Muitas vezes produtos como como estes a seguir são a causa do seu porcelanato manchado: (Multi-uso (Veja), ácidos, removedores de ferrugens, limpa pedras, limpadores de alumínio, alvejantes, desinfetantes, entre outros agentes corrosivos).
Também podem ser causadas pelos próprios materiais de limpeza ou produtos para acabamentos (como cloro, tinta, verniz) ou manchas de alimentos (suco de uva, vinho etc.). A verdade é que no dia a dia, qualquer tipo de piso é suscetível a manchas.
Em vez disso, opte por soluções de limpeza suaves e neutras. Aplique a solução sobre o piso e use um mop ou pano macio para limpar a superfície. Evite o acúmulo de água, pois isso pode levar a manchas e marcas d'água.
Estamos falando de itens como cera, água sanitária, amoníaco ou outros produtos com componentes abrasivos, coisas que devem ser evitadas quando você tem porcelanato na sua residência. Além disso, cuidado com acessórios de limpeza como esponjas de aço e escovas de mão com cerdas muito grossas.
Limpar o revestimento regularmente evita o aparecimento de porcelanato manchado (Projeto: Portobello S.A.) O produto ideal para uma limpeza simples de revestimentos cerâmicos é o detergente neutro. No entanto, ele também deve ser diluído em água antes da aplicação. Passe essa solução com um pano umedecido.
A regra de ouro nesse caso é: por mais sujo que esteja o porcelanato, não use produtos abrasivos! Materiais como tíner, ácidos, querosene, cloro, cera, aguarrás, álcool, água sanitária, vinagre, amoníaco, palha de aço, escovas e esponjas duras podem danificar a superfície de maneira irreversível.
Para recuperar o porcelanato danificado, faça uma limpeza profunda no piso e, logo após, o polimento, a cristalização e a impermeabilização do porcelanato. Dependendo do dano, a melhor opção é contratar ajuda profissional.
Sim, o vinagre ajuda a remover a sujeira do porcelanato. Contudo, é muito importante ressaltar que o produto correto para limpar porcelanato é o vinagre branco. Portanto, não use outros tipos no revestimento, caso contrário poderá causar manchas.
Utilize o vinagre de álcool, sempre diluído em água. Ou produtos de limpeza diária diluídos em água, como CIF, Veja Cloro Ativo ou Saponáceo Cremoso também são indicados para limpar porcelanato encardido.
Por ser um piso liso, ele pode ser escorregadio. Por isso, a recomendação de uso é apenas para áreas internas e secas, como quarto e sala de estar. Banheiros, cozinha ou varanda podem não ser uma boa alternativa.
Para limpar piso encardido de banheiro, o combo detergente e água sanitária é a melhor solução. Não se esqueça de usar luvas de borracha. Deixe o piso de molho por 10 minutos e esfregue bem as áreas encardidas.
Misture uma quantidade adequada de detergente neutro em um balde de água morna e aplique a solução no piso com o auxílio de um pano ou esfregão. Certifique-se de não deixar a solução secar na superfície e enxágue bem o piso com água limpa após a limpeza.
Para pisos de madeira, laminados ou porcelanatos opte pela vassoura de pelo sintético. Para a área externa da casa, escolha entre a de nylon ou a piaçava.
Sendo assim, faça uma mistura de uma parte de vinagre para quatro de água e aplique a mistura em cima das manchas. Na sequência, deixe agir por 10 minutos e, caso a mancha persista, esfregue com uma escova de cerdas duras até retirar a mancha. Após isso, limpe com água e detergente.
O primeiro passo para fazer essa limpeza da maneira correta é varrer o piso com uma vassoura de cerdas macias ou usar um aspirador de pó para remover a poeira e o excesso de sujeiras. Em seguida, encha um balde de água e coloque uma colher de detergente neutro.
Mancha de umidade é uma patologia que ocorre geralmente quando o revestimento cerâmico é instalado em condições aceleradas, quando algumas etapas do processo não são respeitadas ou quando há problemas de infiltração. A principal causa das manchas é a umidade que fica no contrapiso e que não é eliminada posteriormente.
O que passar no porcelanato para não ficar manchado?
O melhor jeito de limpar o porcelanato sempre é a mistura de água e detergente neutro passada sobre a superfície com um pano limpo. Antes de mais nada, é importante tentar essa solução para ver se o aspecto “encardido” não é só uma sujeira acumulada. Vinagre: Aplique vinagre branco (de álcool) no rejunte.
Se você acaba de instalar o porcelanato polido em seu imóvel e agora notou que o piso está embaçado com aspecto engordurado, diferente da peça que você escolheu no mostruário da loja, saiba que seu porcelanato pode estar com cera protetora ou impregnado por excesso de impermeabilizante.
Para muitas pessoas, a limpeza diária do porcelanato é que gera mais dúvidas, mas é mais simples do que se imagina. Tudo que você vai precisar é de uma vassoura, detergente diluído em um balde com água, um rodo e um pano seco e limpo.
Muitas pessoas se perguntam se pode passar álcool no porcelanato. Saiba que esse produto pode ser usado na limpeza do piso, sendo até mesmo recomendado para limpar superfícies encardidas. Contudo, é importante diluí-lo em água antes de iniciar o processo de higienização.
E, se quiser deixar o ambiente perfumado depois da limpeza, você também pode passar um pano com essa solução: 1 copinho do amaciante de que você mais gosta em 1 litro de água.
Utilizar a dica da água quente facilita a remoção de manchas e encardidos no porcelanato. Para manchas, o indicado é usar uma mistura de vinagre e água (ou um limpador comercial diluído até pela metade) e com limpador escolhido, esfregar novamente com água quente.
Em um balde coloque água e detergente neutro. Com um pano limpo passe a mistura em cima do porcelanato polido. Depois com um pano seco passe novamente para secar. Você também pode passar o CIF Cremoso no ambiente e com um pano úmido retire o excesso do produto e passe um pano limpo e seco para finalizar a limpeza.
Primeiro, passe a vassoura ou o aspirador de pó para retirar a poeira da superfície; Em seguida, passe pano com detergente neutro diluído em água; Por fim, você pode passar um pano seco com um pouco de álcool para secar o porcelanato e evitar o aparecimento de manchas que podem surgir quando a água secar naturalmente.
Tratamento artificial: esse processo consiste no uso de uma cera acrílica (uma espécie de resina) destinada a dar brilho à cerâmica. São necessárias entre 2 ou 3 aplicações, além de manutenção constante. É uma alternativa considerada de baixo custo e que oferece bons resultados.