovis firmou alianças com os bispos da Gália. Depois da vitória contra os alamanos na Batalha de Tolbiac (496), Clovis converteu-se ao cristianismo.
Depois da morte de Carlos Magno em 814, seu filho Luiz I, o piedoso, assumiu o poder. apesar de uma série de problemas políticos, o império ainda se Manteve Unido no seu reinado.
O Tratado de Verdun, ou Verdum, assinado no mês de agosto de 843, foi um dos primeiros tratados que dividiram o Império Carolíngio em três reinos entre os três filhos sobreviventes de Luís, o Piedoso, o filho e sucessor de Carlos Magno.
Qual a relação de Pepino, o Breve com a Igreja Católica?
Pepino, o Breve, teve o seu poder sobre o trono franco reconhecido pela Igreja Católica e, em troca, ele reconhecia o direito da Igreja de deter terras ao redor de Roma. Foi um acordo que garantiu posses à Igreja e poder político e títulos para os carolíngios.
Com a morte de Pepino, o Breve, os seus filhos, Carlos e Carlomano recebem o título em conjunto de Rei. Eles dividiram o reinado durante três anos, até a morte precoce de Carlomano. A partir de então, em 771, Carlos Magno assume a parte do reino que estava sob o domínio de seu irmão.
O mordomo do palácio (ou do paço) ou prefeito do palácio (ou do paço) era um dos mais altos dignitários de alguns estados medievais europeus, nomeadamente dos reinos francos dos séculos VII e VIII, sendo responsável pela administração da casa real.
Rei Luís II da Bavária. Ouça o texto abaixo! Monarca carolíngio da Bavária (817-843), da Saxônia e da Germânia (843-876), as três regiões do Reino francês Oriental, tornando-se, assim, o primeiro soberano da Alemanha. Filho de Luís I o Piedoso e da princesa Irmengard (ou Hildegarda), e neto de Carlos Magno.