O evento está sendo realizado na Sede da PRF no RJ e nas suas oito Delegacias. A execução dos testes observará a seguinte ordem: barra fixa (optativo), flexão abdominal, flexão de braços, salto horizontal e corrida de 12 minutos.
Ela só minimizará as chances de beneficiar um candidato pelo chute aleatório se o gabarito contiver um número de respostas “certas” e “erradas” equivalentes. As provas do Cespe da PF e PRF terão 120 questões cada. O esperado é que os gabaritos preliminares apresentem 60 “Certas” e 60 “Erradas”.
Como visto, serão apenas 3 meses e meio até o teste, se você não tem um bom condicionamento físico ou não se exercita com regularidade, a hora de praticar é agora! Uma boa notícia é que não terá a prova de natação, mas houve a inclusão do teste de agilidade.
O mais comum é o teste em que os homens precisam percorrer uma distância de 2,4km no tempo máximo de 12 minutos (ou seja, um pace máximo de 05:00 min/km), enquanto as mulheres têm esse mesmo limite de tempo para percorrer a distância de 2km (isto é, um pace máximo de 06:00 min/km).
Existem diversos motivos que levam à sua reprovação no TAF. Alguns dos mais comuns são: falta de preparação, erros de execução dos exercícios, preparo psicológico e ilegalidade na aplicação. Confira agora os detalhes sobre esses motivos de reprovação no teste físico.
Ainda no aspecto da capacidade física, é importante destacar que a PRF exige que os candidatos tenham a altura mínima de 1,65 metros para homens e 1,60 metros para mulheres. Essa exigência se deve ao fato de que a PRF precisa garantir a segurança dos seus policiais em situações de confronto e abordagem.
É preciso saber nadar para o Curso de Formação de Soldados ou Oficiais da Polícia Militar? Indo direto ao ponto: não há necessidade, porque não há previsão no Edital. As atividades são em ambiente controlado e você não correrá riscos exarcebados.
3. Natação no TAF da PF. A natação é o exame mais temido pelos candidatos, pois a prova requer técnicas específicas e os candidatos precisam se preparar com ajuda de um profissional. O teste requer que os candidatos saltem em uma piscina de 25 metros e nadem 50 metros (ida e volta).
corrida de 2.400 metros (em até 12 minutos); flexão e extensão de membros superiores na barra fixa (mínimo de 5 repetições); flexão abdominal (mínimo de 32 repetições).
Por exemplo, correr 2400 metros em 12 min. Assim, em uma pista de 400 metros, normalmente utilizada no TAF, você deverá correr em um ritmo ou “pace” de 5min/km.
O valor da taxa é de R$ 180. O processo seletivo é organizado pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos). Em caso de dúvidas, os participantes podem obter mais informações com a banca por meio do telefone (61) 3448-0100.
Em relação a quantidade de repetições é vista uma variação de 15 a 30 repetições para o sexo feminino e 25 a 40 para o sexo masculino. Alguns com tempo estipulado, normalmente 1 minuto. E outros editais, exigem o máximo de repetições sem tempo determinado.
Entre as doenças que podem reprovar o candidato no exame médico do concurso público da Polícia Rodoviária Federal, destacam-se as doenças cardíacas, respiratórias e neurológicas. Problemas como asma, epilepsia, hipertensão arterial e diabetes podem ser impedimentos para a aprovação no concurso público.
Durante a realização da Prova Escrita, o candidato poderá portar: Calculadora científica ou HP-12C, caneta esferográfica de tinta azul ou preta em corpo transparente e régua transparente. Proibido o uso de corretivo, de lápis, régua e borracha.
Outros órgãos, como a PMERJ, por exemplo, mesmo convocando excedentes do último certame, publicaram novos editais para seleções posteriores. Portanto, a possibilidade de um novo concurso da PRF em 2024 ainda está aberta. O último concurso da PRF foi realizado em 2021.