O que as imagens são capazes de transmitir para o ser humano?
Na verdade, as imagens não são transparentes, isto é, não transmitem um único sentido; têm natureza polissêmica. Além disso, elas são tão capazes de transmitir mensagens, conceitos, ideias e valores quanto o texto escrito.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.
Alegria, tristeza, guerra e até a luta pela sobrevivência podem ser vistas por meio de fotografias. Mais do que registrar momentos, as fotos transmitem mensagens, contam histórias e levam a importantes reflexões.
O que as imagens são capazes de transmitir para os humanos?
Na verdade, as imagens não são transparentes, isto é, não transmitem um único sentido; têm natureza polissêmica. Além disso, elas são tão capazes de transmitir mensagens, conceitos, ideias e valores quanto o texto escrito.
A fotografia pode expressar sentimentos e capturar emoções através de muitas lentes. Por trás das câmeras, existem pessoas à espera de um único momento que transforme uma memória em algo inesquecível.
QUAL IMAGEM VOCÊ PASSA? COMUNICAÇÃO VERBAL E NÃO-VERBAL | Vivian Rio Stella
Quais os elementos que a fotografia é capaz de transmitir?
Ela pode capturar ideias, sentimentos e emoções através de elementos visuais como composição, luz, cores, expressões faciais, entre outros. No entanto, não pode transmitir som, pois é uma representação visual apenas.
Audiovisuais: são os meios em que a informação é transmitida de forma mista, tanto por meio das imagens difundidas em uma tela quanto por meio do áudio, o que ocorre simultaneamente. Como exemplos temos o cinema e a televisão.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas despertam os sentidos e são pensadas e planejadas de acordo com o que se deseja mostrar a um público específico. O processo de assimilação da informação de uma imagem acontece de forma emocional e subliminar.
A imagem pessoal é composta por hábitos, comportamentos, postura, ética, conhecimentos, competências e é ela que passa as características para as pessoas ao nosso redor, além de que a nossa imagem também está atrelada as nossas relações pessoais, com quem convivemos diariamente.
Qual o poder da imagem pessoal? A imagem pessoal tem o poder de mostrar o melhor de cada um. Isso significa dizer que outras pessoas podem perceber o que um indivíduo tem como qualidade.
Essa imagem vai além da aparência física e engloba diversos elementos, como a forma de se vestir, a linguagem corporal, a comunicação verbal e não verbal, as atitudes, os valores e as habilidades. A imagem pessoal é uma construção subjetiva, pois cada pessoa é única e expressa sua individualidade de maneira diferente.
As imagens, ou imagens em português, têm o poder de transmitir mensagens, evocar emoções e captar a atenção de maneiras que o texto sozinho não consegue.
Através da comunicação, é possível transmitir informações, estabelecer relacionamentos e alinhar objetivos. No entanto, para que a comunicação seja realmente eficaz, é importante compreender os elementos que a compõem e como eles interagem entre si.
Ver fotos antigas pode ajudar a nos sentirmos mais contentes, pois relembramos de boas ocasiões e das pessoas queridas. Afinal, a fotografia é importante também para conhecermos e valorizarmos nossas origens e estabelecer um senso de gratidão sobre o que vivemos e sobre nossas conquistas.
Qual elemento a fotografia não é capaz de transmitir?
A fotografia é capaz de transmitir ideias, sentimentos e emoções através de sua composição visual. No entanto, ela não pode transmitir som, pois é um meio visual e não auditivo.
A fotografia possui o PODER de atrair olhares e induzir o ser humano ao pensamento, caso essa conexão não ocorra de imediato, ela recorre ao imaginário, trazendo à tona as experiências já vividas, onde sua interpretação dependerá da percepção e sensibilidade de cada um.
Quando encontramos uma fotografia que nos diz alguma coisa, podemos recordar memórias, sentir cheiros e relembrar momentos marcantes. É como se pudéssemos viver aquilo que enxergamos. “É possível despertar um sentido ou um potencial de sentido do paladar quando eu fotografo um morango.