De acordo com a interpretação dada pela Psicologia, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia, atividade e entusiasmo. Enquanto que as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a tranquilidade e o profissionalismo. As cores têm o poder de estimular o nosso cérebro de formas diferentes.
A Psicologia das Cores é um estudo que revela como o cérebro humano identifica e entende as cores de diferentes formas, influenciando em suas emoções, sentimentos e desejos. Podemos ver a atuação das cores na publicidade, arquitetura, moda, design, entre outros.
Estão entre os benefícios da Cromoterapia: o Amarelo estimula o SNC (Sistema Nervoso Central); o Laranja combate o cansaço físico, mental e emocional; o Vermelho aumenta a disposição física; o Rosa promove a sensação de bem-estar; o Roxo reduz a ansiedade; o Branco auxilia na calcificação e soldagem dos ossos; o Verde- ...
Em resumo: as cores são de vital importância na nossa vida. Qualquer forma de vida depende da existência da luz e da energia das cores. A luz e as cores são transmissores de informações energéticas. Depende de nós restabelecer um organismo ou mente em desequilíbrio, através das vibrações das cores.
A Psicologia das Cores (Entenda Como as Cores Influenciam o Nosso Comportamento)
Qual a importância das cores para a sociedade?
A correta utilização das cores é um importante aliado para o equilíbrio dos ambientes e daqueles que os habitam, sendo gerador de bem estar, o que eleva a auto estima e reduz o stress, além de facilitar a comunicação e aumentar a produtividade, eliminando ansiedade, angústia e depressão.
As cores podem afetar as emoções dos clientes em uma campanha de marketing de diversas maneiras. Por exemplo, o vermelho aumenta a excitação e a energia, enquanto o azul transmite tranquilidade e confiança. O verde sugere crescimento e prosperidade, e o amarelo estimula o otimismo e a felicidade.
O Setembro Amarelo não é apenas uma oportunidade de conscientização, mas também um mês dedicado a promover ações práticas de prevenção e apoio às pessoas em risco. A saúde mental desempenha um papel crítico na qualidade de vida de uma pessoa.
Representando a mente, o significado da cor amarela é inteligência, sabedoria, lógica e razão. Por isso, na Cromoterapia essa tonalidade está ligada ao estímulo do raciocínio e o intelecto.
Azul. A cor do céu transmite serenidade e tranquilidade. A harmonia e paz contida na cor, permite a sensação de segurança em um ambiente, estimulando o lado mais racional.
Os produtos líderes, em sua absoluta maioria, têm uma cor claramente definida; Em Alimentos e Bebidas, a cor predominante é o vermelho. Em Higiene e Limpeza, o azul reina em absoluto na liderança.
Rosa: o ditado popular que afirma tudo ser visto em cor-de-rosa, reflete fielmente seu significado: ingenuidade, bondade, ternura, ausência de todo forma de mal.
A cor do dinheiro no Ano Novo é o dourado, que é conhecido por atrair a prosperidade — e não apenas por remeter ao ouro, mas também pela sua energia solar.
Verde. O verde é a cor que representa a vida, a saúde, a natureza, a consciência ambiental. Isso acontece devido a toda a natureza e vida vegetal possuírem a tonalidade verde.
A cor vermelha é associada à paixão, ação, energia, fome, perigo, força, velocidade, calor, amor, fogo. É uma das cores mais intensas e está relacionada com sentimentos fortes. Isso significa que se usada de forma exagerada, pode despertar emoções negativas como raiva, agressão e medo.
Identificar e reconhecer as cores; Nomear as cores; Desenvolver o raciocínio lógico; Aumentar o vocabulário e as formas de compreensão da realidade visual.
O vermelho é há muito tempo uma cor de grande importância em diversas culturas. Na tradição chinesa, por exemplo, está associado à boa sorte e à prosperidade.
Mas afinal, o que são “Cores Fortes”? São as colorações mais saturadas, com mais pigmento em sua composição: um amarelo mais amarelo, um vermelho vivo ou um laranja intenso.
O lilás é a cor utilizada na faixa e capelo dos formandos que estudam e passam conhecimento ao próximo, das áreas de: Ciências Sociais, História, Letras, Pedagogia, Recursos Humanos, Serviço Social, etc.