Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa, líbero. Atuando somente nas posições de defesa, o líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5, desde que a bola esteja fora de jogo.
O jogador que realiza o saque ocupa a posição 1, enquanto o atleta diretamente à sua frente, mais próximo da rede, está na posição 2. As outras posições próximas à rede são 3 e 4, enquanto os jogadores na parte de trás da quadra ocupam as posições 5 e 6. A posição n.º 1 chama-se defesa direita, e é a posição de saque.
O atacante de ponta (também chamado de ponteiro) é uma posição do voleibol. É considerado o papel mais difícil de todos em uma equipe porque exige que o jogador seja apto a recepcionar, defender (mesmo quando ele está na zona de ataque, posições 2, 3 e 4) e atacar.
Nos últimos 25 anos, o Brasil se tornou referência mundial no vôlei na posição de levantador. William, Maurício, Ricardinho, Fernanda Venturini e Fofão ajudaram a elevar a categoria dos brasileiros na função de preparar as jogadas de uma equipe de vôlei.
No sistema 6x0, também chamado de sistema 6x6, todos farão a função tanto de levantadores como de atacantes ou defensores. É o sistema mais simples de todos, é normalmente usado em equipes que estão iniciando o treinamento no esporte.
As posições no vôlei incluem levantador, oposto, ponteiro, central e líbero. O levantador é quem arma as jogadas, o oposto é o principal atacante, os ponteiros atacam e defendem, os centrais bloqueiam, e os líberos se dedicam à defesa e recepção.
Este jogador não pode atacar e sacar, fazendo o rodízio somente na área de defesa e também não há limite de substituição para ele. Assim, com a introdução do líbero, haverá quase sempre 4 jogadores de ataque.
É o jogador responsável por atacar na chamada posição 3, Costumam ser os mais altos, pois normalmente tem uma função mais forte no bloqueio. É exigido deles bastante agilidade para puxar as chamadas bolas "rápidas", lances onde o levantador manda uma bola muito baixa e veloz.
tente posicionar a bola ligeiramente para frente, seguindo a direção do braço de lançamento. Dois postura aprimorada. Ao ajustar o lançamento, a postura melhora consideravelmente, assim melhorando também o seu saque. Três contato à frente da cabeça.
O que não é permitido no vôlei? São consideradas faltas dentro da modalidade: o mesmo jogador tocar duas vezes seguidas na bola, os atletas não ocuparem corretamente as respectivas posições, quem vai passar a bola ou atacar se apoiar em outro membro do time ou em algum objeto para fazer a jogada.
Por ser uma posição exclusivamente defensiva, os líberos costumam ser mais baixos que o restante dos jogadores. O Brasil teve um dos melhores líberos da história do vôlei: Serginho “Escadinha”.
Levantador: o jogador que atua na posição de levantador, fica responsável por passar a bola para o atacante, criando uma situação favorável para que este marque o ponto com o ataque.
Segundo Manso (2004), a intervenção defensiva do jogador líbero cria melhores condições de distribuição e consequentemente melhora a eficiência dos ataques, sendo este factor preponderante para o sucesso ofensivo no voleibol.
"Líbero precisa comandar muito bem a equipe. Orientar o tempo todo, lembrar as jogadas do adversário e posicionar o bloqueio para a defesa trabalhar", explica Natinha.
Saque: É o movimento que dá início à partida. Para fazê-lo, um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo de seu campo e deve fazê-la atravessar a rede. Caso os jogadores não consigam receber a bola e ela toque o chão, é marcado ponto e a equipe que sacou no primeiro momento tem o direito de saque novamente.
Essencialmente, os opostos atacam do lado direito da rede e os ponteiros atacam do lado esquerdo da rede (na maioria das vezes - existem algumas rotações em que o oposto ataca à esquerda).
ATACANTES – Jogadores que rebatem a bola com o objetivo de obter o ponto a favor de sua equipe. ATAQUE – Caracteriza a ação ofensiva da equipe, através da tentativa de se terminar a jogada batendo a bola no chão do lado da quadra adversária.
Ele é um jogador completo porque consegue atacar e também defender as tentativas do adversário. O ponteiro também participa das recepção do saque, além dos ataques na entrada ou saída da rede. Central: como o próprio nome diz, o jogador fica no meio da quadra. Um ótimo exemplo é Lucão, da Seleção Brasileira.
Assim como fazer um passe para um jogador atrás dele na quadra. Também não lhe é permitido fazer levantamentos à frente da linha de três metros - exceto quando for realizado por meio de uma manchete (movimento em que se recepciona a bola com os dois braços esticados e as mãos juntas).
Qual a função do líbero no vôlei? Entre todas as posições do vôlei, o líbero é aquele que tem função exclusivamente defensiva. Não pode atacar, bloquear ou sacar. Em contrapartida, quando a bola não está em jogo, pode trocar de posição com outro jogador do time sem precisar de autorização do árbitro.
Os jogadores são designados pelas funções que desempenham em quadra: atacante, cortador, levantador, bloqueador, jogador de defesa, líbero. Atuando somente nas posições de defesa, o líbero é um jogador que pode substituir qualquer outro jogador que esteja nas posições 1, 6 e 5, desde que a bola esteja fora de jogo.
Ele tem o papel principal de pressionar o adversário e recuperar a posse de bola no setor de armação. No entanto ele deve possuir boa capacidade técnica para ajudar a equipe a manter a posse de bola, fazer as inversões e procurar criar oportunidades para jogadores com funções de ataque.
levantador é tudo passa por ele, todas as bolas ele passa passa por isso que levantador. porque o jogo inteiro passa nas suas mãos, tem que ter uma cabeça muito boa, saber a hora de levantar pra certas pessoas e saber. qual o momento de cada pessoa, então acho que por isso levantando é pra ser mais fácil.