Para valorizar os sabores do Lámen, a recomendação é combiná-lo com vinhos tintos elaborados com as uvas Malbec e Merlot, que complementam muito bem o sabor da carne de porco.
Coloque em um bowl, cubra com o caldo preparado e adicione os acompanhamentos que desejar (os clássicos são um ovo cozido partido ao meio, brotos de bambu, algas e fatias de pancetta).
Lámen. O lámen é outro prato com macarrão servido com um caldo saboroso e aromático, além de legumes e carne de porco. Se popularizou muito no Brasil nos últimos anos e é uma ótima pedida para se desfrutar nos dias frios. Para acompanhá-lo, uma sugestão são os vinhos feitos com a uva Pinot Gris/Pinot Grigio.
Toppings Extras: Além do ovo cozido e das folhas de nori, o ramen pode ser personalizado com diversos toppings. Tente adicionar milho, broto de bambu, cogumelos shiitake ou até fatias de carne de porco grelhada para uma experiência ainda mais rica.
O lámen e o ramen são a mesma coisa. Quando chegou ao Japão, os chineses chamavam o prato de lamian, e com o tempo ele foi se transformando em lámen. O termo “ramen” é a romanização da palavra ラーメン, que quando pronunciada pode ser dita como “lámen”, afinal, os japoneses não têm a pronúncia do r em seu vocabulário.
Concentre-se em sugar o macarrão para dentro da boca ao invés de simplesmente fazer barulho. Se quiser beber toda a sopa, fique à vontade. Você pode até erguer a tigela e levá-la até a boca. No entanto, não se sinta obrigado a fazê-lo!
A massa em si é a basicamente a mesma: enquanto é mais comum encontrar o yakisoba com a massa muito parecida com a massa de macarrão instântaneo, o lámen pode variar de restaurante para restaurante, sendo uma massa fina e arredondada que lembra o espaguete ou uma massa enroladinha.
O shio lámen é uma sopa amarelada um pouco mais clara, feita com sal (shio, em japonês) e caldo. O sabor é mais leve e a sopa geralmente usa um noodles “liso” ao invés dos encaracolados. O missô lámen também é popular, bem famoso em Hokkaido, e pode levar manteiga, milho, repolho, sementes de gergelim e alho.
(naruto é uma linguiça de peixe com uma espiral rosa no meio. Ele inteiro é comprido e deve ser cortado em fatias finas. É encontrado em lojas de produtos japoneses).
O Miso Ramen destaca-se por seu caldo encorpado, que utiliza pasta de miso como base. O miso é um fermento de soja que traz um sabor profundo e complexo, ideal para os dias mais frios.
Para valorizar os sabores do Lámen, a recomendação é combiná-lo com vinhos tintos elaborados com as uvas Malbec e Merlot, que complementam muito bem o sabor da carne de porco.
Quais são os tipos de lámen? Basicamente, existem quatro tipos principais de lámen. Três desses tipos referem-se a temperos: lámen de missô, lámen shio (sal) e lámen shoyu (molho de soja); e o quarto é o tonkotsu, ou caldo com ossos de porco.
Para sopas que tenham caldo mais líquido, preparadas com legumes não processados, frutos do mar ou que usem temperos com caldos de frango ou carne, a dica é harmonizar com vinhos leves. Os tintos podem ser um Pinot Noir ou um Merlot. Já para brancos ou rosés, escolha versões mais frutadas.
Beber o caldo da tigela não é falta de educação. Considera-se isso um elogio à qualidade do caldo. Mas tenha cuidado quando acabar; esses caldos são bombas de sabor cheias de sódio, por isso prepare de antemão a sua bebida. Outra coisa que se pode fazer é pedir mais macarrão se você acabar os da tigela.
Se ao ler sobre lamen você imaginou um ramen saiba que a associação está correta! Isso porque ramem é a forma como esse alimento é pronunciado no Japão. Já aqui no Brasil a forma mais comum de encontrar a sua grafia é lamen, ou lámen. Seja como for, as duas formas estão corretas.
O Shio ramen é um caldo leve e com molho de sal. É tipicamente feito de caldo de galinha, mas também pode ser suíno. O shoyu é um caldo marrom claro com molho de soja (shoyu).
Se você já ouviu falar no Lámen, provavelmente está se perguntando qual a diferença entre esse prato e o Sobá. O principal ponto de diferença entre os dois é que no Lámen o macarrão é a estrela do prato. Todos os ingredientes são usados para que a massa ganhe sabor, consistência e cor.
Leve os noodles à boca, sorvendo o lámen vigorosamente – os hashis podem servir como “apoio”, assim como a renge (a colher que aparece no vídeo, que além de ajudar a sorver a massa junto com o caldo, também auxilia a comer o ovo). Mastigue um pouco da massa. Coma um pouco da carne.
Noodle é uma preparação de massa com forma longa. Os noodles geralmente são feitos de massa sem fermento feita de trigo ou arroz, mas o feijão-mungo e outros cereais e leguminosas. Os noodles são cozidos em água quente ou caldo ou em sopas. Noodle é especialmente parte da cultura alimentar asiática.
Yakisoba significa “macarrão frito em molho”. Sem dúvida, uma definição bastante precisa de como é esse prato, que é um dos mais famosos do mundo. Assim, de forma resumida, este carboidrato é refogado junto com diversos ingredientes, como legumes e carnes.
Yakissoba é um prato de origem japonesa cujo nome significa, literalmente, "macarrão de sobá frito". Comumente, o yakissoba chinês, conhecido como chow mein, é feito com macarrão do tipo lámen.