Hoje, no texto do Evangelho, encontramo-nos com Jesus que, mais uma vez, toca a vida e o coração das pessoas. Desta vez o cego Bartimeu é tocado por Ele. Quando vê que Jesus está passando pelo caminho, corre ao seu encontro e começa a gritar, pedindo para ter piedade dele e que pudesse curá-lo.
Quando Jesus cura, Ele cura por inteiro, não apenas o corpo, mas também a alma. No caso do cego de nascença (cf. Jo 9, 1-41), não quer somente abrir os olhos do cego e dar-lhe a luz material, mas, sobretudo, quer penetrar-lhe a alma e também daqueles que o assistem e mostrar-lhes outra luz, a luz da fé.
46 Depois foram para Jericó. E saindo ele de Jericó com seus discípulos, e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. 47 E ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
Ao ouvir que Jesus o chamava, ele não pensou em seu único bem (a capa). Largou-a e imediatamente e foi ter com aquele que poderia fazê-lo voltar a enxergar (Marcos 10:50). Bartimeu, embora cego fisicamente, "viu" com os olhos da fé a Glória de Deus que se manifestaria através de Jesus com a cura de sua cegueira física.
O CEGO DE JERICÓ, Estudo Bíblico [ Marcos 10:46-52 ]
O que quer dizer em Marcos 10 46?
Hoje, no texto do Evangelho, encontramo-nos com Jesus que, mais uma vez, toca a vida e o coração das pessoas. Desta vez o cego Bartimeu é tocado por Ele. Quando vê que Jesus está passando pelo caminho, corre ao seu encontro e começa a gritar, pedindo para ter piedade dele e que pudesse curá-lo.
O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho.
Timeu (historiador) ou Timeu de Tauromênio foi um historiador grego, filho de Andrômaco, tirano de Tauromênio, na Sicília, Timeu nasceu por volta de 352 a.C. Estudou sob as ordens de Filisco, e foi banido da Sicília por Agátocles de Siracusa.
Por que Jesus fez lodo para curar o cego de nascença?
O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado. O homem era cego para que Jesus pudesse curá-lo e mostrar às pessoas o poder de Deus. Jesus fez um pouco de barro com a terra e colocou nos olhos do cego. Depois disse ao homem que lavasse os olhos.
E assim como na gênese do homem, Deus uniu sopro e saliva com o barro do terroso (Gn 2,7), assim Ele pega no barro e unta os olhos do cego. Os padres da Igreja já viam nesse barro feito por Jesus, um sinal da sua encarnação. Jesus usa e sacraliza a natureza, o pó da terra e a terapêutica saliva, para curar.
Trata-se de indicar aos catecúmenos o caminho que precisam percorrer antes do batismo. Este cego de nascença representa toda a humanidade, porque, em certo sentido, todos somos cegos enquanto não acolhamos Aquele que é Luz. Esta cegueira é a que impede ver a verdade que nos fará livres.
Porque o cego Bartimeu estava sentado à beira do caminho?
A multidão viu Bartimeu apenas como um mendigo a mais que incomodava com seus gritos. Bartimeu era um cego à beira do caminho que sabia enxergar com o coração e a fé, enquanto aqueles que tentam abafá-lo não percebiam que Jesus trazia a todos uma visão nova.
Bartimeu é descrito como cego e mendigo (tüflós e prosáites), o que significa que pertencia ao grupo dos “ptochoi”, sobrevivendo com recursos abaixo do mínimo vital. Estes autores descre- vem os “ptochoi” como os absolutamente pobres, aos quais faltava tudo.
Jesus e os discípulos chegaram à cidade de Jericó. Quando ele estava saindo da cidade, com os discípulos e uma grande multidão, encontrou um cego chamado Bartimeu, filho de Timeu. O cego estava sentado na beira do caminho, pedindo esmola.
Deixa a capa, Deus acredita em você! Ele sabe que você pode conquistar seu impossível, Ele vai te ajudar a medida que você fizer sua parte, Ele é Deus! O querer é seu, Deus não vai tirar a capa para você! O cego largou a capa, ele decidiu deixar a capa e se cobrir de Jesus Cristo!
Se Bartimeu fizesse referência à pessoa de Cristo como 'Jesus de Nazaré', estaria admitindo, com base no que era divulgado pelo povo, que Jesus era o filho de José, aquele que residia em Nazaré, uma cidade da Galileia ( Lc 1,26 ).
A expressão “filho de Davi” usada por Bartimeu (Mc 19:47) não identifica o pai biológico de Jesus, mas o seu descendente (Mt 1:1-17; Lc 3:23-38). Este também era um título atribuído ao Messias tão esperado pela nação judaica (2Sm 7:12, 13; Is 11:1,10).
Bartimeu teve disposição: Ele não estava desanimado, nem precisava falar para ele ter bom animo, porque o cego estava animadíssimo e disposto a receber o seu milagre.
Filho de Timeu. Um mendigo, cego, de Jericó, a quem Jesus Cristo deu vista (Mc 10.46), Mateus e Lucas descrevem o mesmo incidente (Mt 20.30 – Lc 18.35), mas Lucas conta que o milagre foi feito quando Jesus entrava na cidade e não quando saia.
Na época em que a Bíblia foi escrita, a cidade de Jericó era uma importante cidade da região da Palestina, no Oriente Médio. Ela era considerada uma cidade estratégica por causa da sua localização, próxima do Rio Jordão e do Mar Morto, e era um importante centro comercial e religioso.
Identificado pelo império Romano como uma pessoa perigosa aos seus objetivos, Timeu foi perseguido, preso e morto crucificado por causa das suas sedições. Mandaram cegar ao filho Bartimeu após a morte de seu pai para evitar que se tornasse um revoltoso ainda mais perigoso do que foi seu pai.
Robbins enfatiza que a cura do cego Bartimeu é a última das curas de Jesus em Marcos e tem uma função de transição, pois liga o ministério de Jesus sobre o sofrimento, morte e ressurreição do Filho do Homem em Marcos 8-10 com as atividades de Jesus, já como "Filho de David", em Jerusalém.