Ter opções coloridas atraem os insetos, além de deixar o jardim bem mais bonito. As favoritas delas são manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, dente de leão, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. Invista em espécies que atraem as abelhas.
Como fazer atrativo para abelhas nativas sem ferrão – Medidas. Certamente quanto mais concentrada for a loção atrativa, melhor serão os resultados. Por isso, uma boa medida para se fazer o atrativo para as abelhas é utilizar 500 gramas de geoprópolis, própolis e cera, diluídos em 1 litro de álcool.
Algumas flores com formato de arbustos também são excelentes opções para atrair abelhas. O odontonema, a marianinha e a erva-cidreira arbustiva são espécies bastante ornamentais que vão bem em canteiros ou pequenos jardins.
1- Lavanda (Lavandula spp.): A lavanda é uma flor roxa que é muito atraente para as abelhas. Elas são atraídas pelo aroma da flor e pelo néctar produzido. 2- Girassol (Helianthus annuus): O girassol é uma flor grande e amarela que também atrai as abelhas.
Vedélia (Sphagneticola trilobata) – Floresce de outubro a abril, sendo especialmente atrativa para a abelha Jataí; Ixora (Ixora coccinea) – Possui folhas grossas e floresce na primavera e verão.
COMO ATRAIR ABELHAS (SEM FERRÃO) PARA O JARDIM | Nô Figueiredo
O que espanta abelha jataí?
Confira as dicas abaixo:
Ventilação adequada. Deixe as janelas e portas sempre abertas para passagem de ar, porém, feche as portas internas, para evitar que os insetos voem para outros cômodos.
A própolis e a cera utilizadas, por exemplo, da espécie Jataí (tetragonisca angustula) tem a probabilidade maior de capturar enxames de Jataí, mas também é comum capturar outras espécies de abelha nativa, na maioria das vezes, espécies do gênero Trigona.
As abelhas preferem árvores de pequeno porte, como as da famíliaMyrtaceae: goiabeira, jabuticabeira, pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia, por exemplo. Palmeiras em geral também são bem atrativas para as polinizadoras, o que é uma vantagem para os que gostam de jardinagem.
Os cientistas apuraram que essas abelhas geralmente preferem a cor violeta e aparentemente de forma natural. Numa segunda fase da experiência, os cientistas deixaram as abelhas das mesmas colónias procurar néctar em flores reais no seu habitat natural.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Invista em manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. 2- Plante árvores de pequeno porte: as abelhas preferem árvores de pequeno porte, como goiabeira, jabuticabeira e pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia.
As abelhas geralmente preferem flores rasas e planas. Estes são fáceis de ver e acessar e fornecem menos lugares para os predadores naturais de uma abelha se esconderem. As abelhas também preferem flores com pétalas azuladas, roxas ou amarelas.
A cafeína é encontrada em diversas plantas como método de defesa contra insetos devoradores. As abelhas são atraídas pelo néctar com cafeína como se recordassem das plantas que contêm o composto, mesmo quando estão saturadas dele.
As abelhas sem ferrão ocupam grande parte das regiões de clima tropical do planeta. Ocupam também algumas importantes regiões de clima subtropical, como porções do Sul do Brasil e Argentina e o Norte do México.
Mas, períodos com temperaturas mais altas, também ocorrem nas outras estações, então, será possível realizar capturas, no verão, outono, e diminui muito no inverno, mesmo assim, pode capturar. Enfim, se pretende armar iscas, se puder aguardar até a primavera, melhor.
Substâncias vegetais ou plantas aro- máticas, como extrato de própolis, folhas de capim-santo ou capim-limão (Cymbo- pogon citratus), erva-cidreira (Sippia alba) e laranjeira (Citrus sinensis), entre outras, favorecem a atração de abelhas batedoras Page 29 29 e seu interesse e entusiasmo pelo novo local.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas. De uma forma geral, isso não vai prejudicar a saúde das abelhas. No entanto, dessa forma vai demorar um pouco para fazer os insetos saírem.
As abelhas preferem árvores de pequeno porte, como as da família Myrtaceae: goiabeira, jabuticabeira, pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia, por exemplo. Palmeiras em geral também são bem atrativas para as polinizadoras, o que é uma vantagem para os que gostam de jardinagem.
O vermelho das rosas, que adquiriu uma conotação de sedução no mundo humano, passa despercebido para as abelhas, que não têm fotorreceptores para essa cor em seus olhos: elas enxergam o verde, o azul e o ultravioleta. Já uma flor facilmente identificada como cor-de–rosa, pelas pessoas, pode ser azul para esses insetos.
Os melhores alimentos para as abelhas são o néctar e o pólen, mas em épocas de escassez de flores, as colônias ficam com poucas reservas, sendo necessário fornecer alimentação artificial para manutenção das colônias.
“As abelhas são sensíveis a barulho e também a odores fortes. Então, além de acionar o Corpo de Bombeiros e isolar o local, é preciso ficar atento a esses detalhes. Não fazer barulho, não exalar essências ou cheios fortes. As abelhas podem ficar agressivas nestes casos”, explicou.
De acordo com a Resolução CONAMA nº 496, de 19 de agosto de 2020, é permitida a obtenção de colônias mediante: (1) captura de enxames na natureza por meio da instalação de recipiente isca (ou ninho armadilha), (2) aquisição a partir de meliponário devidamente autorizado, (3) depósito pelo órgão ambiental competente ou ...
Com o "Vem Nativa Jataí" as possibilidades de atrair as abelhas jataís aumentam muito porque utilizamos 100% de cera dessa abelha para o preparo deste atrativo.
Algumas espécies de abelhas jataís também gostam das plantas da família Asteraceae e Meliaceae. As Asteraceae são a segunda maior família com flores em sua composição. Todas essas cores e sabores atraíram as jataís para perto, o que é um facilitador para os meliponicultores., já que são flores fáceis de achar.