Porque a raiz do dente apodrece?
As principais causas do dente podre envolvem má escovação, higiene bucal insuficiente, pouca ingestão de água, má alimentação, falta de cuidado com as cáries em fase inicial, falta de visitas regulares ao dentista etc.O que causa desgaste na raiz do dente?
Erosão do tecido dentário. Falando em tecido dentário, a erosão é uma das principais causas de dor na raiz do dente. Ela pode ser causada por fatores extrínsecos – consumo de alimentos e bebidas ácidas –, ou fatores intrínsecos – como nos casos de refluxo, quando os ácidos gástricos saem do estômago em direção à boca.O que faz a raiz do dente Necrosar?
De acordo com um estudo publicado na Revista Gaúcha de Odontologia, a causa mais frequente da necrose do tecido pulpar são as bactérias e suas toxinas. Após uma ou duas semanas da necrose, é possível que o problema se estenda para a formação de uma lesão periapical (resposta inflamatória na raiz do dente).O que causa cárie na raiz do dente?
Alimentação inadequada. Assim como outras partes do corpo, a alimentação também impacta a saúde bucal. Afinal, ter uma dieta rica em carboidratos (açúcar) e substâncias ácidas, estimula o desgaste da raiz exposta. Isso cria as condições adequadas para a formação de placa bacteriana e o desenvolvimento de cáries.CORONECTOMIA: O QUE ACONTECE COM A RAIZ DO DENTE ? DRA. DANIELLE SALES
Como saber se a cárie já atingiu a raiz?
Quais os sintomas da cárie na raiz do dente?
- sensibilidade ao calor e frio;
- dor de dente constante e aguda na região afetada;
- dor durante a mastigação;
- inchaço e vermelhidão na gengiva ao redor do dente cariado;
- sensação de que o dente está solto;
- rachaduras no esmalte do dente;
- retração do tecido gengival;
O que causa lesão na raiz do dente?
A polpa dentária pode ficar exposta devido a fraturas, cáries ou desmineralização do dente. Dentre as fraturas, quedas e pancadas podem ser os motivos causadores de trauma, levando a uma lesão da polpa. Além disso, bruxismo e mastigação incorreta podem levar a esses traumas.O que causa a morte da raiz do dente?
Por que essa condição acontece? As principais causas de dente morto são o trauma e a cárie. No primeiro caso, o popular nervo dental é atingido por uma força externa e, na segunda opção, a ação de micro-organismos deteriora a dentição, comprometendo completamente a vitalidade da polpa dentária.Tem como salvar um dente necrosado?
Infelizmente, não há muitas opções para esta condição. Os tratamentos para tratar um dente com necrose são endodontia ou extracção dentária. Quando a gravidade da necrose for considerável e for impossível salvar o dente, será necessária uma extracção.Quais os sintomas de dente necrosado?
Quando a necrose pulpar se instala, o paciente normalmente sente um incômodo ao mastigar, já que o dente fica mais sensível do que o normal, pode apresentar também uma fístula com drenagem de secreção purulenta e em casos mais severos pode ocorrer um edema em face e febre.O que é bom para fortalecer a raiz do dente?
Alimentos ricos em cálcio, como leite e queijo, podem ajudar a fortalecer o esmalte dos dentes e prevenir a erosão dentária. Alimentos ricos em fibras, como frutas e vegetais crus, podem ajudar a limpar os dentes e estimular a produção de saliva, que ajuda a neutralizar os ácidos da boca.Como proteger a raiz do dente?
Prevenção: Para prevenir a exposição da raiz do dente, é importante adotar hábitos saudáveis de higiene bucal, como escovação suave com uma escova de cerdas macias, uso de fio dental regularmente e visitas periódicas ao dentista para avaliação e limpeza profissional.Como recuperar a raiz do dente?
Como a exposição da raiz do dente acontece por falta de tecido gengival, podemos corrigir esse problema por meio de uma técnica cirúrgica que faz um enxerto de tecido nesse local. Nesse caso, retiramos uma pequena porção de gengiva de outro local da boca do paciente e fixamos onde ela está faltando.O que apodrece a raiz?
A podridão das raízes é uma doença característica de plantios, mas pode ser encontrada em viveiros. Ocorre a murcha e morte de mudas, lesões necróticas em raízes, causado pelo ataque do fungo.Como saber se seu dente está apodrecendo?
Quais são os sintomas de dente "podre"?
- Dor de dente intensa;
- Sensibilidade dentária;
- Desconforto ao consumir alimentos doces, quentes ou frios;
- Buracos nos dentes;
- Manchas brancas ou escuras;
- Inchaço e pus na gengiva;
- Mau hálito ou gosto desagradável na boca;
- Dentes que quebram com facilidade e caem.
Como saber se a raiz do dente está danificada?
Em alguns casos é possível ver a quebra da raiz em radiografia, quando a raiz se movimentou e já separou um lado do outro, porém nem sempre será possível. Sendo assim, se já há uma suspeita e na radiografia não apareceu, recomenda-se fazer a tomografia para maior precisão no diagnóstico.O que fazer quando a raiz do dente está necrosada?
O tratamento de canal é a melhor alternativa para tratar um dente que evoluiu para necrose pulpar e ainda não evoluiu para sintomatologia aguda. Isto se deve ao fato do tratamento endodôntico conseguir acessar o local da infecção, neutralizar e curar a lesão instalada quando bem realizado.O que é cárie morta?
O que é a cárie inativa? A cárie inativa nada mais é do que uma lesão estagnada. A bactérias iniciam o processo de danificação do dente, mas por algum motivo, como a melhora da higiene bucal ou a remoção de placas dentárias, acabam não evoluindo e não chegam a corroer o esmalte dos dentes.Pode extrair dente necrosado?
Além dos casos que citamos anteriormente, a extração dentária também pode ser indicada para dentes fraturados, dentes necrosados sem estrutura adequada e dentes com mobilidade muito acentuada.O que fazer quando a raiz do dente apodrece?
Tratamento de canalO procedimento consiste na remoção do tecido morto e da raiz do dente. Quando a cárie é extensa a ponto de enfraquecer a estrutura do dente, como é o caso de um dente podre na raiz, os(as) dentistas também podem optar por aplicar uma cobertura artificial de proteção chamada de coroa.
O que pode matar a raiz do dente?
Quando uma lesão ou cárie profunda danifica a polpa do dente, esta pode infeccionar e até sofrer uma necrose (morte do tecido orgânico). Assim, esse problema chega até mesmo à raiz do dente. Nesses casos, o profissional especializado — dentista ou endodontista — realiza o tratamento de canal.O que é bom para matar o nervo do dente?
Geralmente, os remédios para dor no nervo do dente são antiinflamatórios e anestésicos, como paracetamol, ibuprofeno, naproxeno, nimesulida, cetoprofeno, diclofenaco, benzocaína (tópico), lidocaína (tópico) etc. O dentista também pode aplicar anestesia diretamente no nervo do dente.Como saber se a raiz do dente está morta?
Normalmente, quando o nervo do dente fica morto, existe um escurecimento do dente que está sofrendo esse problema. “Mas esse elemento também pode ficar dolorido ao toque e até mesmo surgir uma fístula na gengiva na direção do dente”, explica Claudio. Nesse segundo caso, ocorre também a saída de pus.Quais os sintomas de câncer na raiz do dente?
Sinais de alerta
- Perda de peso.
- Tumor firme no pescoço.
- Uma dor de garganta que não desaparece.
- Dificuldade em engolir.