Defeitos nos vasos sanguíneos ou fragilidade capilar: ocorre quando pequenos vasos de sangue se rompem facilmente por estarem fracos. Com isso, há liberação de sangue sob a pele, causando as manchas roxas visíveis na superfície. As causas podem ser genéticas, emocionais, alérgicas, entre outras.
As manchas roxas na pele são chamadas de equimoses e ocorrem devido ao extravasamento de sangue na pele causado pelo rompimento de pequenos vasos sanguíneos. “Quando batemos os vasos sanguíneos se rompem. Como não há corte na pele o sangue não escapa, mas vaza internamente.
Púrpura por melancolia: Também conhecida como púrpura psicogênica ou púrpura por tristeza, provoca o aparecimento espontâneo de pequenas manchas rochas na pele denominadas púrpuras (menores que as equimoses, por isso outro nome), após quadros de grande estresse, depressão ou ansiedade.
O que significa aparecer hematomas no corpo do nada?
Elas podem ser causadas por diversos fatores, como fragilidade dos vasos sanguíneos, pancadas, alterações nas plaquetas ou da capacidade de coagulação do sangue. Além disso, doenças como hemofilias, trombocitopenias, infecções virais e doenças autoimunes também podem contribuir para o surgimento de hematomas.
Se não foi pancada, é melhor ligar o sinal de alerta, principalmente, se essas marcas aparecem com certa frequência e sem motivos aparentes, como explica o angiologista Thiago Rocha. “O hematoma na perna pode ser o resultado de varizes, de veias doentes.
O médico deve ser consultado quando surgem hematomas de forma simultânea em várias áreas do corpo. Também é preciso se atentar caso apareçam outros sintomas, como dor, febre, anemia, palidez, fadiga ou outros sinais hemorrágicos (sangramentos de gengiva, nariz ou urina).
As manchas arroxeadas, geralmente, surgem na pele depois de situações de estresse, ansiedade e também tristeza, por razões não identificadas. A mancha da melancolia é uma enfermidade autoimune rara, que acontece em uma pessoa a cada dez mil. Em crianças, quadros infecciosos virais podem potencializar os sintomas.
Como são as manchas de leucemia? Diferentemente das lesões provocadas pelo câncer de pele, as manchas de leucemia têm relação com a queda na produção das plaquetas, responsáveis pela coagulação do sangue. Desse modo, pintinhas vermelhas e manchas roxas nas pernas podem ser sinais de leucemia.
É normal aparecer mancha roxa pequena na pele por causa de estresse, tristeza e ansiedade? É normal aparecer mancha roxa pequena na pele por causa de estresse, tristeza e ansiedade? Sim. Esses sintomas geral produção do hormónio de estresse que gera fragilidade capilar, o que facilita o aparecimento desses "roxos".
Quando tenho raiva aparecem manchas roxas no corpo?
Grande estresse, depressão, ansiedade. Elas lidam com a aparição das chamadas púrpura psicogênica, caracterizada pela dor e desenvolvimento de equimoses, que aparecem logo após situações estressantes. Surgem espontaneamente e sem qualquer traumatismo.
Manchas escuras na pele podem estar associadas ao acúmulo de melanina devido ao abuso da exposição solar ou por questões hormonais. Normalmente aparecem nas mãos, no colo e nas costas. A queimadura química, como a queimadura por limão, também pode gerar manchas escuras na pele.
A tendência, ou facilidade, em ter hematomas pode estar relacionada à algum distúrbio das plaquetas (células sanguíneas envolvidas com o processo de coagulação) ou das proteínas do sistema de coagulação sanguínea. Indicado avaliação médica detalhada para descobrir a origem do seu quadro.
Quando se tratam dos hematomas roxos, isso quer dizer que já passaram da 1a fase (vermelha). A cor roxa dura uma média de 5 dias, enquanto, logo depois, vem outras fases e colorações. É uma evolução gradual dos tecidos envolvidos e costuma durar uma total de 15 dias ou um pouco mais para a resolução ser completa.
A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.
Anemia aplástica: caracterizada pela redução na produção de células sanguíneas devido a fatores autoimunes, genéticos, infecções ou exposição a químicos, apresenta sintomas como sangramentos e manchas roxas.
Normalmente elas não significam nada de grave, mas você deve procurar um hematologista quando a mancha surge sem causa mecânica, se junto com a mancha vem um sangramento no nariz e na boca, se a mancha for desproporcional ao trauma sofrido ou se ela vier acompanhada por outro sintoma como febre ou dor.
Quais as doenças que causam manchas roxas na pele?
Hemofilia ou anormalidade de coagulação: essa é uma doença genética que provoca sangramentos volumosos e em grande quantidade. Ela altera o processo de coagulação do sangue, por isso as manchas roxas aparecem na pele, apesar de o sangramento ser interno.
Com leucemia, os pacientes com câncer costumam sentir dores nos quadris, nas pernas e no esterno. Depois que a dor nos ossos começa, você também pode sentir dores nas articulações e inchaço nas grandes articulações, como ombros e quadris.
Essas manchas são resultado do rompimento de pequenos vasos sanguíneos e aparecem nas pernas, assim como nos braços, peito e ombros. Traumas ou batidas são causas comuns para a ruptura dos vasos sanguíneos.
Além disso, a grande quantidade de hormônio do estresse contribui para o agravamento de doenças da pele, como eczema e psoríase, e para o envelhecimento precoce. O sistema imunológico também fica comprometido e, em casos considerados raros, manchas roxas surgem pelo corpo devido à ruptura de pequenos vasos sanguíneos.
A Dermatite Nervosa, também conhecida popularmente como alergia nervosa, é uma alergia que aparece após momentos de muito estresse ou problemas emocionais, podem surgir de forma localizada e em qualquer parte do corpo.
Nesse caso, quando há aumento do estresse e situações que afetam a saúde mental, os problemas podem se manifestar ou se agravar, o que pode favorecer o surgimento de urticária, psoríase, dermatite atópica e vitiligo.