Os maiores polinizadores As abelhas fazem parte da biodiversidade da qual todos dependemos para nossa sobrevivência. Elas fornecem alimentos de alta qualidade – mel, geleia real e pólen – e outros produtos, como cera de abelha, própolis e veneno de abelha.
Na verdade, as picadas de abelhas não causam doenças. Alguns insetos carregam em sua saliva minúsculos seres vivos (microorganismos) que tem capacidade de viver e multiplicar no corpo humano causando doenças. Mas até hoje, não foram encontrados microorganismos na saliva de nossas abelhas que causem doenças.
Como explicamos nos tópicos anteriores, as abelhas são responsáveis por diversos produtos. Desde o mel, até a geleia real e o própolis, toda essa diversidade tem atraído o olhar da indústria de alimentos naturais.
Que além de contribuir para a reprodução de plantas do ambiente natural as abelhas-sem-ferrão contribuem também para a reprodução das plantas de praças, jardins e cidades, polinizando os pés de pitanga, manguerias, jabuticabeiras, goiabeiras, ameixeiras, etc.
Dultra continua que abelhas também podem gostar de suor e lágrimas, que são boas fontes de proteínas, aminoácidos e nutrientes para elas. Por isso, ocasionalmente, podem voar em direção ao seu rosto ou querer pousar em sua pele. Fazem o mesmo mariposas e borboletas, que apreciam sangue, urina, secreções e até fezes.
CICLO de VIDA das ABELHAS 🐝 (Rainhas, Operárias e Zangões)
Por que as abelhas me seguem?
Quando sentem que o ninho ou a colônia está em perigo, as abelhas podem se sentir ameaçadas e atacar em defesa. – Proteção da alimentação: As abelhas coletam néctar e pólen para alimentar a colônia.
As abelhas simbolizam cooperação, lealdade, disciplina, organização, ordem, alma e tantos outros significados e representações que esse animal ganhou em diversas culturas e religiões.
A lei da física diz que uma abelha não pode voar, o princípio aerodâmico diz que a amplitude de suas asas é muito pequena para conservar seu enorme corpo em voo, mas uma abelha não sabe, ela não conhece nada sobre física nem a sua lógica e voa de qualquer maneira.
Quando sobrevoam as flores a uma distância de mais de 1 metro, as abelhas economizam energia usando apenas um fotorreceptor, o verde. O resultado é uma visão monocromática – para nós, seria como enxergar em branco e preto. “O contraste contra o fundo é importante para que as flores sejam visíveis e atraiam as abelhas.
De acordo com estudos recentes, as abelhas, incluindo as Mamangabas, conhecidas como "vespa-de-rodeio no Brasil", possuem capacidade de aprendizado social, observando e imitando umas às outras para resolver problemas.
A colmeia é uma comunidade organizada e bem sucedida, com cada abelha cumprindo sua função específica para garantir a prosperidade da colônia como um todo. Esse conceito pode ser aplicado a nossa vida, nos inspirando a trabalhar juntos e a cuidar uns dos outros para alcançar a prosperidade e a abundância.
Nesse caso, os sintomas são irritação e ardência da pele, vermelhidão, calor generalizado, pápulas, urticárias, pressão baixa, taquicardia, dor de cabeça, náuseas e/ou vômitos, cólicas abdominais e broncoespasmos. Em casos mais graves pode ocorrer choque, insuficiência respiratória aguda, e insuficiência renal aguda.
Trata-se de um fenômeno teorizado como a 'síndrome da abelha rainha' (Staines et al., 1974). As evidências indicam que mulheres tendem a ser mais críticas do que homens em relação ao grau de comprometimento, assertividade e capacidade de liderança de outras mulheres (Mavin, 2008; Derks et al., 2016).
Foram encontradas colônias de Clostridium botulinum que produzem toxinas ativas em 7% das amostras de mel comercial, realçando a relevância deste microrganismo para a saúde pública devido ao alto risco potencial de o mel comercializado nestas regiões brasileiras causar o botulismo infantil, especialmente em crianças ...
No geral, a picada de abelha é uma experiência dolorosa que pode desencadear reações leves e transitórias, como inchaço, vermelhidão e coceira intensa. Em casos raros, no entanto, a picada de abelha pode causar uma reação alérgica grave chamada de anafilaxia.
A primeira recomendação do Corpo de Bombeiros é isolar o local ao se deparar com enxames de abelhas. “Para que o morador esteja sempre a uma distância mínima segura, para não incorrer de sofrer ataques”, explicou o subtenente dos bombeiros Carmo Neto.
"Elas podem ser atraídas por flores ou plantas perfumadas que você tenha no jardim ou dentro de casa. Mas também fique atento a alimentos do dia a dia como frutas, sucos e até mesmo refrigerantes, que também chamam atenção das abelhas", comenta a especialista Fabiana Vieira.
Naftalina. A naftalina também é muito eficiente para espantar as abelhas. Você pode fazer saquinhos de tule com bolinhas de naftalina, mas evite que crianças ou animais domésticos tenham contato com a substância.
As abelhas são importantes polinizadoras e contribuem fortemente para a produção de boa parte de nossos alimentos. Portanto sua preservação é fundamental! São animais que estão ameaçadas de extinção [43].
- Afaste lentamente, se movendo de forma suave. Jamais corra; - Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo; - Procure abrigo.
A abelha carrega diversos significados dentro do cristianismo, como a representação do bem (produção do mel) e do mal (uso do ferrão). Da mesma forma, podem simbolizar Jesus Cristo pela doçura e misericórdia (associação ao mel) e à justiça (ferrão).