Busca por autoconfiança, autoconhecimento ou mudança de padrões. Muitas pessoas buscam acompanhamento psicológico mesmo que não tenham uma queixa pontual. Normalmente, sentem alguma angústia, desconforto ou vontade de mudar e evoluir.
O que mais leva as pessoas a buscarem o psicólogo?
Abusos, traumas e bulling
Entre os motivos para procurar um profissional de psicologia estão os abusos físicos ou mentais, traumas e o bullying. Esses motivos levam muitas vezes a muitos bloqueios internos que impedem a pessoa de levar uma vida normal, livre de medos, lembranças traumáticas, vergonha, entre outros.
(Fonte: Diário Oficial da União) Na prática, isto significa: Sigilo, pontualidade, empatia, acolhimento humanizado, conhecimentos técnicos, raciocínio flexível, além de uma mentalidade livre de preconceitos e julgamentos.
Fazer psicoterapia possibilita o autoconhecimento, a solução de conflitos e a melhora da saúde mental. É nela que o paciente tem a oportunidade de olhar para si mesmo e pensar nas razões que levam a determinados pensamentos ou atitudes em relação a uma área de sua vida.
Quando existe o diagnóstico para doenças de média ou alta complexidade e duração, como a depressão, o transtorno de ansiedade generalizada, o autismo, a bipolaridade e a dependência química, normalmente o paciente conta com o acompanhamento médico e o uso de medicamentos.
Consultas com um psicólogo podem ser úteis para aprender novas habilidades para se comunicar melhor, superar a timidez, aprender a gerenciar o estresse ou a lidar melhor com situações pontuais, como o luto ou um divórcio.
O Psicólogo, dentro de suas especificidades profissionais, atua no âmbito da educação, saúde, lazer, trabalho, segurança, justiça, comunidades e comunicação com o objetivo de promover, em seu trabalho, o respeito à dignidade e integridade do ser humano.
A avaliação psicológica corresponde a um processo minucioso que visa investigar a fundo sobre os fenômenos cognitivos de um paciente. Neste campo da psicologia, avalia-se sensações, percepções, comportamentos, compreensão e memórias. Dessa forma, há como analisar o estado de saúde mental de uma forma ampla.
Qual o papel do psicólogo? A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.
A prática da empatia, sem dúvidas, é o que norteia o perfil do psicólogo. Sintonizar-se com o que há de mais profundo em seu paciente, sem que isso afete sua postura profissional, é fundamental para transformar vivências e ajudá-lo no caminho do autoconhecimento.
O que esperar do decorrer da primeira sessão? A/O Psicóloga/o vai ouvi-la/o, sem o criticar ou julgar. Pode falar, com total honestidade, sobre como se sente – sem se preocupar se vai magoar os sentimentos de alguém, estragar uma relação ou ser penalizado de alguma forma. Pode dizer tudo o que quiser ou precisar.
Qual o perfil de uma pessoa para fazer Psicologia?
Empatia. A empatia é um dos traços dos estudantes de psicologia que faz toda a diferença. A capacidade de se colocar no lugar do outro, compreendendo suas experiências e emoções, é crucial para aqueles que desejam seguir carreiras na área, muitas vezes impulsionados pelo desejo genuíno de ajudar os outros.
O trabalho na psicologia precisa ser empático, sem julgamentos ou preconceitos. Faz parte do dia a dia desse profissional acolher e buscar formas de compreender todos os seus pacientes. Antes de tudo, trata-se de uma área que procura entender o comportamento humano por meio de estudos, análises e pesquisas.
A Psicologia é a área que estuda o comportamento e as questões que perpassam a vida do ser humano. Trata-se da ciência que visa compreender os sentimentos, as emoções, as impressões e outras questões inerentes a uma pessoa. O psicólogo é o profissional responsável por se aprofundar nessa ciência.
Um psicólogo pode ajudar você a entender melhor seus sentimentos, a fazer melhores escolhas, a visualizar de forma mais realista sua posição em um relacionamento, e também pode auxiliar você a se preparar mentalmente para momentos importantes da sua vida.
Por intermédio do processo da avaliação, as(os) psicólogas(os) buscam informações que os ajudem a compreender o funcionamento psicológico das pessoas, grupos e/ou instituições e suas relações intra e interpessoais.
Psicologia é a área da ciência que estuda a mente, o comportamento humano e as suas interações com o ambiente físico e social. A palavra provém dos termos gregos psico (alma) e logía (estudo). O objetivo da psicologia é diagnosticar, compreender, explicar e orientar a mudança de comportamentos humanos.
A avaliação psicológica é um processo amplo que envolve a integração de informações provenientes de diversas fontes, dentre elas: testes psicológicos, entrevistas, observações sistemáticas e análises de documentos.
Ele estuda, analisa e trata as questões internas, que refletem no comportamento do indivíduo, com a aplicação de métodos científicos. O psicólogo ajuda a superar situações difíceis com a identificação de traumas, frustrações, medos e receios e sentimentos que podem prejudicar a pessoa.
O Conselho Federal de Psicologia reconhece treze áreas de especialidades, sendo elas as Psicologias: Escolar e Educacional, Organizacional e do Trabalho, de Tráfego, Jurídica, do Esporte, Clínica, Hospitalar, Psicopedagogia, Psicomotricidade, Social, em Saúde, Neuropsicologia e Avaliação Psicológica.
O psicólogo faz parte da equipe multidisciplinar da unidade de saúde e deve prestar assistência ao paciente e seus familiares. O profissional ajuda os indivíduos a lidarem melhor com a situação de sofrimento. Afinal, as condições emocionais podem afetar o quadro clínico do doente.
O psicólogo ajuda a lidar com problemas do passado que possam interferir na vida da pessoa, auxilia a enfrentar os problemas cotidianos com mais firmeza e segurança, além de fazer com que o indivíduo adquira um maior conhecimento sobre si mesmo, podendo melhorar seu comportamento humano fisicamente, socialmente e ...
A Psicologia avalia e trata problemas relacionados a processos mentais, emoções e comportamento das pessoas. Ela se preocupa em descobrir as causas dos problemas, usando como principal ferramenta o conhecimento social, filosófico e comportamental. Aqui, o indivíduo é analisado no contexto em que vive.
É comum ouvir dos alunos que eles escolheram cursar psicologia para ajudar as pessoas, por serem bons ouvintes ou pela vontade de conhecer melhor o ser humano. No entanto, a escolha dessa profissão deve estar ligada ao desejo e ao sentido de atuar como promotor de saúde e qualidade de vida em diferentes contextos.