Apesar de ainda não estarem no topo da popularidade, os gatos registraram o maior crescimento entre 2020 e 2021, com 6% de aumento, em comparação aos 4% dos cães, que lideram o ranking como os preferidos da maioria da população.
Provando, mais uma vez, que a preferência mundial ainda é dos cachorros, o estudo revelou que 60% dos entrevistados amam os cães, enquanto apenas 11% se declararam amantes do mundo dos felinos.
A psicóloga lembra que “dizer que o cachorro é mais carinhoso que um gato é não conhecer o gato. A questão é que o gato raramente demonstra o seu carinho para quem não conhece, ou seja, dificilmente, uma visita receberá a manifestação de carinho de um gato, já o mesmo não ocorre com o cachorro.
Sim, o gato tem sentimento pelo dono. Ele é menos dependente do que o cão, é verdade, mas demonstra seus sentimentos muitas vezes: quando se esfrega nas nossas pernas, ronrona e dá cabeçadas pedindo carinho.
Quanto à higiene, os bichanos são mais tranquilos, já que são responsáveis pelo seu próprio banho. Mesmo assim, é importante estar atento à escovação dos pelos, principalmente daqueles que são mais longos.
CACHORRO OU GATO - Qual você REALMENTE quer?? Será que COMBINA com você?
Quem é mais amigável gato ou cachorro?
Cães são mais sociáveis
Os gatos, apesar de apreciarem boa companhia, são mais independentes e vivem bem sozinhos. Enquanto o cachorro precisa de companhia para contribuir na rotina os gatos podem se estressar diante de um novo amigo. Cachorros vivem na rotina da casa e em geral, dormem na mesma hora que seus tutores.
Eles tendem a ser mais propensos a gostar de sua própria companhia e serem introvertidos, ou gostam de ser independentes. Além disso, a criatividade costuma ser um traço da personalidade de quem ama gatos. E essas pessoas também costumam ser lideres e estar sempre à procura de mais uma oportunidade boa.
Segundo um estudo científico, as pessoas que preferem gatos tendem a ser melhores em pensamento lógico, enquanto os amantes dos cachorros são mais regrados. Pesquisas cientificas já mostraram que pessoas que preferem cães têm traços de personalidade e características diferentes daquelas que preferem os gatos.
“Os gatos são animais que realizam a própria higiene por meio da lambedura dos pelos para retirada das sujidades, sendo animais mais limpos naturalmente”, explica a veterinária da My Pet. Para os felinos, os banhos só são necessários quando há casos de extrema sujeira em que eles não conseguem fazer a auto limpeza.
Cachorros têm uma flexibilidade vocal muito maior, e podem produzir latidos muito diferentes. O detalhe é que a complexidade vocal não é tudo, e todo dono de animais sabe bem que muito barulho incomoda.
Eles tendem a ficar entediados ou superestimulados com muito mais facilidade do que os cães, e nesse momento eles querem fugir por um tempo. Então, se você preferir um animal de estimação para lhe fazer companhia, mas não é especialmente carente, considere um gato.
Um dos nossos debates mais contenciosos pode agora ter uma resposta. Os cães, afinal das contas, têm cerca de duas vezes mais o número de neurônios em seus córtexes cerebrais do que o que os gatos, o que sugere que eles poderiam ser aproximadamente duas vezes mais inteligentes.
Sim, pode acontecer. Em uma família, sempre tem uma pessoa pela qual o pet dedica intenso afeto — em especial cães e gatos, que interagem mais com os tutores.
Na briga entre cães e gatos, quando se tratar de um cão de porte grande contra um gato, geralmente é fatal para o felino. Já os gatos que brigam com cães menores, geralmente saem ganhando e muitas vezes atingem o olho do cão que pode ficar bem comprometido ou perder a visão.
O teste foi realizado com a medição de hormônio ligado ao afeto. Um estudo realizado por especialistas em animais e um neurocientista revela que os cachorros amam mais seus donos do que gatos.
Além disso, segundo estudos, quem gosta de cachorro tende a ser uma pessoa mais razoável, que se centra mais na razão que na emoção. Outro ponto que poderia ser destacado é a capacidade de demonstrar autodisciplina e planejamento, preferindo programar atividades e tarefas que assumir um comportamento mais espontâneo.
Gatos gostam de pessoas que respeitam o espaço deles. Depois, quando o humor deles melhora, eles presenteiam você com atenção. Assim como as pessoas, os gatos também têm um temperamento singular. Alguns estão sempre prontos pra brincar e outros se sentem mais confortáveis com a quietude.
Quando seu gato se apegar a você é normal que ele te siga por onde for, até mesmo no banheiro. Seu gato provavelmente vê você como uma fonte de segurança e conforto.
Os felinos estão entre os animais mais limpos que existem entre os animais de estimação. Lambem-se continuamente e se lavam após fazerem suas necessidades, de voltarem do jardim, de brincar e, inclusive depois de serem tocados por uma pessoa.
Os autores da pesquisa descobriram que os donos de cães eram mais agradáveis e menos neuróticos do que os de gatos, além de serem considerados mais extrovertidos – outro indicador de bem-estar.
As habilidades dos felinos foram essenciais para a sobrevivência e, segundo os pesquisadores, a superioridade deles. O estudo afirma que, enquanto os cachorros costumam ser mais fortes, os gatos, além de terem garras, são melhores estrategistas e conseguem atacar outros animais com mais facilidade.