Em geral, os urubus gostam de apoiar em galhos de árvores ou até mesmo em telhados, sendo assim uma maneira de afastá-los é fazendo linhas paralelas onde eles costumam se alojar. Sendo assim, coloque uma linha de 20 centímetros sobre o local onde se apoiam e espere alguns dias.
“Normalmente, os urubus ficam em cima de árvores, para observarem o ambiente. Portanto, o Centro, onde há prédios mais altos que representam árvores e os restos de comida, se tornou o lugar preferido”, explica Köhler.
Aplique uma camada generosa todo o Gel Repelente ByeBird no local onde a ave costuma permanecer. É indicado que isso seja feito em faixas de espessura de 6 mm e faixas intercaladas de 5 cm.
Para quem acredita em presságios e superstições, avistar um urubu voando próximo pode ser interpretado como um sinal de que algo negativo está por vir. No entanto, em algumas culturas, o urubu é visto como um animal que limpa e purifica, atuando como um agente de renovação e transformação.
Por se alimentarem de animais em decomposição, os urubus são bastante encontrados em cidades que apresentam problema de saneamento básico. Eles são vistos em lixões, matadouros e em locais em que há lixo disperso.
Quando os urubus formam grandes bandos, pode ser um processo trabalhoso. Métodos de pirotecnia — fogos de artifício do tipo “vulcão” e “rojões” disparados de pistolas especializadas — também podem funcionar, mas precisam ser utilizados com frequência.
Pode sim, mas o Instituto Água e Terra, Batalhão de Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil precisam ser chamados em situações emergenciais, de risco ou de crítico atendimento. Antes disso, busque ajuda do órgão municipal.
Cuidados - Quem não desejar estes inquilinos sazonais, deve vedar aberturas, tampar floreiras vazias ou colocar elementos brilhantes como CDs pendurados nas sacadas para servirem de afastadores das aves.
Está se tornando cada vez mais comum a aparição de urubus em regiões urbanas, abitando as coberturas de prédios, e até se reproduzindo. Comum também eles aparecerem nas sacadas dos prédios com a maior naturalidade, e quase sem medo da presença humana. Às vezes, se encontram uma janela aberta, entram nos apartamentos.
O que significa quando o urubu fica com as asas abertas?
Você sabe dizer por que o urubu fica com as asas abertas? Dizem os antigos que ele está avisando que irá chover. Mas como o clima anda louco, acho que nem o urubu acerta a previsão do tempo!
Os urubus estão esperando para devorar o seu corpo; ele sabe que o dia da escuridão está perto. Ele será dominado pela angústia e pela aflição, como acontece quando um rei espera o ataque dos inimigos. Tudo isso acontece porque ele levanta a mão contra Deus e desafia o Todo-Poderoso.
Os predadores naturais dos urubus são as jiboias e as sucuris. Em situações de perigo e em presença de predadores, os urubus vomitam boa parte do alimento que consumiram para alçar voo com rapidez.
Uma das habilidades mais incríveis dos urubus é conseguir se alimentar de carne em decomposição, cheia de bactérias. Isso ocorre por conta das adaptações no seu sistema digestório: o valor do pH do suco gástrico dos urubus é 10 vezes mais ácido do que o dos seres humanos!
Outra forma simples, mas também eficaz, é a utilização de uma mangueira sem pressão, porém com um jato de água mais aberto, pulverizando-o com o jato levemente até que eles se afastem. Inicialmente, eles poderão retornar, mas com a repetição do processo entendem que aquela localização não é apropriada para eles.
O urutau, ou “mãe-da-lua”, é um pássaro que carrega muita superstição. Algumas pessoas, por desconhecimento acabam por rejeitá-lo com medo de mau agouro ou má sorte. Infelizmente, por esse motivo, muitas solicitam o seu recolhimento pela Polícia Ambiental que acaba depositando-as em centros de triagem.
A legislação em vigor estabelece pena de reclusão de seis meses a um ano de detenção e multa para quem matar, perseguir, caçar, apanhar ou utilizar animais silvestres. A pena é aumentada pela metade se o delito for cometido contra espécie rara ou ameaçada de extinção.
Para o período da noite, use refletores ou posicione luzes que refletem nas fitas, balões ou CDs. Grades ou parapeitos inclinados em 45º podem ser uma ótima maneira de espantar os pombos. Essas aves não se sentem confortáveis pousando em lugares inclinados e irão procurar outro lugar.
Põem entre 1-3 ovos e o período de incubação dura cerca 30-41 dias. As crias começam a voar com cerca de 70 dias de idade. Comportamento: Voa a grandes altitudes e muito raramente bate as asas, normalmente apenas para iniciar o voo. Igualmente, voa a grandes alturas, mantendo o perfil característico de voo.
Os urubus pertencem à família Cathartidae, cujas características são narinas perfuradas, dedo traseiro mais elevado do que os outros, cabeça ou cabeça e pescoço nus e que se alimentam de cadáveres em decomposição.
Os urubus-rei vivem até 30 anos em cativeiro, embora um macho transferido do zoológico de Sacramento para o zoológico de Queens tenha mais de 47 anos. Sua expectativa de vida na natureza é desconhecida.