No entanto, é aconselhado ingerir a creatina junto com alimentos ou suplementos fonte de carboidratos, como laranja, aveia ou maltodextrina, e proteínas, como ovo, atum ou whey protein, por exemplo, pois melhoram a absorção e uso da creatina pelos músculos.
Dá pra tomar creatina em qualquer horário do dia. Mas o nutriente chega mais rápido no cérebro e nos músculos quando vem acompanhado de algum carboidrato, como batata-doce ou arroz, ou de uma proteína, como carne ou queijo vegetal. Por isso, vale a pena fazer uma refeição leve antes ou junto do nutriente.
O que não pode comer quando está tomando creatina?
Interações medicamentosas. Normalmente, a creatina não apresenta interações significativas com outros suplementos, medicamentos ou alimentos. Porém, é sempre fundamental informar o seu médico ou nutricionista sobre quaisquer outros tratamentos simultâneos.
A cafeína, que também pode estar presente na dieta em outros alimentos, como o próprio cafezinho, pode interferir nos efeitos da creatina se não for bem prescrita.
Modo de preparo: amasse a banana até obter um purê; misture a creatina no purê de banana até ficar uniforme; essa opção é ideal se você tem apenas 15 a 30 minutos antes do treino e deseja apenas carboidratos para um rápido impulso de energia.
No entanto, é aconselhado ingerir a creatina junto com alimentos ou suplementos fonte de carboidratos, como laranja, aveia ou maltodextrina, e proteínas, como ovo, atum ou whey protein, por exemplo, pois melhoram a absorção e uso da creatina pelos músculos.
A recomendação é que a substância seja diluída em água ou bebida de preferência de quem irá consumi-la (suco, leite, vitamina etc.), conforme orientação do nutricionista. Uma dica muito comum é misturar o suplemento a uma bebida com carboidrato (suco ou bebidas esportivas).
A sugestão é que a cafeína pode atenuar o efeito da creatina, quando suplementadas simultaneamente. Outro estudo levantou a hipótese de que o consumo de creatina, combinada com um estimulante adrenérgico, como a cafeína, pode facilitar o acúmulo muscular de creatina.
O que acontece se tomar creatina e não malhar? Se você tomar creatina e não malhar, um dos principais efeitos é o inchaço. No entanto, essa substância pode ser ingerida mesmo sem a realização de exercícios físicos. Isso porque seus benefícios vão além desse contexto das atividades físicas.
Uma opção é adicionar a suplementação de creatina em alguma vitamina com leite ou até mesmo no iogurte para você não sentir a textura da creatina na água.
Uma boa opção são os carboidratos complexos, como batatas, arroz integral, aveia ou frutas. Proteínas: elas também podem ajudar a potencializar os efeitos da creatina porque ajudam na síntese muscular e podem complementar os efeitos da creatina no aumento da massa muscular e força.
Por que a creatina incha a barriga? A creatina pode causar inchaço na barriga devido à retenção de água nas células musculares. Esse efeito é temporário, e geralmente acontece quando se faz uso excessivo do suplemento. Por isso, é importante seguir a dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista de confiança.
Diferentemente de outras substâncias que têm ação imediata, a creatina leva aproximadamente três semanas para surtir efeito, isso se ingerida diariamente de forma correta. É esperado esse prazo para que haja o estoque da substância no organismo.
Assim, é importante diluir a creatina em pó na água ou outra bebida de sua preferência, podendo ser suco, vitamina, leite, entre outros. Uma dica aqui é misturar a creatina com uma bebida com carboidrato, como bebidas esportivas, pois isso pode melhorar os resultados.
Estimulantes do Sistema Nervoso Central (SNC), como é o caso da cafeína, têm o poder de retardar o cansaço e interferir na qualidade do sono. Entretanto, a creatina não atua no estímulo de energia à nível de SNC, sua atuação ocorre diretamente no tecido muscular e, portanto, não há interferência no sono.
Basta misturar a creatina, a gelatina com sabor e 120ml de água fria. Deixe “descansar” por 15min e depois coloque por 20 segundos no micro. Lembrando que deve ser ingerida DIARIAMENTE, seja dia com ou sem treino!
Sim, você pode! Apesar das preocupações, estudos sugerem que a combinação de cafeína e creatina não apenas é segura, mas também pode potencializar os efeitos de aumento de força e potência. Então, se você ama seu café e não quer abrir mão da sua dose de creatina, saiba que pode continuar com ambos sem preocupações.
Para quem deseja não se preocupar com horários específicos, tomar creatina diariamente, pela manhã ou antes de dormir, é uma opção válida. O importante é ser consistente com a dose recomendada para que os músculos mantenham níveis adequados da substância.
Pode tomar creatina em jejum? Sim. É possível consumir a creatina em jejum e isso até mesmo pode ser eficiente para a sua absorção no geral. Além disso, é bom avisar que não existem evidências cientificas que o seu consumo em jejum poderá fazer mal.
O consumo de creatina, em especial em grandes quantidades, pode gerar desconforto gastrointestinal - como náuseas e diarreia -, além de inchaço, cãibras e desidratação. Além disso, existe a possibilidade de sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
O principal quando se toma creatina é ser consistente com a dose diária, seja de manhã ou à noite, para manter os níveis adequados da substância nos músculos. Tomar a creatina antes dos treinos pode oferecer uma fonte extra de energia disponível durante os exercícios, o que melhora o desempenho.
Segundo Alex Feitoza, a creatina demora cerca de três semanas contínuas para começar a fazer efeito na resistência e força. Em relação ao ganho de massa muscular, os benefícios normalmente aparecem entre a 6ª e a 8ª semana. Isso varia de indivíduo para indivíduo, e conforme os exercícios realizados.
Quem toma creatina deve tomar quantos litros de água por dia?
Quanta água tomar durante a suplementação com creatina? Idealmente, você deve misturar 3-5 gramas de creatina monohidrato com cerca de 300ml de água e consumir diariamente. Em termos de ingestão total diária de água, o objetivo é consumir aproximadamente 2-4 litros de água enquanto estiver suplementando com creatina.
Na verdade, como ainda existem poucos estudos sobre a segurança dos suplementos de creatina, seu uso é desaconselhado em pessoas que não sejam completamente saudáveis. Os efeitos colaterais mais comuns da creatina são náuseas, dor abdominal, diarreia, câimbras e desidratação.