Durante boa parte da história da humanidade, quem escrevia com a mão esquerda sofria preconceito cultural, social e religioso. E houve casos até de pessoas queimadas vivas por “tamanho sacrilégio”. O que já foi considerado bruxaria, maldição ou superstição é, tão somente, uma questão de genética.
Durante boa parte da história da humanidade, o lado esquerdo e os que utilizam mais essa mão foram vítimas de preconceito cultural, social e religioso.
No evangelho de Mateus, Jesus coloca os seguidores de Deus (ovelhas) à sua direita, e os não-seguidores (cabras), no lado esquerdo (Mateus 25:33). A Igreja Católica sustentou por mais de mil anos que todo canhoto havia sido criado pelo diabo, era obra do diabo, e que todo e qualquer canhoto era mau e diabólico.
Durante boa parte da história da humanidade, quem escrevia com a mão esquerda sofria preconceito cultural, social e religioso. E houve casos até de pessoas queimadas vivas por “tamanho sacrilégio”. O que já foi considerado bruxaria, maldição ou superstição é, tão somente, uma questão de genética.
Eúde ou Eud (em hebraico: אֵהוּד בֶּן־גֵּרָא, ʾĒhūḏ ben‑Gērāʾ), também chamado de Ben‑Gera, foi o segundo juiz de Israel seguinte a Otniel. Ele era filho de Gera, da Tribo de Benjamim, e era canhoto.
Em geral, os canhotos apresentam um maior desenvolvimento do hemisfério cerebral direito, que é especializado em processos como o raciocínio espacial e a capacidade para fazer rotações de representações mentais de objetos.
O que tem de especial em pessoas que são canhotos?
Em pessoas destras, o hemisfério esquerdo, que geralmente controla a linguagem e as habilidades motoras finas da mão direita, é mais dominante. Em canhotos, essa dominância pode ser invertida ou mais distribuída entre os dois hemisférios. Essa distribuição pode influenciar uma variedade de funções cognitivas e motoras.
Essa vantagem torna-os mais imaginativos e permite um melhor raciocínio no que toca ao processamento da informação. Entre as atividades em que os canhotos se destacam está a condução de automóveis, a prática desportiva ou a destreza nos jogos de vídeo.
Nada na Bíblia sugere que canhotos sejam inferiores ou superiores aos destros, mas uma história mostra como um canhoto foi especialmente capacitado para uma missão importante. Por causa do pecado do povo de Israel, Deus entregou seu povo escolhido nas mãos dos moabitas, e estes oprimiram os israelitas por dezoito anos.
Alguns canhotos famosos: Bill Gates, Napoleão Bonaparte, Leonardo da Vinci, Marie Curie, Jimi Hendrix, Scarlett Johansson, Elizabeth II da Inglaterra, Paul McCartney, Greta Garbo e Ned Flanders.
Portanto, o cérebro canhoto é mais sensível, criativo e imaginativo. Exemplos de artistas famosos canhotos são o ex-Beatle Paul McCartney e Kurt Cobain, do Nirvana.
O que faz com que alguém seja canhoto ou destro? Bem, não sabemos totalmente, mas parece que o fenômeno tem raízes no cérebro. Um estudo inovador em 2021 examinou quase 32 mil cérebros e observou que o lado direito do cérebro era mais proeminente em tamanho em canhotos do que em destros.
É algo inato, já determinado no nascimento, que costuma ser estabelecido por volta dos sete anos de idade, quando a criança começa a escrever. A genética, inclusive, não têm grande peso. Na maioria das vezes, filhos de canhotos não serão canhotos — apenas 25% deles têm chance de serem iguais a seus pais.
Lawrence University, de Nova York, descobriram que, entre as pessoas com QI acima de 140, a maioria era canhota. O QI considerado normal é entre 90 e 109.
Os canhotos vivem menos tempo? Mito. Há mais de 20 anos que os cientistas sabem que ser esquerdino não está relacionado com um aumento da mortalidade, como mostrou um estudo britânico de 1994.
Na verdade, 70% dos canhotos também processam a linguagem no hemisfério esquerdo. Por que a porcentagem é menor (e não o inverso, ainda não se sabe. Os pesquisadores descobriram muitas outras especializações ou "assimetrias" além da linguagem.
O folclore cristão medieval dizia que o próprio Diabo era canhoto e batizava seus seguidores com a mão esquerda. Na Idade Média, os canhotos também eram alvos fáceis de ir para a fogueira, acusados de bruxaria, adoradores do Diabo entre outras gentilezas.
É verdade que os destros vivem mais que os canhotos?
Nesse sentido, há até publicações que sugerem, baseando-se num estudo publicado em 1991, que “os canhotos vivem em média 9 anos a menos que as pessoas destras”.
Ser canhoto é uma questão genética? Alguns estudos afirmam que a genética é uma das causas de ser canhoto. Uma criança que tem um pai canhoto, tem aproximadamente 10 por cento de probabilidade de sê-lo também. No caso que seja a mãe canhota, esta probabilidade aumenta 20 por cento.
Existem diversas teorias para explicar a existência de canhotos. Alguns pesquisadores afirmam que o principal fator da existência de canhotos está no ventre da mãe e a causa seria hormonal; outros acreditam que é um comportamento de origem genética.
Acredite ou não, a Bíblia retrata canhotos no ministério. Veja Juízes 3:15: “Novamente os israelitas clamaram ao Senhor, e ele lhes deu um libertador – Eúde, um homem canhoto…” Suponho que você nunca ouviu falar de Eúde, sei que não tinha até Conheci alguns canhotos tentando responder ao seu chamado….
Canhoto, esquerdino, esquerdo ou sinistrômano ou sinistrómano é o indivíduo que utiliza mais os membros esquerdos do que os membros direitos para os seus afazeres.