A teoria proposta por Arquimedes relata que, "Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."
Arquimedes de Siracusa foi um dos maiores matemáticos e inventores de todos os tempos, no entanto, sua descoberta mais famosa foi a da força de empuxo. De acordo com a lenda, Arquimedes descobriu o princípio do empuxo enquanto estava tomando um banho em sua banheira.
O Princípio de Arquimedes nos fala que todo corpo que se encontra imerso em um fluido recebe a ação de uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do corpo que está dentro do fluido.
Arquimedes estava no banho quando lhe ocorreu a solução para um problema que estava a resolver. Saiu a correr pelas ruas, nu, gritando "Eureka" (descobri) e ficava para a história o nascimento do princípio de Arquimedes. O AB Ciência recria, num experiência, este princípio com mais de dois mil anos.
Foi dele a celebre frase "De-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu moverei o mundo". Entre as suas memoráveis invenções conta-se a roldana composta, o parafuso tubular para bombear água, as lentes convexas e um planetário. Desenhou catapultas, com as quais Siracusa defendeu-se dos romanos.
AS OITO INVENÇÕES DE ARQUIMEDES | Quem Foi Arquimedes? A Real História de Arquimedes #Arquimedes
O que Arquimedes defendia?
A teoria proposta por Arquimedes relata que, "Todo corpo mergulhado num fluido em repouso sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo."
Foi durante um banho que Arquimedes percebeu que a água se elevava à medida que mergulhava seu corpo, e dessa forma descobriu que era possível resolver o problema da coroa. Foi assim, meio que ao acaso, que o princípio do empuxo foi descoberto.
Décadas depois, teoria de Einstein sobre buracos negros é comprovada. Certa vez, Albert Einstein teorizou o seguinte: se você estiver perto de um buraco negro, há uma área próxima a ele na qual é impossível evitar a queda dentro dele, pois ela “puxa” o que quer que seja.
Eureka é o passado em grego do verbo infinitivo heuriskéin, significando “Descobri!”. Virou interjeição graças à história de Arquimedes de Siracusa, desafiado pelo rei Hierão a comprovar sua suspeita: o seu ourives misturara prata ao ouro de sua coroa, para baratear os custos.
Qual foi a importância de Arquimedes para a humanidade?
O cientista ficou muito famoso por causa de suas revolucionárias invenções. O Parafuso de Arquimedes, utilizado para elevar água, e as catapultas, armas de guerra, são exemplos de criações desenvolvidas pelo físico. Outro importante invento do estudioso foi o uso das alavancas para mover cargas pesadas.
Considerando positivo o sentido de baixo para cima, o módulo da resultante das forças de pressão é: I = −FA + FB . em que V é o volume do corpo. Se o corpo flutuar, o volume a considerar é o da parte do corpo que está imersa no fluido.
O filósofo e matemático grego Pitágoras de Samos (aprox. 570 a.C. – aprox. 496 a.C.) é considerado por muitos como o “Pai da Matemática”. A vida de Pitágoras está envolvida em muitas lendas, por isso torna-se difícil relatar a sua história.
Ele tinha ouvido histórias sobre o túmulo de Arquimedes, mas nenhum dos moradores foi capaz de lhe dar a localização. Após algum tempo, ele encontrou o túmulo próximo ao Portão de Agrigentino em Siracusa, em condição negligenciada e coberto de arbustos.
O princípio de Arquimedes, por exemplo, é ampla- mente utilizado por ourives para a determinação da fração dos metais em ligas. A Equação de Bernoulli tem grande utilidade no estudo do sistema circulatório, sendo foco de pesquisas do mais alto nível no mundo todo.
O erro mais importante de Einstein foi sua oposição à mecânica quântica, cujas conclusões contraintuitivas nunca aceitou. Morreu antes que experimentos comprovassem que entre a intuição humana e as bizarrices quânticas a natureza sempre opta por estas últimas.
Albert Einstein afirmou “Eu acredito no Deus de Spinoza”. Ele não acreditava num Deus pessoal que se preocupasse com o destino e as ações dos seres humanos, uma visão que ele descreveu como ingênua. Ele ratificou, entretanto, que “não sou ateu”, preferindo chamar a si mesmo de agnóstico, ou de “descrente religioso”.
Porque Arquimedes gritou Eureka e explique como ele resolveu o problema do Rei?
Foi na casa de banho que ocorreu a cena clássica, onde Arquimedes teve um insight do problema. Ele percebeu que a quantidade de água que transbordava, era igual em volume ao seu próprio corpo. Vendo isso, ele sai correndo em direção ao palácio, gritando pelado pelas ruas EUREKA! EUREKA!
Quando imerso na água, o corpo parece pesar menos. Isso acontece em razão do Empuxo, ou seja, o líquido exerce uma força de baixo para cima no corpo preso ao fio, fazendo com que o equilíbrio da balança se quebre.
Arquimedes, físico, matemático e inventor, nasceu em Siracusa, Sicília, em 287 a.C. Filho de um astrônomo, acredita-se que conheceu a matemática através do pai. Foi educado em Alexandria, Egito, pelo mestre Canon de Samos.
Conta a lenda que Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso em um líquido sofre a ação de uma força, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força do líquido sobre o corpo chama-se empuxo.
A vida de Arquimedes deverá ter sido a de um verdadeiro cientista fortemente comprometido com a investigação, tanto pura como aplicada, e simultâneamente com a ajuda aos homens da sua cidade em questões e problemas práticos.