Além disso, a presença dessas bactérias fora do limite recomendável, pode indicar eventuais falhas no sistema de cloração e falta de limpeza e higienização de reservatórios e caixas d'água, falta de higiene em tubulações ou em torneiras e bebedouros.
Apesar da maioria das bactérias heterotróficas não ser patogênica, pode representar riscos a saúde, como também deteriorar a qualidade da água, provocando o aparecimento de odores e sabores desagradáveis12.
O cloro elimina bactérias na água, mas também é consumido por outras impurezas como ferro e matéria orgânica. A determinação da quantidade de cloro a ser usada deve depender dos resultados dos testes em relação à presença de coliformes e outras impurezas.
Qual o limite de bactérias heterotróficas na água?
A portaria nº 2914/2011 do Ministério da Saúde recomenda que a contagem de bactérias heterotróficas não ultrapasse o limite de 500 UFC/mL em amostras de água.
A presença de bactérias do grupo Coliforme em água potável é um indicador que o tratamento da água foi realizada de maneira inadequada ou problemas em manter a concentração adequada de cloro residual livre na água.
O que são bactérias heterotróficas e quais estão presentes na água não tratada?
As bactérias heterotróficas não são patogênicas e sua presença deve ser interpretada como indicativo de que o tratamento da água no caso de estações de tratamento de água está deficiente, ou no caso de água para consumo o processo de qualidade microbiológica pode não estar funcionando de maneira eficaz.
As bactérias heterotróficas são abundantes no meio ambiente e desempenham um papel fundamental na decomposição da matéria orgânica, contribuindo para a reciclagem de nutrientes na natureza.
O que fazer quando a água apresenta coliformes totais?
Os coliformes totais são um dos inúmeros grupos de bactérias que podem estar presentes na água quando a mesma teve esse contato. Portanto, a presença dos mesmos é indicativo de que pode haver outros grupos que não foram analisados e, portanto, a água deve passar por procedimento de desinfecção com cloro.
Dessa forma, a presença de coliformes totais e ou E. coli na água, torna-a imprópria para o consumo e uso na cozinha, sendo necessário tomar medidas para eliminar a contaminação.
De modo em geral, nas águas para abastecimento o limite de Coliformes legalmente toleráveis não deve ultrapassar 4.000 coliformes em 100 ml de água em 80% das amostras colhidas em qualquer período do ano (FRANCO, 2003).
Como ocorre a digestão nas bactérias heterotróficas?
A digestão intracorporal pode concretizar-se no interior de células (digestão intracelular) ou no exterior, dentro de cavidades ou de órgãos especializados (digestão extracelular). A digestão intracelular ocorre no interior da célula e resulta da ação das enzimas hidrolíticas.
Por que os fungos juntamente com as bactérias heterotróficas são?
Os fungos são seres fundamentais para o funcionamento dos ecossistemas, pois junto com as bactérias heterotróficas são decompositores da matéria orgânica.
Qual a importância das bactérias heterotróficas para o meio ambiente?
As bactérias heterotróficas são amplamente encontradas nos sistemas de água, além fornecer informações sobre a qualidade da água. Este é um dos parâmetros de potabilidade estabelecido pela Portaria de Consolidação Nº 5, Anexo XX.
Três de seis amostras excederam o máximo permitido para bactérias heterotróficas, ou seja, valores acima de 500 UFC/mL, e os autores explicam ainda que devido à falta de tratamento correto, esse fato conspira com a hipótese da influência inibidora que essas bactérias têm sobre outros organismos e sobre o grupo dos ...
As contagens da densidade de bactérias heterotróficas são utilizadas para monitorar o desempenho de filtração ou qualquer outro processo de desinfecção e também para indicar as condições gerais das canalizações do sistema de distribuição de água desde a saída do tratamento até o ramal do consumidor.
São exemplos de seres heterotróficos todos os animais, fungos, algumas bactérias e alguns protozoários. Esses seres também podem ser chamados de consumidores ou decompositores, pois eles retiram seu alimento comendo outro ser vivo ou decompondo a matéria orgânica morta respectivamente.
Qual a consequência do aumento da densidade de bactérias na água?
É importante, também, conhecer a densidade de bactérias, tendo em vista que um aumento considerável da população bacteriana pode comprometer a detecção de organismos coliformes.
Heterotrófico: Organismo incapaz de produzir seu alimento, necessitando de outro ser vivo para sua nutrição. Exemplo: animais, fungos, protozoários e algumas bactérias.
Para alimentar o crescimento e a divisão, as bactérias precisam encontrar seu alimento favorito e conseguir processá-lo (digeri-lo) corretamente. Assim como os humanos gostam de comer doces, uma das escolhas alimentares favoritas das bactérias é o açúcar simples, chamado glicose.
As bactérias heterotróficas se alimentam de matéria orgânica oriundas de outros organismos e dependendo do estado disponível dessa matéria orgânica, as bactérias podem ser classificadas em decompositoras ou parasitas.
“Os coliformes fecais existem em grande quantidade em fezes humanas e animais e, quando encontrados na água, sugerem que essa pode ter sido contaminada com fezes ou dejetos”, explica Marcelo Dias da Silva, Médico Veterinário e Professor do VET Profissional, Mestre em Agroquímica e Doutor em Zootecnia.
Referência Técnica Distrital (RTD) de Medicina da Família e Comunidade da SES-DF, Alice Ponte afirma que a exposição à água contaminada causa, principalmente, doenças gastrointestinais. “A pessoa passa a apresentar sintomas como diarreia, náusea, vômitos, dores abdominais e, eventualmente, febre”, detalha.