Os alimentos permitidos na dieta pastosa incluem cremes, purês de frutas, sopa de legumes e cereais com carne, peixe bem cozido e desfiado, ovo pochê, feijão liquidificado ou caldo de feijão, mingau, leite, café, arroz bem cozido, macarrão, carnes moídas ou desfiadas, iogurte, entre outros.
Para pacientes submetidos à cirurgia bariátrica, o chocolate “normal” pode desencadear a Síndrome de Dumping, devido à essa presença de açúcar e gordura. Alguns apostam em chocolates diet, com redução de açúcar, mas a gordura e as calorias permanecem a as vezes até em maiores quantidades.
Nunca mais vou poder comer doces depois da bariátrica? O maior problema em relação aos doces é a síndrome de Dumping, que normalmente ocorre após a ingesta de doces ou alimentos gordurosos.
Alimentos que Bariátricos não podem comer. Existem restrições ou tudo é questão de controle?
Quando o Bariatrico pode comer pizza?
Pode comer sim porem em quantidades menores e sempre com acompanhamento nutricional. Gosto sempre do exemplo: “posso comer doce ou refrigerante ou pizza todo dia? Não pode nem quando pesa 150kg – 110kg – 80kg ou 60kg” Mudança de atitude e nutricional é fundamental para um bom resultado a longo prazo.
Diretrizes Gerais Dietéticas Após Cirurgia Bariátrica
Coma devagar e mastigue bem pequenos pedaços de comida. Evite arroz, pão, vegetais crus e frutas frescas, bem como carnes que não são facilmente mastigadas, como carne de porco e bife.
O café é suspenso totalmente por um certo período, logo após, é liberado (o paciente volta a sua rotina normal quanto a sua ingestão). O café pode ser totalmente suspenso após a bariátrica, no período de 2 a 3 meses, vai depender de cada paciente. É necessário a suspensão total da bebida por conta do repouso estomacal.
Alguns alimentos devem ser evitados por prejudicar a recuperação do paciente e por fazerem mal à saúde. São eles: Alimentos ricos em açúcar, como doces, achocolatados, bolachas, bolos e sorvete.
Quanto tempo depois da bariátrica pode comer churrasco?
Mas, afinal, quanto tempo depois da bariátrica posso comer churrasco? Geralmente, após um mês da realização da cirurgia bariátrica, quase todos os alimentos já foram introduzidos na alimentação diária. Por isso, o paciente já poderá consumir carnes, desde que pouco gordurosas.
Os alimentos ricos em cálcio que devem ser ingeridos após a cirurgia bariátrica são: o iogurte natural desnatado, os queijos brancos e ricota, pois eles são uma boa fonte de cálcio, têm menos gordura e ajudam você a manter o corpo saudável, leite desnatado, amêndoas, brócolis.
Passados 15 dias, uma nova textura passa a fazer parte da alimentação do paciente e o ovo mexido é muito bem-vindo porque é um momento em que o paciente já deseja mastigar alimentos sólidos. Por ser macio, de fácil mastigação, deglutição e digestão, o ovo é uma ótima opção.
Opções como batata, cenoura, banana, abacate, frango e peixe estão disponíveis, seguindo o cronograma definido pelo nutricionista. Após 60 dias da cirurgia bariátrica, a reintrodução de alimentos sólidos é permitida, mas a recuperação completa e a estabilização do peso podem levar até 24 meses.
O que acontece se o bariátrico ficar muito tempo sem comer?
Entre as condições possíveis após a cirurgia bariátrica, pode ocorrer a baixa concentração de glicose no sangue. Essa complicação é chamada de hipoglicemia, e pode ocorrer quando o indivíduo fica muito tempo sem comer, ou mesmo após se alimentar.
Cerca de 30 a 45 dias depois da cirurgia bariátrica a pessoa já pode voltar a comer alimentos sólidos que precisam ser bem mastigados, em pequenas porções, ao longo de 6 refeições diárias. Nessa fase pode ser útil usar um pratinho de sobremesa para comer pequenas quantidades em cada refeição.
Também é importante evitar sucos industrializados em pó, bebidas alcoólicas, refrigerante e água gaseificada. Entendeu como funciona a dieta após a cirurgia bariátrica? Para garantir melhores resultados a longo prazo, é fundamental seguir todas as orientações da equipe multidisciplinar.
Quantos dias dura a dieta líquida após cirurgia bariátrica?
Dependendo da técnica utilizada para o procedimento, a dieta líquida após cirurgia bariátrica pode ser introduzida 24 horas após o procedimento. Essa dieta dura de 1 a 2 semanas, em média, mas pode variar de acordo com o tipo de tolerância que cada pessoa apresenta no pós-operatório.
Durante o pós-operatório não consuma líquidos muito calóricos como sorvetes, creme de leite, milk-shakes, achocolatados, entre outros. Esses alimentos são ricos em açúcar e podem causar mal-estar ao recém- operado.
Alimentos permitidos: pão de forma, torradas, arroz bem cozido, legumes bem cozidos, verduras (iniciar com as verduras cozidas e evoluir lentamente para cruas) frutas macias, leite desnatado ou zero lactose ,bebidas vegetais, iogurte desnatado, queijos cottage,requeijão light, ricota, carnes de boi, ave, peixes em ...
Não existem restrições com relação à ingesta de carne de porco, a menos que esteja relacionado a pratos pesados e gordurosos, que possam resultar em náuseas ou vômitos.
Na recuperação da cirurgia bariátrica, inicialmente, é preciso se afastar em torno de 15 dias da rotina de trabalho e afazeres. Após esse período as atividades voltam ao normal exceto pelos exercícios físicos que serão liberados (e recomendados) após 30 dias de pós operatório.