Uma teoria é um conjunto de constructos (conceitos), definições e proposições relacionadas entre si, que apresentam uma visão sistemática de fenômenos especificando relações entre variáveis, com a finalidade de explicar e prever fenômenos da realidade.
"Uma teoria científica é um modelo matemático que descreve e codifica as observações que fazemos. Assim, uma boa teoria deverá descrever uma vasta série de fenômenos com base em alguns postulados simples como também deverá ser capaz de fazer previsões claras as quais poderão ser testadas."
A teoria científica se constitui a partir de hipóteses testáveis, sempre havendo a possibilidade de que um novo fato destrua a visão atual. Portanto, teorias científicas jamais são provadas, pois é impossível garantir que nunca será descoberto um novo fato que contradiga alguma de suas ideias até então válidas.
Uma teoria científica é um conjunto de conhecimentos relacionados a um determinado problema de interesse, seja ele acadêmico ou prático. A estrutura de uma teoria é formada pelos seguintes elementos principais: problema, evidências, postulados, axiomas, perguntas, hipóteses, previsões, teses, regras e leis.
Uma teoria é um conjunto de constructos (conceitos), definições e proposições relacionadas entre si, que apresentam uma visão sistemática de fenômenos especificando relações entre variáveis, com a finalidade de explicar e prever fenômenos da realidade.
As teorias nunca são provadas e sim corroboradas. Teoria é o conhecimento obtido por meio de estudos, hipóteses, experimentações e observações que quando aplicadas, apresentam resultados que corroboram com o objetivo a ser alcançado.
A teoria pode ser definida como um conjunto sistematizado de conceitos e de relações entre conceitos de carácter substantivo que dizem respeito ao real. Para conhecer um determinado fenómeno é necessário saber de que modo o poderemos apreender, quais as suas dimensões de análise possíveis.
O que compõe uma teoria? Uma teoria, é uma estrutura de ideias ou conceitos que tenta explicar e prever um fenômeno observado no mundo. As teorias são baseadas em evidências empíricas, são testáveis e podem ser modificadas à medida que novas evidências são descobertas.
Hipóteses confirmadas por diversas experiências e experimentos poderão ser consideradas leis e um conjunto de leis e hipóteses poderão formar uma teoria. Todas as duas, apesar da credibilidade no meio científico, podem ser corrigidas e aperfeiçoadas à medida que novas descobertas são lançadas.
Qualquer “boa teoria” deve apresentar as seguintes características: Baseada em Fatos … estar atrelada à realidade, ser comprovada por evidências … contra fatos não há argumentos.
Se a hipótese for verídica e, consequentemente, a lei também, elas precisam então ser confirmadas através de vários experimentos, e só então sua ideia inicial irá se transformar em Teoria. Por exemplo, nas Teorias físicas, uma nova teoria pode surgir de observações experimentais ou da generalização de conceitos.
De acordo com o físico teórico Stephen Hawking, em Uma Breve História do Tempo, "uma boa teoria deve satisfazer a dois requisitos: Precisa descrever com precisão um número razoável de observações, com base em um modelo que contenha poucos elementos arbitrários; e deve prever com boa margem de definição resultados de ...
Na ciência, chamamos de teoria o que é fortemente embasado por diversas pesquisas feitas de forma independente por cientistas ao longo do tempo. Não é um mero palpite de mesa de bar. Além disso, uma teoria científica não chega à maturidade depois de fazer 18 anos e se transforma em lei.
A teoria é fundamental para orientar a pesquisa, fornecendo um conjunto de conceitos, hipóteses e explicações que ajudam a compreender o fenômeno estudado.
Quais são as principais características da teoria científica?
As teorias científicas são muito importantes para o desenvolvimento da sociedade como a conhecemos. Essas teorias podem ser de diversas áreas, porém, possuem características em comum, como: são testáveis e fazem previsões que são passíveis de falseabilidade.
Segundo K E R - LINGER 1 1 teoria "é um conjunto de conceitos, definições, e proposições que apresentam uma visão sistemática de fenômenos através da especifi- cação das relações entre os conceitos.. ." (p.
McGregor estabelece que a Teoria Y foi baseada na Teoria Comportamental, onde o homem deve utilizar sua criatividade no ambiente organizacional, é baseada em valores e valorização humana e social.
Uma teoria se apoia em evidências suficientes para ser aceita como verdadeira (rigorosamente falando: verdadeira = extremamente provável), não é um jogo de suposições (hipóteses). Usar essa expressão não tem qualquer sentido científico, uma vez que uma teoria tem o mesmo prestígio que uma lei. Ela não é uma opinião!
Para os que privilegiam a teoria em detrimento da prática, um conceito seria uma técnica utilizada para obter ou medir alguma coisa para além do próprio fenômeno que descreve.
As teorias incluem duas partes interdependentes: a posição, ou tese, que o seu autor defende acerca desse problema; e o conjunto de razões, ou argumentos, que ele usa para defender essa posição. A tese pode ser resumida numa frase. A defesa da tese, por sua vez, é a apresentação dos argumentos que visam sustentá-la.
E a teoria Y engloba todas as pessoas que gostam de trabalhar, são dedicadas, automotivadas, aceitam desafios, responsáveis, estão sempre em busca do melhor.