A enoxaparina 60 mg/0,6 mL injetável favorece a coagulação sanguínea nos casos de trombofilia, tendência natural ao desenvolvimento da trombose (formação de coágulos de sangue, também chamados de trombos).
Quais alimentos podem evitar a trombose? Vamos primeiro falar das vitaminas? Alimentos ricos em vitamina C fortalecem as paredes das veias, por isso, laranja, limão, abacaxi, goiaba e couve, brócolis, pimentão amarelo, entre tantos outros alimentos, são essenciais para evitar a doença.
Quando há uma trombose, um dos sinais mais comuns é a presença de dor. Por vezes, ela se assemelha a uma pressão bem forte, mas também pode ser do tipo latejante. Além disso, é possível que a pessoa sinta dormência e formigamento na região afetada.
As placas de gordura que se depositam nas artérias causando a trombose têm como suas principais causas o tabagismo, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes e a elevação dos níveis de gorduras no sangue (dislipidemia).
Alimentos à base de vitamina K são essenciais para o combate de doenças como a trombose e a trombocitopenia. Na formação capilar, ela dá força para os cabelos. Além da coagulação sanguínea, a vitamina influi na síntese de proteínas do plasma (sangue), rins e tecidos.
✅Caminhadas: As caminhadas são uma excelente forma de exercício aeróbico, já que melhora a circulação sanguínea, fortalece os músculos das pernas e reduz o risco de coágulos.
O que é bom para melhorar a circulação do sangue nas pernas?
Elevar as pernas por alguns minutos diariamente ajuda a evitar a má circulação. Ao deitar-se, ou mesmo quando se está sentado, eleve as pernas por pelo menos alguns minutos. Essa prática ajuda o sangue a retornar de maneira adequada ao coração.
Dentre os anticoagulantes naturais estão legumes, vegetais e raízes como alho, cebola, canela, gengibre, entre outros. Estes ativos podem colaborar, porém, nunca substituir um medicamento prescrito por um médico. Por isso, é indicado procurar auxílio para seguir o tratamento correto.
O tratamento para trombose na perna é feito com anticoagulantes. Essas medicações afinam o sangue, impedindo que a trombose se torne mais extensa ou que alguma parte do coágulo se desprenda.
O tratamento da trombose venosa profunda é feito com o uso de remédios como enoxaparina, fondaparinux ou alteplase, que reduzem a coagulação sanguínea evitando que o trombo na veia aumente de tamanho e a formação de novos coágulos, ou dissolvendo o coágulo do sangue.
Este é um dos sinais da trombose venosa profunda, uma doença grave potencialmente causada pela formação de coágulos, em geral, nas pernas – na região da panturrilha e até nas coxas.
Presente em alimentos como ovos, trigo, amêndoas, abacates e vegetais de folhas escuras, a vitamina E é um anticoagulante eficaz. Promove a formação de glóbulos vermelhos e dilata os vasos sanguíneos, melhorando a circulação e reduzindo o risco de coágulos.
– Andar sempre que possível. Ao trabalhar muitas horas sentado, levante-se para tomar água ou café, olhar a rua, ir ao banheiro; – Usar meias elásticas especialmente se tiver varizes; – Não se automedicar.
As principais recomendações para quem teve trombose são: uso de meias elásticas, evitar permanecer longos períodos em pé ou sentado, praticar atividade física (conforme liberação do vascular), sempre que possível dormir com as pernas ligeiramente elevadas e usar de sapatos confortáveis.
Por conta disso, a prática de exercícios físicos é uma grande aliada contra a trombose, já que dessa forma você estará movimentando os músculos dos membros inferiores. Quanto mais esses músculos forem movimentados, maior será o fluxo sanguíneo e menor é o risco da formação dos coágulos nos vasos.
Outra propriedade da vitamina C é que ela é anticoagulante, logo evita que se forme trombos o qual impede que haja uma boa circulação. É verdade que as frutas cítricas (laranja, acerola, limão) ajudam no bom funcionamento dos vasos? Se sim, como isso acontece? Sim.
Os alimentos folhosos verde escuro, os preparados à base de óleo, as oleaginosas e frutas como o kiwi, abacate, uva, ameixa e figo contém teores significativos de vitamina K. Assim, o efeito desse anticoagulante pode ser reduzido pelo consumo excessivo de vitamina K na dieta.
“Também temos a cebola, que é rica em adenosina e tem a mesma função de bloquear a agregação dessas plaquetas e são popularmente conhecidos por essa função de 'afinar o sangue'”, completa.
A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia.
Alguns fatores como predisposição genética, idade mais avançada, colesterol elevado, cirurgias e hospitalizações prolongadas, obesidade, uso de anticoncepcionais, consumo de álcool, fumo, falta de movimentação, aumentam o risco de desenvolver trombose.
Alguns fatores podem aumentar as probabilidades de trombose, como o histórico familiar, tabagismo, obesidade, uso de anticoncepcional, reposição hormonal, neoplasia (câncer), trombofilias (facilidade em formar coágulos no sangue), alterações hormonais causadas pela gestação e/ou parto, trauma, pós-operatórios, viagens ...