O equilíbrio é estabelecido quando a soma das forças que agem sobre um corpo é nula. Ele pode ser classificado como estático ou dinâmico. Um corpo está em equilíbrio quando a somatória de todas as forças que atuam sobre ele for nula, ou seja, igual a zero.
1. Estado de um corpo que se mantém, ainda que solicitado ou impelido por forças opostas. 2. [ Mecânica ] Igualdade das forças de dois corpos que obram um contra o outro.
O órgão responsável pelo equilíbrio do nosso corpo é a nossa orelha, também chamada de ouvido. No interior de nossa orelha, mais precisamente em nossa orelha interna, há o aparelho vestibular, também conhecido como labirinto, que é formado pelo utrículo, pelo sáculo e pelos canais semicirculares.
Dependendo do comportamento de um objeto após ser retirado de sua posição inicial, podemos classificar seu equilíbrio em três tipos diferentes: estável, instável e indiferente.
A sensação de equilíbrio/desequilíbrio do corpo e os movimentos de rotação da cabeça são detectados pelo sistema vestibular que é considerada uma forma de propriocepção especial.
O equilíbrio corporal é um dos sentidos do corpo humano e tem importância fundamental na vida do indivíduo e seu comprometimento afeta os aspectos físicos e psico-sociais do paciente, que pode chegar a exclusão ou isolamento social.
Em nosso cotidiano muitos sistemas se caracterizam como um equilíbrio químico. A formação de estalactites e as lentes fotocromáticas dos óculos são exemplos que estão relacionados à reversibilidade das reações químicas.
Por princípio do equilíbrio, entende-se que em cada exercício financeiro, o montante da despesa não deve ultrapassar a receita prevista para o período. Uma razão fundamental para defender esse princípio é a convicção de que ele se constitui num meio eficaz de limitar o crescimento dos gastos governamentais.
Informação sensorial correta dos seus olhos (sistema visual), músculos, tendões e articulações (informação proprioceptiva), e dos órgãos do equilíbrio da orelha interna (sistema vestibular). 2. Tronco cerebral conectando todas as informações sensoriais com outras partes do cérebro.
O equilíbrio corporal é a capacidade de controlar a orientação do corpo e membros em relação ao espaço externo em que estamos inseridos. O órgão principal responsável por isso é o ouvido e também temos essa habilidade por conta da visão e do cerebelo, a parte do cérebro responsável pela coordenação motora.
O equilíbrio é um fator de grande importância para o ser humano, pois sem ele seria difícil ou até impossível a realização de algumas tarefas. Trata-se de habilidades das articulações que as fazem retornar ao seu estágio inicial após a realização de um movimento que provoca instabilidade.
Alguns exercícios para melhorar o equilíbrio, como apoiar-se sobre uma perna só, elevar uma perna para trás ou sentar e levantar da cadeira, ajudam a melhorar a coordenação motora e a força, e aumentar a mobilidade e a firmeza nos movimentos.
Ter equilíbrio nada mais é que manter a vida balanceada e saudável nas mais diversas esferas, como a pessoal, profissional, familiar, amorosa, emocional, social e de relacionamentos interpessoais. Contudo, nem sempre é fácil garantir uma vida equilibrada.
Para viver de maneira equilibrada é preciso considerar todos os aspectos da sua vida: relacionamentos, família, estudos, trabalho, seus planos e, claro, saúde física e bem-estar emocional. Por isso, em uma explicação simples, equilíbrio de vida significa viver sentindo-se em paz e com harmonia interior todos os dias.
Existem três principais variações do ponto de equilíbrio: o contábil, o financeiro e o econômico. Eles são razoavelmente parecidos no conceito, mas apresentam perspectivas um pouco diferentes para o cálculo.
Há várias palavras para explicar o que equilíbrio significa: temperança, moderação, autocontrole, autodomínio, etc. Equilíbrio é uma virtude que todos nós deveríamos anelar. A Bíblia ensina que o equilíbrio é fruto do Espírito Santo, é o resultado da presença de Deus em nossas vidas.
Quando na situação de equilíbrio estático, os corpos encontram-se em repouso. Ao todo, existem duas três diferentes tipos de equilíbrio: estável, instável e indiferente.
“Equilíbrio significa igualdade, pelo menos aproximada, entre os opostos”. “Equilíbrio é a estabilidade mental e emocional, ou seja, em regra tem equilíbrio a pessoa possuidora de moderação, comedimento e prudência consigo e com os outros”. “Ter equilíbrio é estar em harmonia consigo mesmo”.
O cerebelo, localizado entre o cérebro e o tronco cerebral, desempenha papel fundamental para a movimentação, controle da musculatura corporal e equilíbrio.
Para buscar o equilíbrio, algumas atividades devem fazer parte do cotidiano. Os momentos de lazer são favoráveis e necessários para a produção dos hormônios de bem-estar, como dopamina e serotonina. Os exercícios físicos também devem ser incorporados ao nosso dia a dia.